Decoração de Escadas

Filtros

Escadas 2.585 fotos

Escadas de vários estilos para inspirar seu projeto

Ler mais Fechar

As escadas têm função útil e decorativa, ligando dois andares da casa e deixando-a ainda mais bonita. Porém, como escolher a ideal entre tantos modelos de escadas disponíveis? Com as dicas e informações que você vai ver aqui, isso com certeza se tornará mais fácil.

Antes de selecionar a escada que quer em casa, você precisa definir se o que precisa são escadas internas ou externas e ainda quais as vantagens de cada um dos modelos de escadas. A seguir, você irá conferir tudo o que precisa para se decidir e ainda poderá se inspirar nas mais de mil fotos que temos!

Escadas internas ou escadas externas?

Indispensáveis para quem mora em um sobrado, as escadas podem ser tanto internas quanto externas. Aliás, as escadas internas também são usadas em apartamentos que contam com mais de um andar e no comércio e as externas, até mesmo em alguns edifícios.

As escadas internas, como o nome já diz, são aquelas que ficam dentro de casa e as escadas externas, as que ficam do lado de fora. Ambas servem como uma maneira de ligar os andares da casa, o que garante a circulação dos moradores e demais pessoas por todos os ambientes do imóvel.

Entretanto, as escadas não são só funcionais. Elas podem transformar um ambiente, tornando-o muito mais interessante. Por isso, é importante conhecer os modelos de escadas, como a escada de alumínio, a escada de madeira, a escada de concreto, a escada flutuante, a escada caracol, dentre outras.

Assim, na hora de escolher o modelo que quer para a sua escada externa ou para a interna, você deverá pensar no espaço disponível, na altura, no estilo de decoração, mas principalmente no material. Isso porque as escadas externas devem ser resistentes à chuva, ao sol, às mudanças de temperatura e, claro, devem ser segura e antiderrapantes.

Já a escada interna pode ser feita com qualquer materia resistente aos impactos e uso diário dentro de casa, ou seja, para esse tipo de escada você terá mais liberdade de escolha.

Principais formatos de escadas

Entre os formatos de escadas mais usados, estão a escada em U, a escada em L, a escada reta ou de um lance e também a escada caracol ou helicoidal. Cada um desses modelos de escadas tem seus pontos positivos e características e é sobre isso que falaremos a seguir!

Escada em U

A escada em U é aquela que muda de direção em 180º. Ela deve ter dois ou mais lances e é nomeada assim devido ao desenho formado por eles quando a escada é vista de cima ou em plantas baixas.

Esse modelo de escadas pode ser usado tanto dentro quanto fora de casa, mas é importante saber que ele é um dos que mais ocupa espaço. Por outro lado, seu ponto positivo é o aproveitamento do vão para fazer um home office, um armário ou mesmo um jardim embaixo da escada.

Aliás, se você quiser ter escadas modernas em U, você pode apostar em uma escada vazada e sem corrimão de escada. Esse visual está bem em alta.

Escada em L

A escada em L, assim como a em U, é assim nomeada por causa do seu formato. O desenho de um L é formado pela virada de 90º que se forma em alguma altura da escada. Ela ocupa menos espaço que a em U e é necessariamente construída pelo menos em parte encostada à parede, o que de certa forma otimiza o uso do espaço, pois ocupa um espaço que possivelmente não seria muito aproveitado de outra forma.

Mais uma boa dica para quem gosta de escadas modernas é apostar na escada flutuante em L, que dá a sensação de que os degraus estão flutuando no ar. Para deixá-la com uma aparência ainda mais ousada, você pode fazer uma escada de concreto ou uma escada de vidro flutuante.

Escada reta

A escada reta ou de um lance é, possivelmente, o modelo de escada mais clássico. Tradicional, ela é, como o nome diz, construída em linha reta, ou seja, não há mudança de direção.

Esse tipo de escada não ocupa tanto espaço, mas requer que o cômodo onde será instalada ou construída seja mais retangular. Ela pode ser feita com diversos materiais, pode ser uma escada de alumínio, uma escada de madeira, uma escada de vidro, enfim, praticamente todos os materiais podem ser utilizados e será você quem vai fazer a escolha.

Ah, a escada reta pode tanto ser construída usando a parede como parte da estrutura quanto também pode ser feita no meio dos cômodos. Aí é só estudar qual a melhor solução para o seu projeto.

Escada caracol

Também chamada de helicoidal e espiral, a escada caracol é perfeita para pequenos espaços, realidade cada vez mais comum, principalmente nas grandes cidades. Além dessa característica prática, a escada caracol também tem a seu favor o visual diferente, que chama a atenção, pois ela dá voltas em si mesma.

É possível construir uma escada caracol usando vários materiais diferentes. Ou seja, você pode ter uma escada de alumínio, uma escada de madeira ou mesmo uma escada de concreto helicoidal.

Além do material, também é possível variar no formato, tendo uma escada caracol completo ou semi caracol. Para dar mais charme ao ambiente onde as escadas serão instaladas é possível fazer uma combinação de cores ou materiais diferentes nos degraus e no corrimão.

Estilos de escadas que não saem de moda

Já falamos sobre os modelos de escadas divididos por formato, agora vamos falar sobre os estilos que nunca saem de moda! Esses são aqueles que você pode escolher sem medo.

Escadas modernas

Os projetos de decoração com estilo mais moderno podem se beneficiar do uso de uma escada diferente. Para garantir que o ambiente tenha o estilo que você quer, vale apostar em estruturas mais limpas e com linhas retas – e isso vale desde os degraus até o corrimão de escada.

Cores escuras e madeira costumam resultar em escadas modernas muito bonitas. Quem prefere materiais mais leves e com visual mais clean, pode apostar na combinação do metal com o vidro. O vidro pode ser um material bem interessante para o guarda corpo que vão ficar junto ao corrimão de escada.

As escadas suspensas, aquelas com os degraus presos diretamente na parede, deixam o espaço mais leve e moderno. Para garantir a segurança, você pode usar corrimão e guarda corpo feitos de um material diferente, como aço, por exemplo.

Escada de madeira

A escada de madeira é um modelo bem presente dentro das residências, pois a madeira é um material que deixa o ambiente mais aconchegante e aquecido. As escadas de madeira também são ótimas para deixar o ambiente com um estilo mais rústico.

As escadas de madeira costumam ser bem imponentes e quase sempre se tornam o ponto de foco principal do ambiente. Para esbanjar estilo na decoração, vale apostar na combinação dos materiais. A madeira pode ser combinada com vidro, aço e qualquer outro material.

Como a madeira é um material forte, os degraus, guarda corpo e corrimão das escadas feitos de madeira também são bastante resistentes e seguros se montados da maneira correta. A manutenção das escadas de madeira também é bem fácil, basta limpar como um piso feito no mesmo material e conservar seu verniz sempre em dia.

Ah, para complementar esse visual rústico, dependendo do modelo de escada de madeira que você fizer, pode ser interessante complementá-la com um jardim embaixo da escada.

Escada de ferro

A estrutura das escadas de ferro costuma ser bem sólida e robusta, servindo muitas vezes para ambientes de tráfego intenso de pessoas e de peso, como em lojas, espaços comerciais e até fábricas. Sua durabilidade e manutenção são bem vantajosas e perfeitas para esse tipo de local.

No entanto, se você gosta de uma decoração com estilo industrial, pode investir em uma escada de ferro até dentro de casa. E, se quiser um visual mais alegre, pode apostar na escada de ferro pintada em cores fortes, como vermelho e amarelo.

Escada de alumínio

Na decoração, outro modelo bem moderno é a escada de alumínio com vidro. Por ser feita de materiais leves e transparentes, ela não pesa na composição do ambiente e pode ser usada naqueles espaços muito coloridos e cheios de informação.

Um modelo de escada de alumínio bem usada dentro de casa, é aquele de escada móvel, perfeita para ajudar a realização de tarefas domésticas do dia a dia em alturas que você não alcançaria normalmente.

Bom, já demos muitas informações e dicas que com certeza vão te ajudar na hora de escolher entre tantos modelos de escadas. E, para inspirar ainda mais o seu projeto, confira aqui mais de mil fotos de escadas!

Resultados: 1 de 144 páginas
Resultados: 1 de 144 páginas

Ambientes relacionados