Decoração de Hall

Filtros

Hall 1.863 fotos

O lado de fora de casa também conta

Ler mais Fechar

Na hora de receber os amigos, a decoração de hall de entrada funciona como um cartão de visitas para a sua casa. Por isso, decorar o seu hall da melhor maneira pode ser considerada uma forma de dar uma boa primeira impressão a quem chega no seu lar.

Além disso, o hall de apartamento ou de casa é também a última parada dos moradores antes de sair de casa. Portanto, para decorar o seu hall, é importante considerar essa dupla função do ambiente.

Aqui, vamos dar dicas de como decorar hall de entrada e você poderá conferir também mais de mil fotos de halls para inspirar o seu projeto!

Como decorar hall de entrada

Algumas dicas gerais podem ser úteis para decorar hall de entrada. Para fazer a decoração desse ambiente, você deve:

  1. Deixar espaço livre para a circulação
  1. Tornar o hall receptivo e aconchegante
  1. Pensar na funcionalidade para moradores e visitantes
  1. Combinar com a decoração do restante da casa

Esse último ponto se aplica apenas ao hall de apartamento e de casa. O hall do prédio, aquele que fica na entrada do prédio, e o hall de elevador, que fica nos andares, normalmente são menos personalizáveis, contando apenas com um aparador – o que não quer dizer que não devem ser bem decorados, mas a responsabilidade é, normalmente, da administradora do prédio.

Como deixar o hall do prédio mais bonito

Como já dissemos, a decoração do hall do prédio não costuma ser decidida pelos moradores. Os materiais usados no piso laminado, paredes e teto, por exemplo, já são previamente definidos no projeto arquitetônico, mas os detalhes, como móveis e objetos de decoração, podem ser alterados e pode ser interessante você saber o que sugerir caso sua opinião seja solicitada.

Um grande risco na hora de decorar o hall do prédio e também o hall de elevador é acabar deixando eles muito vazios. Claro, a circulação deve ser priorizada, até porque o hall é um ambiente de passagem, ou seja, não é um local onde passamos muito tempo, porém decorá-lo é uma forma de deixá-lo mais bonito e acolhedor.

Na decoração do hall do prédio é bem comum o uso de revestimentos belos e sofisticados como o mármore e o granito. As luminárias pendentes como lustres e candelabros muitas vezes também são usadas nesse ambiente, o que, juntamente com os revestimentos, dá um ar clássico e refinado ao hall, tornando-o uma ótima primeira impressão para visitantes.

Quanto à escolha de cores para paredes, móveis e tudo mais, nossa dica é apostar nos neutros. Esses tons são atemporais, elegantes e agradam facilmente aos mais diversos gostos. Se quiser ousar um pouco mais na decoração do hall do prédio, pode tentar usar toques de cor em objetos decorativos como quadros, livros e almofadas.

Dicas de móveis e objetos decorativos para usar no hall

Como o hall do prédio costuma ser mais amplo do que o hall de elevador e o hall de apartamento e de casa, nele é possível e até encorajado o uso de móveis como cadeiras ou poltronas. Elas são úteis para que as pessoas possam se sentar enquanto esperam por outras pessoas ou pela chegada do elevador, por exemplo.

Se houver muito espaço, é possível fazer um ambiente como uma sala de estar no hall de entrada, com sofá, mesa de centro e até mesmo um revisteiro para que as pessoas se sintam confortáveis e convidadas a passar tempo ali.

Caso o espaço não seja tão grande, dá para usar puffs e garden seats, que podem ser guardados embaixo do aparador quando não estiverem sendo usados. Aliás, o aparador é uma ótima opção de móvel para dar um charme extra ao hall, assim como a cômoda e o buffet.

O aparador, assim como as outra opções que falamos, pode também ser usado no hall de elevador e no hall de apartamento e de casa. Ele oferece uma superfície que pode ser aproveitada tanto para colocar objetos decorativos quanto para deixar suas chaves quando você entra em casa, por exemplo.

O buffet e a cômoda são melhores utilizados no hall de entrada interno de casas e apartamentos, já que esses móveis têm também gavetas ou divisórias que podem ser usadas para organizar outros itens.

Uma sapateira também pode ser uma ótima aquisição para o hall de entrada, dessa forma você evita que as pessoas, tanto moradores quanto visitantes, entrem calçadas na sua casa. Essa pode ser uma maneira de evitar a entrada de sujeira no seu lar.

Ah, ter um suporte ou um ensacador para guarda-chuva pode também ser uma boa para o hall de entrada, tanto para o de prédio quanto para o de casa. Dessa forma, a água da chuva não é levada para dentro, o chão não fica molhado e são evitados acidentes.

No hall de apartamento é também interessante o uso de um cabideiro ou uma arara para que as pessoas possam deixar seus casacos, mochilas, bolsas e afins ao entrar e depois possam pegá-las exatamente antes de sair.

E, como já dissemos anteriormente, o hall de apartamento também funciona como última parada antes de ir para a rua, então pode ser interessante ter nele um porta-chaves para saber sempre onde elas estão, um organizador para deixar seus documentos e um espelho para checar o look.

Para deixar seu hall ainda mais bonito, você pode também incluir objetos decorativos, como peças de design, quadros, esculturas, plantas e lustres. E, para dar ainda mais um ar convidativo a essa área, pode acrescentar também uma aromatizador de ambientes ou velas perfumadas com aromas que você considere agradáveis e que representem a sua casa.

Um alerta importante é que não é uma boa ideia colocar tapetes no hall, pois ele pode enrolar e as pessoas podem tropeçar nele. Se quiser usar um, prefira um modelo que se encaixe perfeitamente embaixo do seu aparador e que não atrapalhe a circulação.

Como ganhar espaço em um hall pequeno

Mesmo que você tenha um hall com espaço reduzido, é possível utilizar o ambiente de várias maneiras diferentes. Dá para fazer um hall de entrada minimalista, moderno e até mesmo em um estilo mais elegante.

Uma dica básica de como ganhar espaço em um hall pequeno é usar um bom espelho. O espelho torna o cômodo visualmente mais amplo, o que é intensificado se o local for também bem iluminado. Os móveis espelhados e os painéis decorativos espelhados podem também ser boas aquisições para o hall pequeno.

Focando na iluminação, invista em um bom projeto luminotécnico para o seu hall. Se quiser uma decoração mais clássica, você pode usar pendentes como lustres e candelabros, mas, se preferir algo mais moderno ou discreto, pode também investir em luzes embutidas, arandelas ou luminárias.

Ainda quanto à iluminação, no hall de elevador e no hall do prédio, os sistemas com sensor de presença têm outra vantagem além de deixar o ambiente mais claro: a economia. Com o sensor, as lâmpadas ficarão acesas apenas enquanto houver pessoas no hall, evitando desperdícios.

Outra boa dica de como ganhar espaço em um hall pequeno é usar cores claras nas paredes, piso e teto e também nos móveis maiores. O uso de móveis de vidro também é uma legal, pois esse material também ajuda a dar a impressão de que o lugar é maior.

E, se o seu hall for realmente muito pequeno, uma alternativa é aproveitar as paredes, decorando-as com quadro, usando prateleiras finas com objetos decorativos e mesmo colocando ganchos para fazer as vezes das araras e cabideiros.

Você pode também usar um papel de parede para tornar esse espaço mais divertido e dar mais a sua cara a ele. Como o hall não é um ambiente que sofre com umidade ou variações de temperatura, o papel de parede com certeza se conservará bonito por muito tempo.

Com todas essas recomendações que demos, você com certeza já tem uma ideia do que fazer para deixar o seu hall bem decorado e impressionar as suas visitas antes mesmo de recebê-las em casa! Para ter ainda mais ideias e continuar se inspirando, confira fotos com os mais variados e encantadores projetos de hall que reunimos aqui.

Resultados: 1 de 104 páginas
Resultados: 1 de 104 páginas

Ambientes relacionados