Aires Mateus, o arquiteto português com obras incríveis que valorizam o material puro

aires-mateus

aires mateus

Portugal é cheio de personalidades importantes, principalmente no campo das artes. Entre os grandes nomes da arquitetura estão Eduardo Souto de Moura, Álvaro Siza e Fernando Távora.

Faz parte desta lista também Manuel Aires Mateus, um profissional particularmente em evidência na cidade de Lisboa. Cada um de seus projetos é a prova de que a arquitetura pode desafiar limites e ir além.

A arquitetura é uma arte expectante. É uma arte que só se completa com a vida. E é, na verdade, um suporte da vida. É uma arte incompleta

– Aires Mateus, em reportagem de Revista Visão.

Um breve resumo da biografia do arquiteto Aires Mateus

 

Manuel Aires Mateus se formou em arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa, em 1986. No início da carreira, ele trabalhou com Gonçalo Byrne – autor do projeto para o Museu do Dinheiro, em Lisboa.

Mais tarde, abriu seu próprio estúdio, ao lado de seu irmão, Francisco Mateus. No ano de 1988, eles fundaram a empresa Aires Mateus & Associados e, juntos, acabaram se tornando duas das figuras mais revolucionárias da nova arquitetura europeia.

francisco-e-manuel-aires-mateus

francisco e manuel aires mateus

No início, o trabalho dos irmãos Mateus voltava-se para obras de pequena escala, em localidades no interior e litoral do país. Geralmente, eram projetos ou para clientes familiares ou para pequenas empresas, voltadas a questões sociais e culturais. Isso, certamente, se difere das atuais atividades da dupla. Os Aires alçaram voos mais altos com obras para o setor público e inúmeros prêmios obtidos em competições de projetos.

Em 2013, Manuel foi finalista do Prêmio Mies van der Rohe. Em 2014, ele venceu o concurso para o Centro Muçulmano de Bordéus, na França. Em 2017, ganhou o Prêmio Pessoa. E, recentemente, foi anunciado como vencedor do concurso para a construção da extensão da nova entrada do Museu des Augustins, em Toulouse, na França. Além disso o arquiteto é professor da Universidade Lusíada e da Universidade Independente de Lisboa.

Conheça a histórias de outros irmão arquitetos que fazem sucesso no Brasil: Descubra como três irmãos se uniram para criar um dos mais conceituados escritórios do Brasil, o Nitsche Arquitetos

Características dos projetos de Aires Mateus

 

aires-mateus-museu-da-arquitetura-portugal

aires mateus: museu da arquitetura portugal

O processo de criação das obras de Aires Mateus inicia-se numa pesquisa rigorosa, que segue desde a raiz do problema à solução mais abstrata e moderna. Seu estilo de projeto é facilmente reconhecível. Ele prima pelo minimalismo estético e pela elegância dos tons claros.

Além disso, suas estruturas valorizam os materiais em estado mais puro, seus cortes e entalhes, como é o caso da pedra, da madeira, entre outros.

Portanto interessa-me imaginar cada projeto como uma coisa única, interessa-me olhar para cada problema, ele começa e o que eu gostaria sempre de imaginar é que eu começo cada projeto como se ele fosse o primeiro

– Manuel Aires Mateus, em reportagem de The Describer.

Outra característica importante de seus edifícios é a desconsideração ao programa habitacional tradicional e aos signos arquitetônicos mais conhecidos. As aberturas têm sua geometria modificada, para formar detalhes diferenciados nas fachadas.

Já os ambientes internos são organizados, de modo a oferecer uma melhor praticidade aos ocupantes. Isso é feito com auxílios de recursos de última geração, como a marcenaria embutida.

Confira a biografia do autor da frase “menos é mais”: O mestre do minimalismo na arquitetura, Mies van der Rohe

ciclo-do-encatamento

As obras mais importantes de Aires Mateus

 

aires-mateus-reitoria-universidade-nova

aires mateus: reitoria universidade nova

Aires Mateus já desenhou propostas para casas particulares, sedes de empresas, hotéis, adegas, edifícios públicos, e outros. Dentre os edifícios mais famosos projetados pelo arquiteto, em Portugal, estão: a Reitoria da Universidade Nova, o Museu da Arquitetura, em Lisboa; o Centro de Artes de Sines; o Museu do Farol em Cascais; e a livraria Almedina.

aires-mateus-centro-de-artes-de-sines

aires mateus: centro de artes de sines

aires-mateus-centro-de-artes-de-sines-fendas

aires mateus: centro de artes de sines fendas

aires-mateus-museu-do-farol-externo

aires mateus: museu do farol externo

aires-mateus-museu-do-farol

aires mateus: museu do farol

aires-mateus-livraria-almedina

aires mateus: livraria almedina

Fora do seu país, Aires e equipe também ganharam muita notoriedade. Eles tiveram participação em projetos para a bienal de Veneza; o Grande Museu Egípcio, no Cairo; o Centro de Criação Contemporânea Olivier Debré, na França. Eles também assinaram, mais recentemente, propostas para o Museu de Design e Arte Contemporânea, em Lausanne; e o Museu da Fotografia de Elysée, na Suíça.

aires-mateus-grande-museu-egipcio

aires mateus: grande museu egípcio

aires-mateus-centro-de-criacao-contemporanea-olivier-debre

aires mateus: centro de criação contemporânea olivier debré

Lar de Idosos Aires Mateus

 

aires-mateus-lar-de-idosos

aires mateus: lar de idosos

Outro projeto desenvolvido por Aires Mateus é o da Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal, em Alentejo, Portugal – uma região com rico patrimônio arqueológico. A obra é de 2010.

Trata-se de um edifício de área de 3640 metros quadrados, destinado a atender uma comunidade mais carente, formada em maioria por pessoas idosas. É um edifício belo, de excelente qualidade espacial, mas que, ao mesmo tempo, responde bem a legislação local.

O prédio da Santa Casa foi projetado para se adaptar bem a uma difícil topografia, em declive. Sua fachada segue o estilo minimalista. As aberturas de portas e janelas formam um lindo jogo de cheios e vazios, de opaco e transparente, que lembra um jogo de xadrez.

aires-mateus-lar-de-idosos-interior

aires mateus: lar de idosos interior

A integração entre os espaços é feita de modo a estimular o convívio entre os moradores e a conexão entre interior e o exterior. A ideia é valorizar, ao máximo, a vivência!

Agora que você já conhece esse arquiteto famoso, que outros conhecimentos você precisa aprimorar para dar um impulso em sua carreira?

Já pensou em estudar marketing focado para arquitetos? Conheça o Viva Decora PRO Academy, o site especialmente desenvolvido para capacitar arquitetos empreendedores por meio de cursos online.