A Cadeira Lina Bo Bardi: expressão ideológica e cultural no design de mobílias

A arquiteta Lina Bo Bardi foi um marco não apenas nas edificações arquitetônicas, como também na história do design de mobílias no Brasil.

A engajada arquiteta modernista inovou na escolha de matérias-primas que remetessem à cultura nacional e às formas arrojadas, desafiando a arquitetura dos anos 40. A cadeira Bowl é um exemplo desse arrojo.

Lina tinha uma visão ampla e libertadora: ao mesmo tempo em que cultivava o design  rústico e naturalista, tinha apreço por formas industriais e tubulares, como a presença do vidro e do aço em diferentes modulações, em contraste com materiais bastante característicos do Brasil, que receberam destaque em seus projetos, como as redes indígenas e o couro nordestino.

Entre as inúmeras mobílias criadas pela artista, a cadeira Lina Bo Bardi é uma das mais conhecidas. Vamos conferir as suas principais peças e a originalidade em cada detalhe da arquiteta que revolucionou a década de 40 e 50, um cenário de repressão militar, mas que não abalou o talento e força de Lina, origem italiana, mas brasileira por opção e paixão.

Conheça outros arquitetos que também se notabilizaram pelo design de mobiliário:

Poltrona Bowl – conforto e uma nova perspectiva do mundo

 

cadeira-lina-bo-bardi-bowl-preto-e-branco

cadeira lina bo bardi: bowl preto e branco

A cadeira Bowl foi criada em 1951 e possui uma identidade única ao se tratar do design, tornando-se uma criação irreverente e moderna até hoje.

Seguindo o princípio de que o usuário é o centro de cada projeto, a peça foi criada em forma de cumbuca de barro (inspirada em tigelas utilizadas por caiçaras) e pode mover-se para todos os lados, apoiada sobre um suporte metálico.

Na época, a poltrona Bowl revolucionou o design e desafiou qualquer tipo de conservadorismo cultivado por críticos e artistas do período. A arquiteta criou uma das peças mais admiradas pelo mundo das artes e conseguiu reunir conforto, criatividade ímpar e sofisticação.

cadeira-lina-bo-bardi-bowl-arper

cadeira lina bo bardi: bowl arper

A empresa italiana Arper produziu uma tiragem limitada de 500 exemplares da poltrona Bowl em 2013, e foi um sucesso de vendas, porque nunca havia sido produzida em larga escala. A peça é feita de fibra de vidro acolchoado com as opções de revestimento em couro ou tecido.

Revolução na arte de construir mobílias

 

O trabalho realizado na criação da poltrona Browl Lina Bo Bardi teve forte influência de dois movimentos marcantes para a arquitetura brasileira da época:

  • A industrialização e a produção em massa (novidade no Brasil)
  • O culto à moda popular e a valorização da cultura e da matéria-prima nacional

A arquiteta quebrou padrões e conquistou admiradores da arte e da moda criando uma cadeira adaptável ao corpo humano, ao contrário dos acentos tradicionais que preservavam a postura ereta, de acordo com o que era considerado um bom costume.

Por trás do belo design, a cadeira Lina Bo Bardi trouxe a idéia de pluralidade, sendo o homem o centro da obra e obtendo o total controle do modo como deseja apresentar-se ao mundo, não mais de forma ereta como forçava a estrutura das poltronas tradicionais.

A liberdade era a marca dessa grande artista, o que a inspirava em seus principais trabalhos. Muitos deles, aliás, são obras fundamentais a história da arquitetura moderna brasileira.

Lina Bo Bardi conseguiu reunir em seus projetos a revolução, a criatividade e a expressão do que sentia, em um período em que o mundo passava por fortes repressões culturais e principalmente políticas.

Confira mais detalhes sobre outra cadeira criada por um dos maiores arquitetos de todos os tempos: Os segredos da Cadeira Barcelona de Mies van der Rohe e outras mobílias do arquiteto

Cadeira Lina Bo Bardi – Liberdade expressa na história do design

 

Outras criações da arquiteta surpreenderam projetistas e críticos da arte pela irreverência e, sem dúvida, pela forma única que transmitia a sua visão do mundo às obras.

Poltrona três pés

 

cadeira-lina-bo-bardi-poltrona-tres-pes-etel

cadeira lina bo bardi: poltrona três pés etel

Em homenagem a essa artista e em comemoração de seu centenário, no ano de 2014, a Etel interiores fez uma remontagem e reuniu as principais cadeiras que marcaram a história da criação de mobílias no Brasil.

Entre as doze peças selecionadas está a poltrona três pés em metal, mais um trabalho em que a arquiteta faz questão de se inspirar na cultura brasileira, deixando evidente a sua paixão pelo país.

Na cadeira, Lina remete ao design das redes indígenas, mas nem por isso abre mão dos materiais industriais, como a estrutura de metal e a naturalidade do tecido em couro que trouxe um toque popular e artesanal à obra.

Cadeira Lina Bo Bardi bola de latão

 

cadeira-lina-bo-bardi-bola-de-latao-etel

cadeira lina bo bardi: bola de latão etel

A enigmática cadeira Lina Bo Bardi bola de latão, foi desenhada especialmente para a Casa de Vidro, residência da arquiteta.

O que chama atenção nessa mobília é a meticulosidade com a qual materiais distintos são perfeitamente estruturados na obra, como o latão, ferro e couro. Temos aí a mistura de matéria-prima rústica e sofisticada aplicadas na medida certa.

É possível observar a forma do acento ainda respeitando as redes indígenas, como na poltrona três pés em metal.

Cadeira de balanço Lina Bo Bardi

 

cadeira-lina-bo-bardi-cadeira-de-balanco-e-lina

cadeira lina bo bardi cadeira de balanço e lina

Inspirada nas curvas marcantes de Oscar Niemeyer, a cadeira Lina Bo Bardi é mais uma mobília da arquiteta projetada para a biblioteca da Casa de Vidro. Podemos observar a característica ímpar da artista de transformar o tradicional, que seria a própria poltrona, inserindo a possibilidade do balanço e atrelado a isso a um design irreverente e sofisticado.

A cadeira de balanço ganha uma cara nova e Lina consegue através dos materiais selecionados tornar o móvel sofisticado, confortável e questionador, visto que o apoio das costas paira sobre o ar, sendo sustentado pela estrutura dos braços.

cadeira-lina-bo-bardi-cadeira-de-balanco

cadeira lina bo bardi: cadeira de balanço

Para muitos deve ser uma surpresa conhecer o mobiliário criado por Lina Bo Bardi. Para se aprofundar na obra dessa arquiteta, confira em nosso blog: