Conheça a Trajetória de Sucesso de Brunete Fraccaroli, a Arquiteta das Cores

Brunete Fraccaroli é considerada uma das arquitetas mais bem conceituadas e requisitadas do Brasil. Sua criatividade e seu talento para a decoração inquestionável já lhe renderam muitas premiações e publicações em revistas, resultando não somente no reconhecimento nacional, mas também internacional

Com mais de 30 anos atuando no mercado e citada como “a criadora de projetos coloridos, movimentados e cheios de energia”, Brunete Fraccaroli já trabalhou muito com design residencial e comercial no Brasil e em outras partes do mundo como Nova York e Milão.

Dotada de uma personalidade marcante e uma trajetória de sucesso, Brunete Fraccaroli é fonte de inspiração para muitos estudantes e profissionais de arquitetura e design de interiores. 

Brunete Fraccaroli é considerada uma das arquitetas mais bem conceituadas e requisitadas do Brasil

1. Brunete Fraccaroli é considerada uma das arquitetas mais bem conceituadas e requisitadas do Brasil. Fonte: Pinterest

Quer conhecer mais sobre a carreira de Brunete Fraccaroli? No post de hoje, vamos mostrar de perto quem é Brunete Fraccaroli e alguns dos seus principais projetos. Confira!

Conheça a história de Brunete Fraccaroli

Desde pequena, Brunete Fraccaroli história sempre foi apaixonada por cores e até revela que já chegou a pintar um gato que tinha de azul. No entanto, apesar de amar cores e decoração, a área de arquitetura e design de interiores não era sua principal escolha durante as fases de vestibular.

Nessa época, Brunete Fraccaroli estava mais inclinada a seguir medicina, cirurgia plástica ou áreas ligadas à estética. Contudo, essas opções não duraram por muito tempo, pois a partir do momento em que Brunete Fraccaroli passou a pensar no futuro da profissão e em como teria que “se casar com a medicina”, mudou de ideia e passou a seguir os passos da arquitetura.

Brunete Fraccaroli história sempre foi apaixonada por cores

2. Brunete Fraccaroli história sempre foi apaixonada por cores. Fonte: Revista EGO

Veja também: Marcelo Rosenbaum: A Incrível Trajetória do Arquiteto que Busca a Essência do Design

Formada em arquitetura pela Universidade Mackenzie de São Paulo, Brunete Fraccaroli redescobriu sua paixão pelas cores ao longo do curso e passou a adotá-las em diversos projetos residenciais e comerciais.

No começo de sua trajetória profissional, Brunete Fraccaroli estagiou por quatros anos com o então renomado arquiteto Ruy Ohtake, ao qual foi responsável por influenciá-la a seguir a arquitetura de interiores. 

Projeto residencial de Brunete Fraccaroli: Apartamento no Guarujá

3. Projeto residencial de Brunete Fraccaroli: Apartamento no Guarujá. Foto: Rômulo Fialdini

Brunete Fraccaroli, na década de 1990, fez parte da diretoria da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) e permaneceu nessa função por cerca de 13 anos. Em 2003, tornou- se presidente da associação. E de 2006 até o momento, participa do conselho deliberativo da ABD.

Escritório de arquitetura da Brunete Fraccaroli

O escritório da renomada arquiteta Brunete Fraccaroli que toma a planta inteira do pavimento de um prédio, apresenta forte impacto visual, visto que tanto as paredes como os móveis apresentam acabamento colorido.

Escritório de arquitetura da Brunete Fraccaroli com design colorido

4. Escritório de arquitetura da Brunete Fraccaroli com design colorido. Foto: Tuca Réines

As salas dos arquitetos colaboradores estão apoiadas por pequenas salas de reuniões menores e internas. Já a sala da arquiteta Brunete, que conta com copa e banheiro próprio, foi posicionada de forma estratégica entre o setor burocrático e a sala de reuniões para os visitantes.

Sala de reuniões do escritório de arquitetura da Brunete Fraccaroli

5. Sala de reuniões do escritório de arquitetura da Brunete Fraccaroli. Foto: Tuca Réines

Veja também: Conheça Patricia Pomerantzeff: a arquiteta por trás do Doma Arquitetura

Brunete Fraccaroli: Projetos coloridos, movimentados e cheios de energia

Conhecida por seu estilo ousado, Brunete Fraccaroli sempre em seus projetos buscou explorar diferentes formas, texturas e cores. Não à toa que em suas criações, a arquiteta ultrapassou fronteiras e chegou a apartamentos e casas de cidades como: Nova York; New Orleans; Miami; Milão (Itália) e Punta del Este (Uruguai).

Dentre os principais projetos de Brunete Fraccaroli podemos destacar: o famoso Jardim de Vidro desenvolvido para o Espaço Deca em 1999, ao qual foi citado pelo jornal The New York Times; A Garagem de Vidro da Casa Cor 2001, projetada em homenagem a seu pai, ao qual recebeu o prêmio Solutia Design Awards 2002.

Projeto Brunete Fraccaroli: Jardim de Vidro desenvolvido para o Espaço Deca

6. Projeto Brunete Fraccaroli: Jardim de Vidro desenvolvido para o Espaço Deca. Fonte: Revista Habitare

Mais adiante temos o projeto comercial da Glass Store em São Paulo, que recebeu o título do Concurso Solutia Design Awards 2003 junto ao arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Em 2011, atenta às tendências que fomentam a sustentabilidade, Brunete Fraccaroli assina a decoração da sua primeira casa container em um evento da CasaCor.

Casa Container na CASACOR São Paulo 2011, assinada pela arquiteta Brunete Fraccaroli

7. Casa Container na CASACOR São Paulo 2011, assinada pela arquiteta Brunete Fraccaroli. Foto: Divulgação

Quanto aos projetos comerciais mais recentes podemos destacar as criações de design do Anfiteatro do Hospital do Câncer; Biblioteca no Hospital do Câncer; Creche no Sumaré e Restaurante Yabany.

Projeto de Brunete Fraccaroli Anfiteatro do Hospital do Câncer

8. Projeto de Brunete Fraccaroli Anfiteatro do Hospital do Câncer. Foto: Allan Brugier

Projeto de Brunete Fraccaroli Creche de Sumaré

9. Projeto de Brunete Fraccaroli Creche de Sumaré. Foto: Marco Pinto

Projeto de Brunete Fraccaroli Restaurante Yabany

10. Projeto de Brunete Fraccaroli Restaurante Yabany. Foto: Tuca Réines

Além de trabalhar com projetos de arquitetura e design de interiores, Brunete Fraccaroli também é responsável por administrar a fábrica herdada do seu bisavô – Fábrica Fraccaroli, ao qual produz aromas e essências naturais para alimentos.

Vale comentar que Brunete também foi convidada pela empresa Mattel para ser usada de inspiração para a boneca Barbie quero ser arquiteta. Este convite surgiu após uma matéria dizer que ela tinha um jeito dócil, como “uma Barbie”. Mediante a essa matéria, Brunete resolve incluir uma boneca Barbie em seu painel de agradecimento da Casa Cor, criando ainda mais visibilidade resultando no convite mencionado pela empresa.

Brunete foi convidada pela empresa Mattel para ser usada de inspiração para a boneca Barbie quero ser arquiteta

11. Brunete foi convidada pela empresa Mattel para ser usada de inspiração para a boneca Barbie quero ser arquiteta. Fonte: Pinterest

Carreira no entretenimento: reality show “Mulheres Ricas”

Além do reconhecimento e das premiações recebidas como arquiteta e design de interiores, Brunete Fraccaroli foi uma das cinco mulheres a compor o elenco de peso do reality show, “Mulheres Ricas”, transmitido na época pela TV Bandeirantes. 

O  reality, feito em 2012, foi transmitido por duas temporadas e acabou no ano seguinte à estreia. Durante o programa Brunete Fraccaroli mulheres ricas esteve ao lado de Lydia Sayeg, Narcisa Tamborindeguy, Val Marchiori e Débora Rodrigues.

Brunete Fraccaroli mulheres ricas esteve ao lado de outras participantes de peso

12. Brunete Fraccaroli mulheres ricas esteve ao lado de outras participantes de peso. Fonte: Pinterest

Agora que você conheceu a trajetória de sucesso de Brunete Fraccaroli, continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto de Paulo Biacchi: Conheça o Designer de Produtos que Transformou o DIY na Internet e fique por dentro da história desse designer de produtos que tem se destacado nos últimos anos.