Conheça toda contemporaneidade da arquitetura do FGMF Arquitetos

fgmf-arquitetos-casa-grelha

fgmf arquitetos: casa grelha

Com atuação em diferentes segmentos, o FGMF Arquitetos é caracterizado, principalmente, pelo desenvolvimento de projetos contemporâneos, inovadores e singulares.

Comandada pelo trio de arquitetos Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz e Fernando Forte, os amigos se conheceram na época da faculdade e, desde então, sonhavam com o dia em que trabalhariam juntos em seu próprio negócio.

O desejo se tornou realidade em 1999, quando enfim abriram o escritório FGMF Arquitetos, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, dando início a uma carreira brilhante no mundo da arquitetura. Totalizam mais de 360 projetos em seu portfólio e diversas premiações nacionais e internacionais.

Confira um pouco da história e dos projetos do FGMF Arquitetos.

Conheça mais escritórios de famosos arquitetos brasileiros:

História do FGMF Arquitetos: Como tudo começou

 

A história da FGMF Arquitetos teve início no ano de 1999, quando os três amigos Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz e Fernando Forte decidiram dar início a um sonho.

Formados pela FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, o trio já de arquitetos do FGMF tinha as metas traçados na mente e, não à toa, o sucesso não demorou muito tempo para bater à porta dos recém-formados profissionais.

Com o objetivo principal de se tornarem altamente reconhecidos em um mercado tão competitivo que é o da arquitetura, a FGMF se destaca, principalmente, por desenvolver projetos únicos, que fogem do habitual.

Realizar trabalhos inovadores, usando e abusando de diversos programas e técnicas, é um dos grandes diferenciais da equipe de profissionais que sempre quis impressionar tanto os acadêmicos como o público.

O escritório, localizado na zona oeste de São Paulo, no bairro de Pinheiros, conta com mais de 30 funcionários e uma infinidade de projetos – que ultrapassam o número de 360 – em diversos segmentos, como comercial, residencial, hoteleiro, hospitalar, clubes e também restaurantes.

Com o nome bastante consolidado no mercado, o merecido reconhecimento mundial do FGMF Arquitetos não poderia tardar a vir: seu currículo já conta com diversas premiações internacionais e já foram considerados um dos maiores escritórios de arquitetura da nova geração.

Recentemente, o escritório foi destaque de duas grandes premiações internacionais do setor: o Monsoon Archtecture Award 2017, na Índia, e o francês Prix Versailles.

Confira outros arquitetos brasileiros com destaque no exterior:

Principais projetos do FGMF arquitetos

 

Entre os diversos projetos desenvolvidos ao longo de quase 20 anos pelo FGMF Arquitetos, selecionamos alguns destaques:

  • Casa Botucatu: desenvolvido para um jovem casal, o projeto Casa Botucatu tem o objetivo de integrar os ambientes internos e externos a partir de espaços que os interligam diretamente. Pensando em proporcionar sombra nos dias de verão, foi criada uma cobertura especial, planejada em função da orientação solar.
fgmf-arquitetos-casa-botucatu-piscina

fgmf arquitetos: casa botucatu piscina

fgmf-arquitetos-casa-botucatu-sala

fgmf arquitetos: casa botucatu sala

  • Casa Grelha: localizada na Serra da Mantiqueira, uma das regiões mais bonitas de São Paulo, a Casa Grelha possui estrutura moderna e ambientes integrados com a natureza.
fgmf-arquitetos-casa-grelha-integracao-natureza

fgmf arquitetos: casa grelha integração natureza

fgmf-arquitetos-casa-grelha-interior

fgmf arquitetos: casa grelha interior

fgmf-arquitetos-casa-grelha-mirante

fgmf arquitetos: casa grelha mirante

  • Casa Rex: usada como residência na década de 40, a casa se tornou em um escritório de uma renomada empresa de design gráfico, no bairro do Pacaembu, em São Paulo. Seu layout se diferencia dos outros do mesmo ramo e conta com espaços modernos e integrados.
fgmf-arquitetos-casa-rex-fachada

fgmf arquitetos: casa rex fachada

fgmf-arquitetos-casa-rex-recepcao

fgmf arquitetos: casa rex recepção

fgmf-arquitetos-casa-rex-escada

fgmf arquitetos: casa rex escada

  • Czitrom: situado em um nobre bairro de São Paulo, o de Higienópolis, a Czitrom é um projeto residencial totalmente integrado e moderno, que se diferencia do convencional.
fgmf-arquitetos-czitrom-salas

fgmf arquitetos: czitrom salas

  • Edifício Corujas: outro projeto arquitetônico que visa a integração com a natureza, o edifício Corujas é voltado para o segmento comercial e conta com uma estrutura horizontal toda envidraçada, cercado de jardins e varandas.
fgmf-arquitetos-edificio-corujas-fachada

fgmf arquitetos: edifício corujas fachada

fgmf-arquitetos-edificio-corujas-corredor

fgmf arquitetos: edifício corujas corredor

  • Casa Mirante: ventilada, aberta e cheia de luz natural a Casa Mirante se destaca pela sustentabilidade e o uso de materiais como aço, concreto e vidro.
fgmf-arquitetos-casa-mirante

fgmf arquitetos: casa mirante

fgmf-arquitetos-casa-mirante-interior

fgmf arquitetos: casa mirante interior

  • Japan House: um dos mais novos museus da cidade de São Paulo recebeu a assinatura dos arquitetos do FGMF em parceria com o escritório Kengo Kuma and Associates. Empregando concreto, madeira, cobogós e muxarabis, a edificação comporta salas de exposição, de leitura e bibliotecas.
fgmf-arquitetos-japan-house

fgmf arquitetos: japan house

Conheça outros grandes escritórios: Mercado nacional: conheça e inspire-se nos 10 maiores escritórios de arquitetura do Brasil

Premiações do FGMF Arquitetos

 

Com quase duas décadas no mercado e reconhecimento nacional e internacional, os arquitetos do FGMF contam com diversas premiações em seu portfólio. Conheça algumas delas:

  • Eleito o primeiro escritório a fazer parte do Architects Directory da revista britânica Wallpaper, em 2009;
  • Considerado um dos escritórios de arquitetura mais promissores pela revista norte-americana Architectural Record, em 2010;
  • Premiações internacionais como o AIT Awards (Alemanha); o Dedalo Minosse (Itália), o Chicago Athenaeum e o Bloomberg Americas Properties Awards (Estados Unidos);
  • Vencedores do WAN Awards 21 for 21, competição que nomeou os 21 jovens líderes da arquitetura do século XXI;
  • Recentemente, foram vencedores de duas premiações internacionais de grande importância na arquitetura:
    • Monsoon Archtecture Award 2017, na Índia: Edifício Corujas, na categoria “Instituições/Workplaces”,
    • Prix Versailles, na França: loja Líder, em São Paulo, na categoria  “Exterior (Shops & Stores category)”.

Chegar a esse nível na arquitetura não é fácil, demanda talento, muito trabalho e estudos. Mas existe outro fator que ajuda muito também: saber divulgar seu trabalho e conquistar clientes.

Quer ser expert nessa arte e ampliar o sucesso do seu escritório? Visite o Viva Decora PRO Academy e conheça os cursos online desenvolvidos especialmente para arquitetos empreendedores.