Descubra Cesar Pelli, o arquiteto conhecido por projetar as torres gêmeas do Sudeste Asiático

Sempre que pensamos em arranha-céus, temos aquela imagem de um prédio em Nova Iorque ou em Dubai. Mas na realidade esses gigantes da arquitetura estão mais espalhados pelo mundo do que você imagina.

cesar-pelli-petronas-towers-luzes

cesar pelli: petronas towers luzes

As Petronas Twin Towers, localizadas em Kuala Lumpur, na Malásia, são famosas por serem duas das construções mais altas do mundo. Elas possuem 452 metros, cada uma, e foram concluídas em 1997. O autor desse fabuloso projeto foi o arquiteto argentino Cesar Pelli, um dos profissionais mais preeminentes do século XX.

Alguns críticos dizem que Pelli é tão importante para a cultura moderna quanto foram, no passado, os grandes nomes do renascimento italiano. Seus projetos estão dispersos em diferentes partes do mundo e possuem muita aceitação do público.

Hoje, Cesar é conhecido não só por projetar edifícios altos como também importantes marcos urbanos. Um exemplo é o Winter Garden, localizado no World Financial Center, em Nova York.

cesar-pelli-winter-garden

cesar pelli: winter garden

Veja mais sobre outro arquiteto famoso por seus arranha-céus: Norman Foster, o arquiteto high-tech

Quer crescer e conquistar o mercado? Confira nosso ebook:

ciclo-do-encatamento

Biografia do arquiteto Cesar Pelli

 

cesar-pelli-predios

cesar pelli: prédios

Cesar Pelli nasceu na Argentina, mas emigrou para os Estados Unidos, em 1952. Dois anos depois, ele concluiu seus estudos em arquitetura pela Universidade de Illinois.

Logo que iniciou sua carreira, teve o enorme prazer de trabalhar no escritório de Eero Saarinen, o responsável pela criação da famosa ‘Cadeira Tulipa’. E por lá pode participar do projeto para um dos terminais do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York.

Em 1964, Cesar tornou-se um diretor na empresa Daniel, Mann, Johnson e Mendenhall, com sede em Los Angeles. Em 1968, ficou parceiro da Gruen Associates.

Não tardou para o seu trabalho ser mais reconhecido. Pelli foi chamado para participar do programa de ensino da UCLA e, mais tarde, da Universidade de Yale. Hoje, ele é dono da firma Pelli Clarke Pelli Architects, em New Haven, Connecticut.

Em todo esse tempo, Pelli ganhou mais de oitenta prêmios por sua excelência em teoria e prática da arquitetura.

Foi nomeado como um dos americanos mais influentes pelo Instituto de Arquitetos, em 1991. Recebeu o prêmio AIA Gold Medal, em 1995; e o The Lynn S. Beedle Lifetime Achievement Award, do Conselho sobre Edifícios Altos e Habitats Urbanos, em 2008. E, recentemente, foi diplomado Doutor das Artes pela Universidade de Yale.

No período em que esteve em Los Angeles, Cesar Pelli aprendeu a trabalhar com novas tecnologias, como peles de vidro. Assim, ele começou a criar edifícios mais translúcidos, de visual leve.

Entre os anos oitenta e noventa, foi vez do arquiteto explorar outras tendências, como o uso do metal e de folheados em pedra, com maior qualidade escultural. E essa foi sua maior característica, sempre buscar por novas soluções através da diversidade de materiais.

Ao contrário de muitos arquitetos, o estilo dos projetos de Cesar Pelli é facilmente reconhecível. Suas obras são lembradas por se adequarem ao terreno e à paisagem. Elas se encaixam bem tanto ao ambiente natural quanto aos desejos e necessidades dos clientes.

Além disso, expressam uma estética arquitetônica muito moderna, porém vinculada às tradições. É isso que atrai tanto a atenção das pessoas para o trabalho deste arquiteto.

Um prédio deve ser plano de fundo e primeiro plano. Como primeiro plano, deve ter algumas qualidades excepcionais. Mas também deve tentar com esforço de adaptar ao tecido da cidade

– Cesar Pelli

Conheça mais arquitetos que inovam e agradam ao público:

As obras mais importantes de Cesar Pelli

 

Durante toda a sua carreira, Cesar Pelli projetou espaços icônicos. Dentre as suas obras mais notáveis estão: o Pacific Design Center em Hollywood; a embaixada dos Estados Unidos em Tóquio; a expansão do Museu de Arte Moderna de Nova York; o Museu Nacional de Arte em Osaka; o Centro Adrienne Arsht para Artes Performáticas em Miami; a Biblioteca Central de Minneapolis; e o plano diretor para o Cira Center South, na Filadélfia.

cesar-pelli-pacific-design-center

cesar pelli: pacific design center

cesar-pelli-museu-nacional-de-arte-osaka

cesar pelli: museu nacional de arte osaka

cesar-pelli-centro-adrienne-arsht

cesar pelli: centro adrienne arsht

cesar-pelli-biblioteca-publica-de-minneapolis

cesar pelli: biblioteca pública de minneapolis

Conheça também Jeanne Gang, a primeira mulher a projetar um arranha-céu.

Cesar Pelli e as Petronas Towers

 

cesar-pelli-petronas-towers

cesar pelli: petronas towers

As torres gêmeas malaias foram consideradas os edifícios mais altos do mundo até 2004. Mas, não é por isso que elas são tão importantes para o país. É porque elas são um tipo de homenagem à riqueza da cultura islâmica.

Todos os esforços do arquiteto giraram em torno de encontrar um meio de incorporar, respeitosamente, na sua arquitetura, os motivos e símbolos dessa religião. Isso foi o que norteou praticamente todo o projeto.

Foram construídas duas torres, elegantes e delicadas, feitas em concreto reforçado de alta resistência. O material é próprio para suportar as cargas horizontais provocadas pelas rajadas de vento. Já a planta lembra dois quadrados sobrepostos com um círculo inscrito no centro, como nos motivos islâmicos. E fachadas são revestidas de aço inoxidável, apresentando uma passarela elevada como ponto atrativo de observação para a cidade.

De acordo com Lao Tse, a realidade de um objeto oco está no vazio e não nas paredes que o definem. Ele falava, naturalmente, de realidades espirituais. Esta também é a realidade das Petronas Towers. A força do vazio é aumentada e tornada mais explícita pela passarela de pedestres, que… com sua estrutura de apoio, cria um portal para o céu… uma porta para o infinito.

– Cesar Pelli

cesar-pelli-petronas-towers-noite

cesar pelli: petronas towers noite

Que achou dessa lição de arquitetura de Cesar Pelli? Se quiser aprender mais sobre outras áreas do conhecimento, como o marketing, por exemplo, visite o Viva Decora PRO Academy, um site de cursos online especializado nas necessidades de arquitetos e designers de interiores que querem conquistar cada vez mais clientes.