Studio Arthur Casas: modernismo, conforto, sustentabilidade e sofisticação

Ao mencionar a arquitetura contemporânea é impossível não citarmos o arquiteto brasileiro Arthur Casas, que fincou a sua visão peculiar do modernismo em nível nacional e internacional. O arquiteto dirige o Studio Arthur Casas com escritórios nas cidades de São Paulo e Nova York.

Entre as inúmeras características que tornam Arthur Casas um arquiteto de referência está a valorização da liberdade criativa. O designer não suporta o universo clichê do neoclassicismo e a sensação de falso conforto revestida de materiais de péssima qualidade.

Arthur Casas: Casa MS

Arthur Casas: Casa MS

É possível reunir conforto, sustentabilidade e sofisticação? Casas prova que sim! Vamos conhecer o trabalho e os projetos de Arthur Casas, um dos maiores escritórios de arquitetura do Brasil, que reconstrói as tendências passadas e adequa à realidade contemporânea.

Confira em nosso blog a biografia de outros arquitetos brasileiros contemporâneos:

Arthur Casas: “o modernismo envelheceu”

Avesso às reproduções do neoclassicismo, o arquiteto considera que o estilo tem pouca relação com a cultura brasileira, nosso clima e história.

Para o arquiteto, por trás das construções que querem aparentar luxo e glamour no neoclássico, estão materiais de péssima qualidade, o que torna esse tipo de projeto bastante popular por conta do baixo custo, tornando-se um interessante investimento para as incorporadoras.

No lugar de apenas reproduzir tendências e imitar estilos ultrapassados, por que não adaptá-las a um novo cenário?

Nesse contexto, o arquiteto considera o grande erro do modernismo contemporâneo deixar em segundo plano o conforto e a vida das pessoas. Concreto aparente, metal, vidro e formas cubistas fazem parte de um modernismo incompleto, segundo a visão de Arthur Casas.

É certo que a arquitetura de Casas possui forte influência dos projetos de Mies van der RoheLe Corbusier, incluindo a presença de pilotis, integração dos espaços, planos de vidro e projetos transparentes com a intenção de aconchegar todos os elementos envolvidos, todos conceitos dos cinco pontos da arquitetura moderna.

Mas um dos requisitos do arquiteto em seus projetos é transformar o modernismo na arquitetura, que por excelência deve primar pelo conforto e responsabilidade ambiental. É a união da natureza, do lar e das pessoas que o habitam.

Veja mais detalhes sobre Mies van der Rohe, um dos arquitetos que inspiraram os projetos de Arthur Casas:

Principais projetos de Arthur Casas

Casa MS

A Casa MS foi um projeto assinado pelo Studio Arthur Casas construído em um terreno de 3.2628 m² em Porto Feliz, na fazendo Boa Vista, um condomínio de luxo localizado no interior de São Paulo.

Arthur Casas: fachada da Casa MS - Porto Feliz

Arthur Casas: fachada da Casa MS – Porto Feliz

Arthur Casas: Casa MS - Janela

Arthur Casas: Casa MS – Janela

Arthur Casas: Casa MS - Escada

Arthur Casas: Casa MS – Escada

Na construção podemos observar claramente as características prevalentes do arquiteto, levando em conta as necessidades impostas pelo clima e o significado do espaço para as pessoas que irão frequentá-lo.

Arthur Casas: Casa MS - Lago

Arthur Casas: Casa MS – Lago

Por se tratar de uma região seca e com pouca umidade, foi acrescentado um lago artificial de 50 cm de profundidade, o que torna a construção agradável e contemplativa.

Arthur Casas: Casa MS - entrada

Arthur Casas: Casa MS – entrada

Arthur Casas: Casa MS - varanda

Arthur Casas: Casa MS – varanda

Os materiais escolhidos – que ficam evidentes na fachada e outras áreas – são produzidos na região, como o granito e a pedra. A madeira é também evidenciada em diferentes formatos. O rústico arquitetônico recebeu o toque sofisticado das mobílias cuidadosamente selecionadas.

Arthur Casas: Casa MS - sala e lago

Arthur Casas: Casa MS – sala e lago

Na decoração há peças de antiquários nova-iorquinos, além das cerâmicas de Burle Marx e Picasso. As cores em destaque foram os tons alaranjados e de terracota, que aqueceram a tonalidade da madeira e granito que compunham boa parte do projeto.

O Centro Histórico Largo do Pelourinho

O Studio Arthur Casas venceu o Concurso Público Nacional de ideias para revitalização dos Largos do Pelourinho.

No o projeto de reestruturação concebido pelo Studio Arthur Casas, o Centro Histórico Largo do Pelourinho recebeu uma nova funcionalidade, repensando seus usos. De “cidade sorvete”, como era chamado por conta das fachadas coloridas, a sobriedade do branco e cores neutras trouxe outra identidade ao local.

Arthur Casas: Largo do Pelourinho

Arthur Casas: Largo do Pelourinho

O Studio avaliou a história do Pelourinho e de seus habitantes, acrescentando ao cenário um toque contemporâneo, respeitando o que está por trás de cada detalhe, repleto de lembranças não tão coloridas.

Arthur Casas: Largo do Pelourinho (Praça)

Arthur Casas: Largo do Pelourinho (Praça)

O projeto repensa sobre as cores e elabora uma nova adaptação térmica que proporciona maior conforto aos visitantes, além de muitas áreas verdes e estruturas favoráveis para eventos culturais. O telão de cinema ao ar livre é o exemplo desses espaços.

Arthur Casas: Largo do Pelourinho - Cinema

Arthur Casas: Largo do Pelourinho – Cinema

Além desses em destaque, confira mais alguns projetos famosos de Arthur Casas:

  • Restaurante KAA
Arthur Casas: restaurante Kaa

Arthur Casas: restaurante Kaa

  • Hotel Emiliano
Arthur Casas: Hotel Emiliano

Arthur Casas: Hotel Emiliano

  • Residência Iporanga
Arthur Casas: Iporanga

Arthur Casas: Iporanga

  • Condomínio Baleia
Arthur Casas: casa no condomínio baleia

Arthur Casas: casa no condomínio baleia

  • Apartamento Urca
Arthur Casas: sala com piscina de vidro no teto

Arthur Casas: sala com piscina de vidro no teto

  • Loja Alexandre Herchcovitch – Tóquio
Arthur Casas: Alexandre Herchcovitch - Tóquio

Arthur Casas: Alexandre Herchcovitch – Tóquio

  • Pavilhão Brasileiro na Expo Milão 2015
Arthur Casas: Pavilhão Brasileiro 2015

Arthur Casas: Pavilhão Brasileiro 2015

  • Loja de vinhos Mistral
Arthur Casas: Loja Mistral

Arthur Casas: Loja Mistral

Se você quiser conhecer outros projetos e a vida mais arquitetos consagrados, confira em nosso blog:

Arthur Casas surpreende a todos com suas obras, não é mesmo? Você também pode encantar seu cliente com um projeto incrível! Receba nosso material e confira dicas que vão dar um UP na sua carreira: