Decoração: Fotos, Dicas e Ideias para criar sua Casa, Cozinha, Quarto, Sala ou Varanda

Decoração 255.093 fotos

Decorar a casa pode ser mais fácil do que você pensa.

Ler mais Fechar

Por onde começar a decoração?

O segredo da decoração para casa é que nem tudo depende de dinheiro. É possível fazer uma bela decoração barata na sua casa, gastando pouco ou quase nada. Muitas vezes você só precisa da inspiração certa e um pouco de criatividade para investir em uma decoração para casa que vai transformar seu lar em um espaço mais bonito, funcional e acolhedor.

Descobrindo o estilo de decoração para casa que mais combina com você, pare para pensar sobre suas necessidades e as necessidades dos demais moradores ou usuários do imóvel. Observe o tamanho da residência: é um apartamento pequeno, um apartamento grande, uma casa pequena, uma casa grande, um sobrado talvez ou quem sabe uma casa térrea? Trata-se de um loft, um duplex, uma kitnet, uma casa de veraneio, uma casa na praia, uma casa de campo, um escritório?

Lembre-se também que a decoração para casa e para estabelecimentos comerciais começam, literalmente, na porta de casa, então, é preciso incluir as fachadas de casas no projeto de decoração. Aliás, decorar a casa é uma ideia que deve acompanhar todo o projeto de construção e reforma. Comece com a definição dos modelos de casas possíveis para o seu projeto.

Uma ideia legal é imaginar as cores a serem usadas e planejar também quais serão os artigos de decoração para casa que você quer inserir nos espaços, como: abajur, lustre, luminárias, tapetes, cortinas, almofadas, molduras entre outros.

Crie uma ideia de decoração e pense também nos móveis como: cadeiras, mesas, armários, sofá, poltronas, estantes, aparadores, penteadeira, gabinete de banheiro e balcão de cozinha. Ao pensar e pesquisar mais sobre os estilos de decoração para casa que se encaixam no seu gosto, com certeza você terá mais facilidade na hora de decorar os ambientes.

Decoração de casa para pequenos espaços

Observe as oportunidades para melhor aproveitamento de espaços em pequenos ambientes. Assim sendo, na hora de decorar apartamentos pequenos, uma dica universal de decoração para casa é: prefira cores neutras e claras nas paredes, mesmo que você opte por usar móveis coloridos, pois as cores claras ajudam a melhorar a iluminação nos espaços e deixá-los visualmente maiores.

Outra dica de decoração curinga é: cuidado ao escolher revestimentos de parede, como papel de parede e pastilhas de vidro. No caso de espaços pequenos é preferível usar sempre revestimentos lisos.

Mais uma dica: inclua elementos naturais na decoração para casa. Eles dão vida aos ambientes e deixam os espaços mais aconchegantes. As orquídeas, por exemplo, são as queridinhas da decoração.

Até nas mostras de decoração, como a Casacor e a Morar Mais por Menos, por exemplo, os ambientes trazem as tendências em design de interiores, apresentando os estilos de casas modernas. Repare que o padrão clássico, mais neutro, sempre está por lá também.

Mas afinal, como decorar cada cômodo? Acompanhando nossas dicas abaixo, você aprenderá como fazer a decoração para casa pensando em cada um dos cômodos de maneira separada.

Quarto decorado

Independentemente do tamanho do imóvel, toda casa tem quarto, não é mesmo?

Como o quarto é nosso local de descanso, a decoração de quarto merece atenção. Seja quarto de casal, quarto de bebê, quarto infantil, quarto de menina, quarto de menino ou mesmo um quarto de hóspedes, vale a pena caprichar na decoração desse ambiente.

Os quartos devem ser bem planejados para trazer não apenas beleza ao espaço, mas também conforto nas horas de descanso. Combinar na decoração cortinas para quarto, papel de parede para quarto, prateleiras para quarto, camas, cômodas e escolher as melhores cores para quarto pode e vai influenciar no resultado final.

Para decorar o quarto a palavra-chave é conforto, desse modo, além de investir em móveis de qualidade, escolha também almofadas, um bom jogo de cama, cortinas bonitas e um tapete para trazer ainda mais acolhimento ao seu cantinho de descanso.

Cozinha decorada

Quando for decorar a cozinha, pense em ambientes funcionais, pois isso é essencial para esse ambiente. A cozinha pode ser um lugar de encontro e descontração, mas antes de tudo, é um cômodo para ser usado de verdade.

Um dos itens fundamentais na decoração de cozinha, principalmente na cozinha compacta, é o armário de cozinha. Mesmo quem opta pela cozinha americana, precisa pensar bem na instalação dos eletrodomésticos como fogão, microondas, geladeira, cooktop, e também no armazenamento dos utensílios de cozinha, por conta disso, armários com boas divisórias são importantes para deixar a decoração para casa sempre bem organizada e também ter um bom layout na cozinha para trazer conforto a quem precisar usar esse espaço.

Fique atento a ambientação e decoração da cozinha, uma solução para cozinhas pequenas é optar por uma cozinha modulada ou ainda por uma cozinha planejada. São alternativas para melhor aproveitamento de espaço, decoração e organização da cozinha. Um cuidado ao optar pelas cozinhas planejadas deve ser a escolha dos materiais para evitar manutenção frequente.

Mas além dos eletrodomésticos e móveis, lembre-se de investir em revestimentos para decoração de cozinha que além de bonitos também sejam fáceis de limpar, afinal de contas, se você gosta de cozinha, a gordura produzida no preparo dos alimentos irá exigir uma limpeza mais frequente desse ambiente.

Banheiro decorado

Por ser um local de relaxamento e momentos de intimidade, os banheiros decorados devem causar sensação de bem-estar. Até os banheiros pequenos e os lavabos podem ser decorados, ao estilo de banheiros modernos, a decoração de banheiro também pode ser elaborada tanto com um luxuoso banheiro com banheira ou um mais tradicional banheiro com chuveiros.

A escolha do box para banheiro, gabinete para banheiro, armário para banheiro, espelhos e jogos de banheiro, ou qualquer outro produto, deve ser feita criteriosamente. Ambientando tudo, eles devem combinar entre si para não pesar na decoração como um todo.

Os itens básicos: banheira, cuba para banheiro, pisos, azulejos, revestimentos, louças, pia e quanto mais neutro mais fácil para elaborar a decoração, mas claro, isso vai depender muito do seu gosto pessoal e do estilo de decoração para casa escolhido.

Sala decorada

A decoração de sala de estar e a decoração de sala de jantar são aquelas que mais ficarão expostas. São ambientes com uso frequente dos moradores, mas também são os locais da casa que usamos para recepcionar nossas visitas e para o convívio de todos.

Não importa se é uma sala de estar pequena ou uma sala de estar completa, todos os modelos de sala devem ser pensados para o uso coletivo. Para a decoração, pense no tamanho adequado dos móveis para sala de estar, desde as poltronas para sala de estar e até mesmo no uso de cadeiras, além disso, invista em um painel para sala de estar e um barzinho caso a família tenha o hábito de receber muitas visitas e gosta de servir bebidas.

Para que a decoração para casa fique harmoniosa, considere também o tamanho de cada parede na hora de pendurar quadros, espelhos entre outros itens de decoração.

Decorar a sala de estar e de jantar é quase uma obrigação, então, escolha cuidadosamente os revestimentos e tecidos do espaço, para revestir cadeiras e sofás. Caso precise, selecione bem o papel de parede e as cortinas, pois é importante que eles sejam harmoniosos entre si.

Em relação a decoração para sala de jantar, é importante que o estilo transmita sensação de ambiente tranquilo para fazer refeições. Mas uma dica legal é usar cores que ajudam a abrir o apetite, afinal de contas, é na sala de jantar que fazemos nossas refeições, né, por isso, se você quiser, pode-se usar cores como amarelo, laranja ou vermelho que são excelentes para estimular a fome.

A escolha de todos os itens decorativos é um fator crucial para o clima desse ambiente. O papel de parede para sala de jantar é um acessório incrível. Na decoração, os lustres para sala de jantar e o espelho para sala de jantar também são essenciais para trazer um toque de requinte e modernidade ao espaço. Além disso, móveis como estante e mesa devem ser escolhidos com cuidado pensando no todo.

Embora esses sejam os principais ambientes de uma casa, a decoração para casa pode e deve ser pensada em todos os cômodos. Decore também o hall de entrada, home office, lavanderia, área de serviço, a varanda, o jardim e a garagem. Lembre-se que antes de tudo, decorar um imóvel é criar um lar, um lugar para se viver melhor, por isso, capriche!

7 Dicas de decoração para casa

Você ainda tem dúvidas de como fazer a decoração para casa? Não sabe como se organizar? Então, basta acompanhar nossas dicas a seguir de decoração para casa que com certeza vão te ajudar como orientação para sua decoração.

  1. Defina um estilo de decoração;
  1. Invista em móveis de qualidade;
  1. Procure fazer uma decoração neutra e investir em detalhes decorativos que chamem mais atenção;
  1. Coloque objetos decorativos que ajudam a comunicar seus gostos e estilo;
  1. Faça um bom projeto de iluminação;
  1. Invista em itens que ajudam na organização dos ambientes.

Conheça nossas dicas e prepare-se para a Black Friday com muitas ofertas de móveis e artigos de decoração!

Resultados: 1 de 14.172 páginas
Resultados: 1 de 14.172 páginas

Ambientes relacionados