Conheça o estilo exótico e colorido do arquiteto Sig Bergamin

Sig Bergamin é um dos mais famosos arquitetos brasileiros. Com cerca de 40 anos de experiência profissional, ele ficou famoso por apresentar propostas que misturam estilos, estampas e cores.

Tendo uma mente muito criativa e personalidade carismática, acabou ganhando o respeito do público, chegando a ter vários clientes famosos, como Jô Soares. Parece que sua trajetória, realmente, foge dos padrões.

O trabalho de Bergamin atingiu rapidamente o mercado internacional. Isso deu a chance dele ser convidado a participar de várias mostras de decoração, como a CasaCor e a Mostra Black.

O artista também foi destaque em mídias especializadas. Ficou na lista do Top 101 da revista House Beautiful. E, ao lado de seu companheiro, Murilo Lomas, virou referência de bom gosto para o design de interiores.

Sig-Bergamin

Sig Bergamin

Sig Bergamin: biografia

 

Sig Bergamin nasceu na pequena Mirassol, no interior de São Paulo. Foi lá mesmo que ele começou a revelar o seu talento.

Com apenas quatorze anos de idade, decorou o clube da cidade para as festividades de carnaval. Foi o seu primeiro trabalho – não remunerado, é claro. E, como essa peripécia fez sucesso entre os amigos, isso o incentivou a fazer das artes sua profissão.

Anos mais tarde, Bergamin foi à busca de um emprego formal para pagar seus estudos. Ele conseguiu ser graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos.

A partir daí, trilhou uma carreira bem sucedida em nosso país e, depois de tudo isso, ainda ganhou o mundo – literalmente –, viajando ao redor do globo.

Ao longo dos anos, Sig Bergamin realizou vários projetos – mantendo dois escritórios, em São Paulo e Nova York.

Ele também foi destaque em reportagens de revistas e jornais, e participou de programas de rádio e televisão. Além disso, o arquiteto escreveu alguns livros.

Dentre os livros de Sig Bergamin podemos citar ‘Adoro!’, ‘Adoro o Brasil’ e ‘Sig Style’. Este último, em parceria com Tuca Reinés, reune imagens de alguns de seus melhores projetos.

Características dos projetos de Sig Bergamin

 

O trabalho de Sig Bergamin é marcado por uma mistura de cores e estilos. Praticamente tudo que ele escolhe tem estampas, texturas e formas diferentes. Conhecer novas culturas e etnias também o influenciou.

Não é a toa que o arquiteto sempre acaba inserindo peças exóticas e/ou cheias de significados às suas propostas, o que faz com que nenhuma de suas decorações seja igual à outra.

sig-bergamin-mistura-de-cores-e-estilos

Sig Bergamin: Mistura de cores e estilos

sig-bergamin-mistura-de-cores-e-estilos-2

Sig Bergamin: Mistura de cores e estilos

Engana-se quem pensa que Sig nega as suas raízes, pois ele também sabe colocar um toque de brasilidade em sua suas criações. Mas o arquiteto nunca se apega a tendências, tampouco a regulamentos estéticos.

Ele sabe respeitar seus clientes e sua memória afetiva, valorizando as peças que possuem algum significado emocional para eles e, ao mesmo tempo, preza o design. Ou seja, os interiores que projeta são sempre muito cheios de personalidade, como também de sentimentos.

Eu acho que essa mistura é resultado de muito garimpo. Tem que sair à procura, pesquisar, descobrir. Há uma imensidão de coisas, e eu ponho tudo junto e dá certo. A questão é gostar de cada item. Se você gosta de cada peça, todas combinam entre si.

Você tem que confiar no seu gosto, e aí vai um pouco da sua alma. É uma mistura, porque sua casa é a sua vida.

– Sig Bergamin, em reportagem de Revista Donna.

sig-bergamin-2

Sig Bergamin

Veja mais frases inspiradoras:

Sig Bergamin: obras mais importantes

 

O arquiteto Sig Bergamin tem um portfólio profissional rico e elaborado. Sua primeira remuneração foi uma proposta para a antiga boate ‘The Gallery’ de São Paulo, nos anos 70.

Na sequência, ele começou a assinar projetos para residências e comércios no Brasil, Europa e Estados Unidos. E até suas casas tornaram-se uma referência de seu estilo – eclético, versátil e bem-humorado.

Projetos de Sig Bergamin:

 

  • Fazenda Boa Vista
sig-bergamin-Fazenda-Boa-Vista

Sig Bergamin: Fazenda Boa Vista

  • Proposta Itapecerica
sig-bergamin-Proposta-Itapecerica

Sig Bergamin: Proposta Itapecerica

  • Proposta Trancoso
sig-bergamin-proposta-trancoso

Sig Bergamin: Proposta Trancoso

  • Proposta Pingo D’água
sig-bergamin-proposta-pingo-d-agua

Sig Bergamin: Proposta Pingo D’água

  • Proposta Música
sig-bergamin-proposta-musica

Sig Bergamin: Proposta Música

  • Mostra Black 2011-2012
sig-bergamin-Mostra-Black-2011-2012

Sig Bergamin: Mostra Black (2011-2012)

sig-bergamin-Mostra-Black-2011-2012-2

Sig Bergamin: Mostra Black (2011-2012)

  • Casa de Campo, CasaCor (São Paulo – 2014)
sig-bergamin-casa-de-campo-CasaCor-Sao-Paulo-2014

Sig Bergamin: Casa de Campo CasaCor (São Paulo-2014)

O Apartamento de Sig Bergamin

 

O casal Sig Bergamin e Murilo Lomas possui quatro endereços residenciais, um em São Paulo, um na Bahia, um em Nova York e outro em Paris.

Seu apartamento na West Village, em Manhattan, é mesmo maravilhoso. Ele é cheio de cor e energia, e a única coisa neutra é o tom de cinza da estampa do papel de parede. Mas nem essa decoração se compara a que foi feita na unidade de férias na França.

O apartamento de Sig, em Paris, parece até uma instalação artística do Palais Royal. Depois de anos em reforma, eis que os ambientes ficaram elegantes, coloridos e acolhedores. Entre peças douradas e avermelhadas, estampas de zebra ou coberturas de veludo estão desde obras clássicas às modernas.

sig-bergamin-apartamento-do-arquiteto-em-paris

Sig Bergamin: Apartamento do arquiteto em Paris

No interior do apartamento parisiense de Sig e Lomas, há poltronas de Pierre Paulin e de B&B, cadeiras Luis XVI e banco de Biedermeier.

Ao mesmo tempo, há tapetes e mantas artesanais originárias da Índia e do Nepal, quadros chineses, e molduras com fotografias de vários outros países. Todo o conjunto tem muita vida e boas vibrações, passando aos visitantes uma sensação de fantasia oriental.

Não conseguimos fazer nada clean! Não paramos nunca! Todas as nossas casas são metamorfoses ambulantes

O importante é mostrar quem você é na sua casa. Decoração é como um autorretrato seu.

– Murilo Lomas, em reportagem de Vogue.

sig-bergamin-apartamento-do-arquiteto-em-paris-2

Sig Bergamin: Apartamento do arquiteto em Paris

Conheça outros arquitetos brasileiros famosos internacionalmente:

  • As curvas de Ruy Ohtake: o arquiteto brasileiro que chamou a atenção do mundo
  • Isay Weinfeld: toda elegância do minimalismo
  • Conheça Oscar Niemeyer: as sutis e poéticas curvas que mudaram a arquitetura nacional

A escolha de bons produtos é muito importante para a criação de ambientes confortáveis e bonitos, como os de Sig Bergamin. Conheça o catálogo Deca e inspire-se:

cta-lp-catalogos-deca

Este post foi escrito pela Deca, maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.