Famosos arquitetos brasileiros: os profissionais que inspiraram o Brasil e o mundo

Você também pode ouvir esse texto:

Todo arquiteto busca inspiração para desenvolver seu estilo próprio e criar suas obras. São os grandes mestres e famosos arquitetos que os influenciam e encantam durante a época da faculdade.

Após muita leitura e pesquisas, os profissionais desenvolvem repertório, fixam na memória seus arquitetos e projetos favoritos e almejam, nessa profissão desafiadora, uma carreira sólida, reconhecimento no mercado, e quem sabe, deixar um legado assim como seus antecessores.

Aqui, escolhemos oito arquitetos famosos brasileiros que ajudaram a construir o imaginário da arquitetura nacional, impressionam, às vezes, pela irreverência e sempre por construções de, literalmente, tirar o fôlego.

Como afirmou Paloma Vera, arquiteta mexicana do prestigiado escritório de arquitetura Canovera:

“Brasil é um dos melhores exemplos de como a herança se transforma. Os períodos luso, colonial, moderno e contemporâneo seguiram uma linha coerente de maturação, onde o passado não é visto como um fardo, nem se projeta em um futuro alheio. A arquitetura contemporânea descansa sobre as bases sólidas da modernidade, onde se definiu a autonomia da arquitetura brasileira”.

Em homenagem e fazendo uma rápida retrospectiva  da arquitetura nacional, veja nossa lista com oito nomes consagrados de arquitetos famosos brasileiros e, depois, confira também uma maneira prática de conhecer cada vez mais a obra dos arquitetos que admira e incorporar isso ao seu dia a dia de trabalho.

Antese de começar a leitura, confira nosso escolhidos:

Famosos arquitetos brasileiros que marcaram a nossa história

 

  • Paulo Mendes Rocha
  • Lina Bo Bardi
  • Oscar Niemeyer
  • Lucio Costa
  • Isay Weinfeld
  • Márcio Kogan
  • Roberto Burle Marx
  • Rosa Kliass

E se você busca inspiração para se aperfeiçoar cada vez mais, não deixe de ler: 10 livros que vão te ajudar a crescer na carreira

Famosos arquitetos brasileiros: obras que não cansa admirar

 

O que são arquitetos famosos? Podemos dizer que arquitetos famosos são aqueles que pelo conjunto de sua obra deixaram um legado para as futuras gerações ou que, neste momento, estão se destacando no mercado como inovadores e responsáveis por lançar novas tendências.

Em nosso lista de arquitetos brasileiros famosos, estamos incluindo os dois tipos: tanto os que já deixaram um legado, quanto os que estão se destacando como inovadores e com personalidade própria.

1 – Paulo Mendes da Rocha

 

famosos-arquitetos-brasileiros-paulo-mendes-da-rocha

Famosos arquitetos brasileiros: Paulo Mendes da Rocha

Talvez um dos arquitetos famosos brasileiros vivo e na ativa de maior renome. Paulo Mendes da Rocha, que gosta de observar a engenhosidade do mundo, acredita que “a questão fundamental da arquitetura é resolver problemas” e costuma dizer que se tivesse que mencionar uma só qualidade a respeito dela, seria “que deve ser oportuna”.

O capixaba que vive um momento de reconhecimento internacional, inspira e ainda vai inspirar a muitos arquitetos e estudantes da área. Esse nome, que na verdade, dispensa apresentações, tem um conjunto de obras caracterizadas por certa rigidez, a busca pela incorporação das áreas sociais e ambientais – a arquitetura sintética –, e pela já famosa “capacidade do homem de intervir na natureza de forma criteriosa”.

Quem admira sua obra, deve sonhar em trabalhar com ele. Ainda há tempo!

Aqui, sem mais rodeios, trazemos algumas de suas construções renomadas e que nos motivaram a incluí-lo entre os arquitetos famosos brasileiros em destaque:

Praça do Patriarca

 

famosos-arquitetos-brasileiros-paulo-mendes-da-rocha-praca-do-patriarca

Famosos arquitetos brasileiros: Paulo Mendes da Rocha — Praça do Patriarca

Centro Histórico da cidade de São Paulo, palco de tantos artistas e festas de rua, este marco da capital, se tornou do povo após a proposta de reurbanização do arquiteto.

Galeria Vermelho

 

famosos-arquitetos-brasileiros-paulo-mendes-da-rocha-galeria-vermelho

Famosos arquitetos brasileiros: Paulo Mendes da Rocha — Galeria Vermelho

Uma das principais referências de criação e divulgação de arte contemporânea no Brasil, a Galeria Vermelho não poderia ter sido desenvolvida por um nome de menos peso. A proposta era incorporar espaços expositivos à estrutura arquitetônica já existente.

Museu da Língua Portuguesa

 

famosos-arquitetos-brasileiros-paulo-mendes-da-rocha-museu-da-lingua-portuguesa

Famosos arquitetos brasileiros: Paulo Mendes da Rocha — Museu da Língua Portuguesa

O primeiro museu do mundo exclusivamente dedicado a um idioma, o Museu da Língua Portuguesa é mais um projeto de Mendes Rocha no centro de São Paulo, que ele tanto adora. Uma obra para inspirar profissionais sobre o equilíbrio do novo com o tradicional, em que muito da edificação original foi mexida, mas o essencial, a alma do edifício, foi mantida.

2 – Lina Bo Bardi

 

famosos-arquitetos-brasileiros-lina-bo-bardi

Famosos arquitetos brasileiros: Lina Bo Bardi

A ítalo-brasileira que escolheu o Brasil como pátria é conhecida pelo estilo moderno, o cuidado com o entorno e com aqueles que iriam interagir com suas obras. Sobre o MASP, por exemplo, que leva sua assinatura, em um documentário sobre arquitetura. Lina Bo Bardi afirma “não procurei a beleza, e sim a liberdade. Os intelectuais não gostaram, mas o povo gostou”.

A arquiteta que compreendeu a cultura do país por um olhar antropológico e se sentia brasileira “desde o Cariri ao Triângulo Mineiro, às cidades do interior e da fronteira”, foi também uma profissional multifacetada: trabalhou como cenógrafa, ilustradora, escritora, designer e artista visual.

Em uma época que a arquitetura era majoritariamente masculina, Bo Bardi foi pioneira em sua área e abriu caminhos para a participação feminina na política, nas artes plásticas e em meios intelectuais, o que nos fez, entre outros motivos,incluí-la em nossa lista de arquitetos famosos brasileiros.

Algumas das obras mais importantes de Lina Bo Bardi:

MASP

 

famosos-arquitetos-brasileiros-lina-bo-bardi-masp

Famosos arquitetos brasileiros: Lina Bo Bardi — MASP

Um dos símbolos da cidade de São Paulo, o terreno localizado bem no centro da Avenida Paulista foi amor à primeira vista para ali criar o museu das quatro grandes colunas vermelhas e um vão onde paulistanos e forasteiros se reúnem.

Confira mais sobre o MASP de Lina Bo Bardi.

Sesc Pompéia

 

famosos-arquitetos-brasileiros-lina-bo-bardi-sesc-pompeia

Famosos arquitetos brasileiros: Lina Bo Bardi — Sesc Pompeia

Visitado por arquitetos e estudantes de arquitetura do mundo todo, o SESC Pompeia é mais uma obra que marca a importância que era promover o convívio entre pessoas para a arquiteta.

Solar do Unhão

 

famosos-arquitetos-brasileiros-lina-bo-bardi-solar-do-unhao

Famosos arquitetos brasileiros: Lina Bo Bardi — Solar do Unhão

Hoje, sede do Museu de Arte Moderna da Bahia, foi um projeto de recuperação realizado por Dona Lina, como era carinhosamente chamada enquanto esteve na Bahia. A construção do século XVI foi respeitada e nela a arquiteta fez a famosa “Escada de Lina”.

Teatro Oficina

 

famosos-arquitetos-brasileiros-lina-bo-bardi-teatro-oficina

Famosos arquitetos brasileiros: Lina Bo Bardi — Teatro Oficina

Projetado em 1991, este é um dos últimos projetos de Bo Bardi. O Teatro Oficina era lar do grupo Uzyna Uzona, liderado por Zé Celso e eleito pelo The Observer, “o melhor teatro do mundo na categoria “projeto arquitetônico”, fazendo jus à sua inclusão em nossa lista dos arquitetos famosos brasileiros.

3 – Oscar Niemeyer

 

famosos-arquitetos-brasileiros-oscar-niemeyer

Famosos arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer —

“A vida é mais importante que a arquitetura”. Este apaixonado pela vida, e talvez por isso tenha vivido até os 104, é o arquiteto mais importante da América Latina, na opinião de muitos. Outro nome que dispensa apresentações.

Suas obras e estilo mudaram para sempre a paisagem e história do Brasil.

Assinou as construções mais emblemáticas dos anos 40 e 50. As curvas sensuais de seus projetos tomaram o mundo e é estudado como o grande pioneiro da arquitetura modernista. Definitivamente o mais famoso arquiteto brasileiro da história.

Maiores obras:

Copan

 

famosos-arquitetos-brasileiros-oscar-niemeyer-copan

Famosos arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer — Copan

Para quem não tem mar, tem o Edifício Copan. Uma onda gigante no centro antigo de São Paulo. Amado por muitos e odiado por tantos outros, é inegavelmente um ícone da cidade. Um enorme conjunto habitacional marcado pela leveza do modernismo do projeto.

Conjunto da Pampulha

 

famosos-arquitetos-brasileiros-oscar-niemeyer-conjunto-pampulha

Famosos arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer — Conjunto Pampulha

Inspirado nas curvas da arte barroca, é um de seus projetos mais famosos. Reza a lenda que foi concebido e desenhado em apenas uma noite.

Parque do Ibirapuera

 

famosos-arquitetos-brasileiros-oscar-niemeyer-auditorio-ibirapuera

Famosos arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer — Auditório Ibirapuera

Parque público de São Paulo inaugurado em 1954, refúgio dos moradores da cidade que buscam por natureza. Outro marco da relação do arquiteto com a cidade.

Conheça mais sobre este incrível arquiteto: Oscar Niemeyer

4 – Lucio Costa

 

famosos-arquitetos-brasileiros-lucio-costa

Famosos arquitetos brasileiros: Lúcio Costa —

Nascido na França, em Toulon, mas filho de brasileiros, este nome certamente inspirou você que é um urbanista amante da arquitetura modernista no Brasil.

Brasília, sua obra mais conhecida, a cidade em forma de avião, foi pensada para ser monumental, habitacional, bucólica e gregária.

Outra construção que leva sua assinatura é o Palácio Gustavo Capanema ou Ministério da Educação do Rio de Janeiro, em que junto das formas modernas estão os azulejos da herança da arquitetura colonial lusitana, que viriam a se tornar também um marco dessa época.

Conheça mais sobre Lucio Costa e seus croquis de Brasília.

famosos-arquitetos-brasileiros-lucio-costa-palacio-gustavo-capanema

Famosos arquitetos brasileiros: Lúcio Costa — Palácio Gustavo Capanema

5 – Isay Weinfeld

 

famosos-arquitetos-brasileiros-Isay-Weinfeld

Famosos arquitetos brasileiros: Isay Weinfeld 

Uma escolha que talvez não agrade a todos como um dos arquitetos famosos brasileiros, Isay Weinfeld é de uma geração mais nova, ele é conhecido por não gostar que busquem “o estilo Weinfeld de fazer arquitetura”. A busca por certa anonimidade ou talvez liberdade em criar na sua arquitetura é o que para Weinfeld indica que seu trabalho segue fresco e com o elemento-surpresa.

Adepto sim do modernismo, mas sem radicalismo, este arquiteto conhecido mundialmente tem também suas características que estão sempre presentes: boas proporções, linhas retas e detalhamento.

Confira também a trajetória do Studio Arthur Casas, que também aposta no modernismo, além de conforto e sofisticação.

Livraria da Vila

 

famosos-arquitetos-brasileiros-Isay-Weinfeld-livraria-da-vila

Famosos arquitetos brasileiros: Isay Weinfeld — Livraria da Vila

Livros e mais livros distribuídos em curvas e linhas retas por 790 m² em 3 andares.

Edifício 360°

 

famosos-arquitetos-brasileiros-Isay-Weinfeld-edificio-360

Famosos arquitetos brasileiros: Isay Weinfeld — Edificio 360

Popular e cultuado entre os arquitetos mais jovens, este edifício no Alto da Lapa é organizado em cubos assimétricos que se encaixam.

Fasano Las Piedras Hotel

 

famosos-arquitetos-brasileiros-Isay-Weinfeld-fasano-las-piedras-hotel

Famosos arquitetos brasileiros: Isay Weinfeld — Fasano las Piedras Hotel

Em Punta del Este, Uruguai, um espaço que foi revitalizado, mas mantendo o ar rústico da que a natureza impõe.

6 – Márcio Kogan

famosos-arquitetos-brasileiros-marcio-kogan

Famosos arquitetos brasileiros: Márcio Kogan 

No início de sua carreira Márcio Kogan se dividia entre criara curta metragens e ser arquiteto. Até que depois de concluir seu único longa metragem, em 1998, ele volta ao escritório depois de 6 meses de ausência gravando o filme e descobre que não tinha mais clientes.

Foi a gota d’água: decidiu que seu negócio era ser arquiteto e focou em recuperar seu escritório, instalado, aliás, em um prédio projetado por ele.

Filho de um engenheiro famoso, costumava visitar as obras do pai, até os 8 anos de idade, quando ele faleceu, deixando, com certeza, uma marca que fez Kogan decidir pela carreira arquitetônica.

Autor de inúmeros projetos com inspiração declaradamente modernista, como o Hotel Fasano, a casa Gama Issa, a casa du Plessis, a casa Paraty, a casa Punta, a loja Decameron, o Studio SC, a casa Redux e muitos outros, Kogan também se desta na carreira por utilizar uma nova forma de gestão em seu studio.

famosos-arquitetos-brasileiros-marcio-kogan-casa-paraty

Famosos arquitetos brasileiros: Márcio Kogan — Casa Paraty

famosos-arquitetos-brasileiros-marcio-kogan-loja-decameron

Famosos arquitetos brasileiros: Márcio Kogan — Loja Decameron

Fundado em 2001, o Studio MK27 preza pela liberdade criativa, pelo trabalho colaborativo e o acompanhamento das obras pelos arquitetos que passaram a assinar os trabalhos junto com ele.

O sucesso desse modelo foi tanto que, além de vários prêmios, o Studio MK27 ampliou sua atividades, incorporando o design de mobiliário e utensílios.

7 – Roberto Burle Marx

 

famosos-arquitetos-brasileiros-roberto-burle-marx

Famosos arquitetos brasileiros: Roberto Burle Marx 

Apaixonado por plantas desde a infância, Roberto Burle Marx já cultivava um jardim, junto com a mãe, em sua casa, no período em que morou no Rio de Janeiro.

Por problemas de saúde, ainda jovem, foi morar na Europa, mais especificamente na Alemanha, onde teve contato com diversos mestre da pintura, estudando e praticando essa arte.

Ao voltar ao Brasil, em 1930, entra na Escola Nacional de belas Artes, onde entra em contato com artistas e arquitetos, como Portinari e Niemeyer.

Passa a dedicar-se com foco no paisagismo, mas com forte influência da pintura. Além disso, apaixona-se pala flora brasileira e passa a incorporara bromélias e palmeiras nativas em suas composições paisagísticas, o que não é muito bem recebido, na época, por setores conservadores.

Depois de galgar vários cargos públicos ligados ao paisagismo e ao urbanismo, projetando diversas praças e parques, a carreira de Burle Marx se consolida e ele passa a ser reconhecido como um dos grandes nomes do modernismo arquitetônico no Brasil, com diversos de seus projetos incorporados a obras de outros arquitetos famosos, como Lúcio Costa e Niemeyer.

famosos-arquitetos-brasileiros-roberto-burle-marx-praca-da-republica

Famosos arquitetos brasileiros: Roberto Burle Marx — Praça da República

famosos-arquitetos-brasileiros-roberto-burle-marx-ibirapuera

Famosos arquitetos brasileiros: Roberto Burle Marx — Ibirapuera

8 – Rosa Kliass

 

famosos-arquitetos-brasileiros-rosa-kliass

Famosos arquitetos brasileiros: Rosa Kliass 

Ao lado de sua colega de Turma, Miranda Magnoli, Rosa Kliass se formou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1955 e ambas são consideradas as primeiras mulheres paisagistas brasileiras.

Responsável entre diversas outras obras, pelo plano urbanístico e paisagístico da cidade de Curitiba, em 1965, pela reestruturação do Vale do Anhangabaú e pelo transformação da área do antigo Presídio do Carandiru no Parque da Juventude, ambos em São Paulo, Kliass também se destacou como líder de sua classe, tendo fundado, em 1975, a Associação Brasileira dos Arquitetos e Paisagistas – ABAP.

famosos-arquitetos-brasileiros-rosa-kliass-anhangabau

Famosos arquitetos brasileiros: Rosa Kliass — Anhangabaú

Kliass sempre se posicionou sobre os desafios que as mulheres tiveram e ainda têm que enfrentar para se destacarem em suas carreiras profissionais, o que não é diferente no paisagismo.

Para conhecer mais da carreira e obra de Kliass e outros paisagistas brasileiros, leia esta artigo de nosso blog: 4 paisagistas brasileiros em destaque: inspire-se em suas obras

Conhecer a fundo a obra de seus arquitetos preferidos pode ser mais divertido do que você pensa e, ainda por cima, divulgar seu nome. Veja como:

Pinterest e Instagram: como colecionar a obra de seus ídolos em 8 passos

 

Duas plataformas sociais dedicadas à imagens interessantes, são o lugar perfeito para você ir acumulando conhecimento, homenagear arquitetos famosos brasileiros ou não, e divulgar também seu nome.

Montamos até um passo a passo:

 

Como prestigiar arquitetos brasileiros famosos no Instagram:

  1. Se ainda não tem, crie sua conta nas duas redes sociais
  2. Está andando pela cidade e viu uma obra arquitetônica que vale um clique? Capture com seu celular e, mais tarde, com calma, publique no Instagram, que é o lugar de fotos autorais.
  3. Não deixe de fazer um comentário, tem que ser muito curto, umas 15, 20 palavras no máximo, falando sobre a relação daquilo com seus arquitetos preferidos.
  4. Não ponha 57 hashtags, 3 ou 4 está bom, o nome de seu escritório, do arquiteto, da obra e o local, por exemplo.
  5. Use o Instagram Stories para promover ainda mais suas fotos.
  6. Aproveite viagens internacionais para visitar obras importantes e acrescentar ao seu perfil no Instagram.
  7. Está passeando pela internet e viu aquela imagem espetacular de uma obra de seus arquitetos preferidos? Manda ver no Pinterest!
  8. Instale a extensão de “pinar” as imagens assim que aparecem em sua tela, é muito mais fácil. Aqui tem algumas, para o navegador Chrome.
  9. Crie pastas temáticas, pode ser por arquiteto ou outro critério, e faça comentários, mas lembre-se: objetividade (menos é mais!).
  10. Não sabe mexer no Pinterest? Confira nosso guia sobre como usar o Pinterest e ter um perfil matador.

10 dicas para bombar no pinterest

Outra maneira inteligente de divulgar seu nome e seu trabalho é incluindo seu portfólio na Viva Decora, por onde passam mais 1,6 milhões de pessoas todo mês. Inscreva seu perfil agora mesmo.

E se quer mais dicas sobre como usar o Instagram e o Pinterest, dê uma olhada:

A foto de destaque desse texto foi usada a partir de uma campanha da Malwee.