Denise Scott Brown: arquiteta, empresária, professora

Denise Scott Brown é uma mulher de muitos talentos. Arquiteta, Urbanista, Professora e, sem dúvida, empreendedora.

Scott Brown é uma das principais arquitetas e esteve à frente de seu próprio escritório, um dos mais reconhecidos e influentes da atualidade, o VSB Venturi Scott Brown, sempre ao lado do marido, Robert Venturi, companheiro inseparável e com quem realizou uma parceria criativa admirável ao longo de sua carreira.

Recentemente, em 2017, sua trajetória foi coroada com mais um prêmio, dentre muitos que já recebeu, o “Jane Drew Prize”, conferido anualmente pela publicação londrina “Architects’ Journal”.

Nesse ocasião, Denise Scott Brown acrescentou mais uma frase ao seu repertório de citações:

Muitas coisas aconteceram que me fizeram muito feliz na minha velhice. Uma dessas é este prêmio

Nesta postagem, vamos contar a trajetória desta arquiteta e como conseguiu conquistar um lugar de alto prestígio entre as mulheres na arquitetura.

E se você deseja ter tanto sucesso quanto ela, seja pela qualidade de seus projetos como na liderança de uma grande empresa de arquitetura, aproveite para baixar nosso e-book O Ciclo do Encantamento, uma metodologia exclusiva da Viva Decora que ensina arquitetos e designers de interiores a atrair (e encantar) mais clientes.

Denise Scott Brown: arquiteta de arquitetos

 

Nascida na cidade de Nkana, na Zâmbia, no ano de 1931, Denise Scott Brown iniciou seus estudos superiores na África do Sul, na Universidade de Witwatersrand, mas se transferiu para Londres onde se graduou em arquitetura pela Architectural Association.

Posteriormente, recebeu o mestrado em arquitetura e planejamento urbano da Universidade da Pensilvânia. Ao longo de sua carreira, recebeu mais 12 títulos de doutora honorária de diversas universidades, tendo sido professora de arquitetura em instituições de prestígio como Harvard, a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), a Universidade da Califórnia em Berkeley, Yale e na Universidade da Pensilvânia, onde lecionou por 5 anos.

Como se nota, sua carreira acadêmica foi bastante diversificada, sendo responsável pela formação de diversos arquitetos, além de ter publicado diversos livros e estudos sobre urbanismo.

Dentre as obras de Denise Scott Brown destacam-se os livros “Aprendendo em Las Vegas: o simbolismo esqueceu-se da forma arquitetônica”, “Conceitos urbanos” e “Arquitetura e Artes Decorativas – dois novatos no Japão”, escrito em parceria com o marido.

Mas a contribuição de Denise Scott Brown para o mundo acadêmico foi muito além de seus excelentes livros e aulas. Ela foi responsável pelo planejamento de diversos campi universitários, além de prédios para institutos.

A lista destas obras de Denise Scott Brown, nessa área, é bastante ampla: Ela realizou o planejamento mestre da Universidade da Pensilvânia e da Universidade de Michigan, fez estudos de planejamento para as faculdades de Dartmouth, Bryn Mawr e Williams; para o Instituto Radcliffe de Estudos Avançados da Universidade de Harvard e para as universidades do Kentucky, Brown University e Tsinghua, esta última, em Pequim.

denise-scott-brown-perelman-quadrangle-pensilvania

Denise Scott Brown: Perelman Quadrangle Pensilvânia

denise-scott-brown-palmer-commons-michigan

Denise Scott Brown: Palmer Commons Michigan

denise-scott-brown-biblioteca-baker-berry-darthmouth

Denise Scott Brown: Biblioteca Baker-Berry Dartmouth

denise-scott-brown-radcliffe-harvard

Denise Scott Brown: Radcliffe Harvard

Veja também: 10 arquitetas famosas e suas obras reconhecidas mundialmente

Frases de Denise Scott Brown

 

Como não poderia deixar de ser, uma professora sempre conta com fases marcantes e citações memoráveis, para inspirar alunos, arquitetos e designers de interiores em geral.

Veja a seleção de frases de Denise Scott Brown que trouxemos para você:

Qual seria o meu conselho para um novo arquiteto? Pense de novo! Se você realmente tem de fazer, então dê tudo o que você pode

Na arquitetura faz falta menos ego e mais medo

A arquitetura não pode forçar as pessoas a se conectarem, só pode planejar os pontos de passagem, remover barreiras e tornar os locais de encontro úteis e atraentes

Com cerca de cinco anos eu sabia que seria uma arquiteta porque minha mãe estudava arquitetura. Eu pensei que era o trabalho das mulheres. Eu tinha um sentimento de propriedade sobre a arquitetura

Não temos sociologia da arquitetura. Os arquitetos não estão acostumados a análises sociais e desconfiam disso; os sociólogos têm peixes mais gordos para fritar

Basicamente, a ideia é que, com todo mundo se esforçando para ser revolucionário, você será mais revolucionário se tentar ser comum

Diante do imprevisível, as pessoas seguem o caminho pela magia

Inspire-se com mais citações como estas: Frases de arquitetos que traduzem o melhor de sua arte

Outras obras de Denise Scott Brown

 

Muitas esquecem que Denise Scott Brown projetou outras obras, além de instituições acadêmicas. Uma sombra que sempre a perseguiu em sua carreira foi o fato de trabalhar em estreita parceria com o marido, que acabou recebendo grande parte dos méritos, como no polêmico episódio em que ele foi premiado com o Pritzker, e Denise não.

Para apagar essa impressão, selecionamos algumas obras de Denise Scott Brown e Venturi, que não poderiam existir sem a participação de ambos nesses projetos:

Quartel dos Bombeiros número 4 – Columbus, Indiana

 

denise-scott-brown-quartel-dos-bombeiros-4

Denise Scott Brown: Quartel dos Bombeiros 4

Um dos primeiros projetos do casal, datado de 1968 a chamada Fire Station #4 é marcada pela simplicidade de seus tijolos vermelhos e brancos.

Museu de Arte de Seattle

 

denise-scott-brown-museu-de-arte-de-seattle

Denise Scott Brown: Museu de Arte de Seattle

Finalizado em 1991, este projeto do escritório VSBA, capitaneado pelo casal, usou uma área de 45 mil metros quadrados e é marcado por sua fachada que mistura diferentes materiais, como terracota, granito rosa e pedras vermelhas.

Museu das Crianças de Houston

 

denise-scott-brown-museu-das-criancas-de-houston

Denise Scott Brown: Museu das Crianças de Houston

Em parceria com Jackson & Ryan Architects, o VSBA criou um espaço que mistura uma arquitetura clássica, com colunas altas e espaços amplos, com muitas cores vibrantes, próprias para o público que visita o local.

Anexo da Galeria Nacional de Londres

 

denise-scott-brown-galeria-de-londres

Denise Scott Brown: Galeria Nacional de Londres

A ampliação da galeria tem uma área total de mais de 35 mil metros quadrados, em que se proporcionou um estilo mais contemporâneo em contraponto ao estilo neoclássico do prédio original.

Depois de conhecer a obra de Denise Scott Brown, confira detalhes da vida de outra grande arquiteta reconhecida internacionalmente: Lina Bo Bardi – biografia, curiosidades, as principais obras e o legado do MASP