Decoração de Porão

Filtros

Porão 648 fotos

Saiba como montar uma decoração criativa e funcional no porão da casa

Ler mais Fechar

O porão é um cômodo que está localizado entre o piso inferior e o solo do terreno, por isso ele fica abaixo da residência, ou seja, no lado oposto ao sótão.

Antigamente era muito comum encontrar casa com porão e a finalidade era justamente elevar o patamar da casa, dando espaço para o porão, a fim de promover uma melhor ventilação no imóvel de maneira a evitar a umidade do solo com o piso de madeira, normalmente usado na época. Este espaço que era acessado pelos moradores por meio de uma escada auxiliava na organização de utensílios, ferramentas e servia muitas vezes como sublocação.

Por isso, se você herdou, comprou, alugou ou construiu uma casa com porão e está em dúvidas sobre como dar vida a esse espaço da residência, saiba que com muita criatividade e planejamento é possível montar uma decoração funcional e charmosa.

Conheça 7 ideias criativas de decoração de porão que você pode aplicar na sua casa

O porão pode ser usado para diferentes finalidades, a depender do tamanho do cômodo e dos gostos e hobbies dos moradores da residência. Dessa maneira, em meio a uma diversidade de projetos de porão de casas decorados, separamos abaixo sete ideias criativas de decoração de porão que podem ser aplicadas na sua casa, sendo elas:

Crie uma segunda sala de estar no porão;

Use o espaço do porão para montar uma adega;

Monte uma biblioteca particular e organize obras literárias e demais coleções no porão;

Estruture um salão de jogos no espaço do porão;

Aproveite o porão para montar uma sala de cinema;

Transforme o porão em um local para prática de ensaios de música;

Monte o seu próprio escritório no porão.

Crie uma segunda sala de estar no porão

Se você tem uma família grande com filhos de diferentes idades ou tem o costume de receber com frequência a visita de amigos e familiares, a dica é aproveitar o espaço do porão para criar uma segunda sala de estar.

Para a decoração procure incluir sofás, poltronas, almofadas e tapetes de maneira a deixar o porão ainda mais confortável e aconchegante. A instalação de uma mini geladeira também é muito bem-vinda, já que minimiza a necessidade dos moradores de subir nos andares superiores do imóvel para buscar algo para beber.

Use o espaço do porão para montar uma adega

Para os amantes de vinho, o espaço do porão pode se transformar em uma linda e moderna adega - local ideal para o armazenamento dessas bebidas.

Vale comentar que se o clima da sua região for muito quente, torna-se necessário instalar dentro do porão um equipamento de controle de temperatura, muitas vezes encarecendo o valor do projeto. Por isso, antes de tomar a decisão de construir uma adega procure fazer um orçamento para determinar o custo-benefício.

Monte uma biblioteca particular e organize obras literárias e demais coleções no porão

Livros, livros e mais livros! Se você é apaixonado por uma boa literatura e não abre mão dos famosos e tradicionais livros em papel pode usar o espaço do porão para criar uma biblioteca particular.

Aposte em estantes e prateleiras feitas sob medida para o layout do porão, assim você irá poder aproveitar cada cantinho do porão de forma assertiva.

Estruture um salão de jogos no espaço do porão

Transformar o porão em uma sala de jogos também pode ser uma alternativa muito divertida, ainda mais se você tem o costume de receber amigos e familiares em casa.

Neste caso, procure definir quais brinquedos seus filhos ou demais moradores do imóvel gostam. Seguidamente planeje a organização do porão de forma a acomodar todos os jogos e brinquedos mencionados. Mesa de bilhar, mesa de pingue-pongue, mesa de pebolim, máquina de fliperama, dentre outros.

Almofadas, quadros, vasos e esculturas temáticas podem deixar a decoração do porão ainda mais charmosa e personalizada.

Agora, se você tiver crianças pequenas em casa procure montar no porão uma brinquedoteca. Use cores nas paredes e inclua itens como tapete emborrachado, mesinha com cadeiras, pinte uma das paredes com tinta lousa para que os pequenos possam desenhar e escrever, além disso, se o tamanho do porão permitir acrescente cabana, piscina com bolinhas e demais brinquedos no local.

Aproveite o porão para montar uma sala de cinema

Se você e sua família são apaixonados por filmes e séries, a dica é aproveitar o espaço do porão para montar uma sala de cinema com home theater.

Incluir um sofá retrátil no porão pode se tornar uma ótima alternativa, já que a própria estrutura do móvel favorece a expansão dos assentos deixando o espaço do porão mais aconchegante. No entanto, se você deseja incluir assentos individuais, a dica é incluir no porão puffs, poltronas decorativas ou almofadas grandes no chão.

Dependendo do espaço e do orçamento, invista em uma televisão grande ou um telão ultrarrealista. Na decoração, invista em almofadas, quadros, vasos e esculturas dos seus filmes e séries preferidos. Não esqueça de reservar um espaço e investir em uma mini geladeira e uma pipoqueira portátil, ok?

Para a iluminação do porão com sala de cinema procure usar arandelas nas laterais do cômodo, pois essa configuração faz com que fique parecido com uma sala de cinema original. Além disso, aposte no uso de lâmpadas de LED reguláveis e de um interruptor do tipo dimmer, assim será possível aumentar ou diminuir a intensidade da luz no porão.

Transforme o porão em um local para prática de ensaios de música

Se você tiver músicos na família ou se você tem a intenção de aprender algum instrumento musical, a dica é transformar o porão em um local para a prática de ensaios de música.

No entanto, para que o porão se torne um ótimo local para essa prática é relevante que você invista na instalação de algum isolamento acústico. Tomadas também devem ser acessíveis no porão para que seja possível ligar os instrumentos, microfones e amplificadores.

Nas paredes você pode decorar com fotos e posters das suas bandas favoritas, objetos decorativos com formatos de notas musicais deixam a decoração do porão ainda mais divertida e alegre. Ganchos nas paredes do porão também são muito bem-vindos, já que vários instrumentos podem ser pendurados no local.

Monte o seu próprio escritório no porão

Se você deseja criar um cantinho específico na casa para colocar em prática seus estudos e trabalho, a recomendação é aproveitar o espaço do porão para montar um lindo e organizado home office.

Decore o porão de maneira aconchegante e confortável. Para a organização de livros e demais objetos decorativos procure incluir estantes, prateleiras e nichos. A escrivaninha com gavetas além de servir de apoio para o notebook também ajuda auxilia na ordem de papéis, documentos e materiais de papelaria como canetas, blocos de notas, grampeador e tesoura.

A cadeira além de agregar valor estético ao projeto do porão também deve ser ergonômica, de forma a evitar possíveis problemas de coluna. Neste caso, opte pelos modelos que tenham regulagem de altura e apoio para os braços, pois isso ajuda o usuário a ficar com a postura correta e evita dores na coluna.

A iluminação do porão deve ser clara em todo o espaço como dica aposte em luzes de LED no teto na cor branca fria, pois elas além de serem mais econômicas, deixam o espaço mais claro. As luminárias de mesa, por terem uma estrutura articulável e direcionável também são uma ótima alternativa para complementar a iluminação do porão.

Aproveite uma das paredes do porão para fixar um calendário e um mural de atividades, assim você poderá visualizar de maneira mais prática sua rotina de trabalho ou estudos.

Como decorar um porão muito pequeno?

Uma das principais dicas de como decorar um porão muito pequeno, que deve ser levado em conta, é a escolha das cores de tintas que irão compor o espaço. Neste caso, a recomendação é que se utilize cores mais claras, pois elas trazem a sensação de amplitude ao ambiente. Logo, evite usar cores escuras inclusive no teto, afinal, sua estrutura costuma ser rebaixada e um tom escuro pode sufocar a decoração do cômodo.

Agora, se mesmo assim você desejar trazer mais cor para o décor do porão, a dica é escolher e pintar uma das paredes com um tom mais vibrante. As cores também podem estar presentes no porão em forma de objetos de decoração como vasos de plantas, quadros, esculturas, almofadas, tapetes, dentre outros itens.

Quanto à mobília do porão, tome cuidado com os excessos para que o porão não se transforme em um depósito repleto de peças sem uso. Como dica procure apostar na marcenaria inteligente e invista em móveis rústicos funcionais e feitos sob medida para o layout do porão, assim será possível aproveitar cada cantinho do cômodo.

A iluminação do porão também merece uma atenção especial, já que o teto muitas vezes rebaixado impossibilita o uso de lustres e pendentes. Neste caso, procure estruturar no porão uma iluminação em trilho ou embutida fazendo uso, por exemplo, dos tradicionais spots de luz.

Resultados: 1 de 36 páginas
Resultados: 1 de 36 páginas

Ambientes relacionados