Decoração de Sanca de gesso

Filtros

Sanca de gesso 1.876 fotos

Saiba como usar a sanca de gesso e transforme a decoração de ambientes

Ler mais Fechar

A sanca de gesso é um método de modelagem onde o gesso é usado como forro na decoração.

A estrutura da sanca de gesso funciona como uma moldura entre o teto e as paredes do ambiente e sua presença além de agregar valor estético no décor também permite criar uma iluminação mais estilosa e personalizada no espaço.

Para que serve a sanca de gesso?

A sanca de gesso tornou-se cada vez mais popular, uma vez que sua instalação é fácil, prática e com um custo de investimento baixo quando comparado a outros tipos de revestimentos que podem ser encontrados no mercado.

No projeto, a sanca de gesso pode ser usada em diferentes ambientes da casa como sala de estar, sala de jantar, quarto, varanda gourmet, corredores, hall de entrada, escadas, bem como, em escritórios e estabelecimentos comerciais como restaurantes, cafeterias, lanchonetes, etc.

De maneira simplificada, o uso da sanca de gesso oferece um acabamento diferenciado ao cômodo podendo inclusive corrigir as imperfeições do teto cru. Além disso, quando o forro de gesso com sanca é estruturado em parceria com o projeto luminotécnico do ambiente, sua presença permite a criação de uma iluminação charmosa, personalizada e moderna.

Quais são os tipos de sanca de gesso?

Nos dias de hoje, existem basicamente três modelos de sanca de gesso, cada uma com características específicas de instalação e uso distintos. Sendo elas:

Sanca de gesso aberta

Sanca de gesso fechada

Sanca de gesso invertida

Sanca de gesso aberta

A sanca de gesso, como o próprio nome já diz, apresenta uma abertura na parte central e acabamento nas laterais. Esse modelo de sanca de gesso favorece a criação de uma iluminação indireta com o uso de luminárias embutidas.

Sanca de gesso fechada

A sanca de gesso fechada não apresenta nenhum tipo de abertura, por isso só é possível criar uma iluminação direta no cômodo por meio de pontos de luz como o uso de spots de luz.

Sanca de gesso invertida

A sanca de gesso invertida apresenta características similares com a sanca de gesso aberta. A diferença é que a sanca de gesso invertida é feita por meio de um afastamento da parede. Desta forma, a iluminação é instalada na parte de dentro da sanca de gesso, de modo que a iluminação reflita para o teto ou para as paredes do ambiente.

Vale comentar que dentre as opções mencionadas, a sanca de gesso invertida é considerada como uma das sancas de gesso modernas. Não é à toa que o uso da sanca de gesso invertida tem conquistado cada vez mais espaço na decoração de casas, apartamentos, escritórios e estabelecimentos comerciais.

Sanca de gesso para sala: renove a decoração da sala de estar e sala de jantar

Na sala de estar, a sanca de gesso além de favorecer o acabamento do teto com a parede, ela também deixa o clima mais aconchegante e receptivo. A sanca aberta ou invertida são ótimas alternativas para esse espaço da casa.

Se a ideia é trazer ainda mais destaque para a área da sala de estar, procure investir em uma iluminação mais intensa, incluindo lâmpadas com mais intensidade. Agora, para um décor mais ousado e criativo, a dica é optar pela sanca de gesso com acabamento em forma de “rasgos”. Isso porque, a sanca feita com rasgos de gesso com lâmpadas embutidas criam uma iluminação mais personalizada e marcante.

Na sala de jantar a dica é estruturar a sanca de gesso sobre a mesa de jantar, pois assim o layout do cômodo ficará ainda mais sofisticado. A sanca de gesso pode ser combinada inclusive com lustres ou luminárias pendentes, uma vez que elas trazem uma iluminação mais direcionada durante as refeições.

Sanca de gesso para cozinha: deixe a decoração mais elegante e bonita

A iluminação da cozinha deve trazer segurança, praticidade além de agregar beleza ao cômodo. Dessa forma, o uso da sanca de gesso deve ser combinada com as lâmpadas corretas.

No mercado existem as lâmpadas de luz quente e as lâmpadas de luz fria. Ambas podem ser usadas no seu projeto, no entanto, a escolha das lâmpadas vai depender de como é a rotina da sua casa.

A sanca de gesso com lâmpada de luz fria traz mais contraste para o espaço e permite que o usuário encontre com mais facilidade os itens na cozinha. Logo, se você tem o hábito de cozinhar todos os dias e deseja incluir uma sanca de gesso com iluminação mais prática e econômica, a dica é apostar na lâmpada de luz fria.

Agora, se você tem o costume de preparar refeições rápidas e deseja criar um espaço mais acolhedor, a dica é investir na sanca de gesso com lâmpadas de luz quente.

Vale mencionar que a sanca de gesso pode ser instalada em diferentes pontos da cozinha. Por exemplo, em uma cozinha gourmet ou cozinha americana a sanca de gesso pode ser instalada sobre a bancada de cozinha e ajudar na iluminação durante as refeições.

Sanca de gesso para quarto: traga mais conforto e aconchego para o ambiente

No quarto a sanca de gesso, seja ela aberta, fechada ou invertida, tornará o ambiente ainda mais sofisticado e moderno.

Na decoração do quarto de casal, por exemplo, você pode usar a sanca de gesso para destacar algum objeto de decoração como quadro de parede, escultura, ou melhor, você pode usar a sanca de gesso de maneira a realçar a cabeceira da cama, ao fazer uso de pendentes laterais e spot de luz.

A sanca de gesso com “rasgos” de gesso que seguem do teto para a parede, podem ser instalados de maneira que se direcionam para a cabeceira da cama, deixando o ambiente ainda mais intimista. O teto do closet também pode receber um acabamento especial na presença da sanca de gesso.

No quarto infantil e quarto de bebê a sanca de gesso pode vir acompanhada de movimento, como é o caso da sanca de gesso com formato mais arredondado. Esse acabamento traz mais leveza para a decoração e beleza para o décor.

Sanca de gesso para banheiro: transforme a decoração e melhore a visibilidade do ambiente

O banheiro e o lavabo que antes eram deixados de lado na hora da decoração, por se tratar de ambientes de pouco uso, pouco a pouco foram conquistando seu espaço e hoje estão cada vez mais integrados a projetos funcionais que prezam por louças sanitárias resistentes, revestimentos modernos e iluminação aconchegante com sanca de gesso.

Dentre as opções mencionadas, tanto a sanca de gesso aberta, a sanca de gesso fechada como a sanca de gesso invertida podem ser usadas no ambiente. A escolha vai depender do efeito que se deseja causar na decoração.

Por exemplo, se no seu banheiro ou lavabo você deseja criar uma melhor visibilidade, a dica é apostar no uso da sanca de gesso fechada com lâmpadas de luz frias. Agora, se a ideia é criar uma ambiente mais acolhedor e intimista, a dica é investir em uma sanca de gessa aberta com lâmpadas de luz quente.

Na decoração, a sanca de gesso pode ainda ser usada como revestimento para realçar a presença da bancada para banheiro ou da banheira, uma vez que as lâmpadas embutidas ou pendentes podem favorecer na criação de uma iluminação mais direcionada.

Vale comentar que a sanca de gesso por ser instalada em um ambiente “molhado” merece um cuidado especial quanto a umidade. Neste caso, recomenda-se impermeabilizar toda a estrutura da sanca de gesso de maneira a evitar seu desgaste e perda de qualidade.

Sanca de gesso com led: renove a iluminação do seu espaço

A iluminação embutida garante uma iluminação mais moderna e sofisticada em diferentes ambientes. Não é por menos que casas e apartamentos passaram a usar e abusar desse tipo de iluminação combinada ao forro de gesso com sanca.

Isso porque, a sanca de gesso com led permite colocar a iluminação de LED de maneira que os fios fiquem escondidos. As famosas fitas de LED também são ótimas alternativas caso você não queira investir nas lâmpadas embutidas.

Sanca de gesso com lustre: aposte em uma iluminação mais direcionada e sofisticada

Para quem se identifica com uma decoração mais sofisticada e elegante, a dica é apostar no uso da sanca de gesso com lustre.

A combinação entre sanca de gesso e lustre fica linda em diferentes ambientes da casa. Em alguns cômodos inclusive sua presença certamente não passa despercebida como no caso da sala de jantar. Neste espaço, o lustre traz uma iluminação mais direcionada sobre a mesa de jantar, favorecendo a realização das refeições no dia a dia.

Contudo, se o seu imóvel conta com teto rebaixado recomenda-se descartar o uso do lustre, pois a tendência é que a presença da sanca de gesso com lustre traga a sensação de que o seu cômodo é ainda menor do que é realmente, prejudicando o décor. Sem contar, que a presença da sanca de gesso com lustre em ambientes com teto baixo pode causar acidentes, já que a peça acaba ficando muito mais próxima da cabeça dos moradores e ocupantes do local.

Resultados: 1 de 105 páginas
Resultados: 1 de 105 páginas

Ambientes relacionados