Giancarlo Mazzanti: o papel fundamental da arquitetura na pacificação de favelas colombianas

giancarlo-mazzanti-el-porvenir

giancarlo mazzanti: el porvenir

Há poucos anos atrás a capital da Colômbia, Medellín, era conhecida por ser uma cidade com graves problemas sociais e econômicos. A guerra de facções criminosas, envolvendo principalmente traficantes de drogas, como Pablo Escobar, impedia o progresso das comunidades.

Foi quando o então prefeito Sergio Farjardo assumiu a difícil tarefa de criar um novo plano de urbanismo social, capaz de afastar todos esses problemas.

Dentre os vários profissionais talentosos que foram contratados pelo governo de Farjardo para a transformação de Medellín está Giancarlo Mazzanti.

Esse arquiteto é considerado, simplesmente, como um dos melhores da história. Ele é uma importante referência mundial quando se trata em explorar todos os mecanismos de integração social. Giancarlo considera seu trabalho como ferramenta de mudança. “Arquitetura é ação”!

O trabalho de um arquiteto é encontrar, em tudo o que ele vê, algo para inovar (…)

– Giancarlo Mazzanti, em reportagem de La Nación.

A arquitetura latino-americana é muito rica: conheça também a arquitetura mexicana, onde o tradicional e o moderno se encontram

Resumo da biografia do arquiteto Giancarlo Mazzanti

 

Em 1986, Giancarlo Mazzanti ganhou um concurso internacional em homenagem a Le Corbusier, um ano antes de se formar pela Pontifícia Universidade de Bogotá. Em 1888, ele voltou a participar de concursos, agora na categoria pública, com a “igreja para todas as religiões”.

Em 1991, fez pós-graduação em História e Teoria pela Universidade de Florença, na Itália. E nos anos 2010, foi docente em várias universidades, como Princeton e Harvard.

Durante sua carreira, Mazzanti recebeu vários prêmios. Em 2006, venceu a XX Bienal da Arquitetura Colombiana. Em 2008, foi vez da Bienal Ibero-Americana, em Portugal; e da Bienal da Arquitetura Panamericana, no Equador.

Agora, mais recentemente, no ano de 2010, o arquiteto recebeu o primeiro o prêmio global na categoria ‘Arquitetura Sustentável’, através do Instituto Francês de Arquitetura, em Paris.

ciclo-do-encatamento

Conheça mais detalhes sobre a arquitetura verde: 7 dicas incríveis para promover a arquitetura sustentável e decolar nesse novo nicho de mercado

Características dos projetos de Giancarlo Mazzanti

 

O ponto de partida dos trabalhos de Mazzanti é a questão da inclusão social – combatendo questões como a desigualdade, a pobreza e a violência. Ele acredita que a arquitetura pode provocar grandes transformações e melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Foi analisando os espaços e como as pessoas os usam que ele criou as melhores estratégias para requalificação urbana de favelas em Medellín, Cartagena e Bogotá.

A missão da arquitetura é melhorar o bem-estar social, construir uma sociedade mais justa

– Giancarlo Mazzanti, em reportagem de UOL.

A arquitetura deve alcançar a inclusão social, deve capacitar a comunidade

– Mazzanti, em reportagem de La Nación.

Como característica comum, em todas essas cidades, havia a necessidade de um plano de arquitetura emergencial. Hoje, é possível perceber o quanto os edifícios criados por Mazzanti impactaram, de forma positiva, a sociedade colombiana.

Eles representaram o renascimento de áreas que estavam abandonadas ou fragilizadas. Também o resgate da autoestima dos moradores, que não sentem mais vergonha em viver em certos bairros.

Esperança, orgulho e satisfação e felicidade. Essas são as respostas obtidas como resultado pelo bom trabalho de Giancarlo Mazzanti dentro das comunidades onde o governo de Sergio Farjardo atuou.

Veja mais sobre outro arquiteto que desenhou um bairro e moradias especiais para atender a população desabrigada, o incrível Toyo Ito

O plano de Giancarlo Mazzanti para as favelas de Medellín

 

Para uma das piores favelas de Medellín, onde viveu a gangue de Pablo Escobar, Mazzanti projetou três edifícios intercomunicados. É uma biblioteca, um núcleo com salas de treinamentos e um auditório.

giancarlo-mazzanti-parque-biblioteca-medellin

giancarlo mazzanti: parque biblioteca medellin

Os volumes foram construídos em blocos de pedra e ligados por uma esplanada pública aberta. Em outros pontos da cidade, ele previu quatro instalações esportivas que serviram, inclusive, para os Jogos Sul-americanos de 2010.

giancarlo-mazzanti-parque-biblioteca-medellin-torres

giancarlo mazzanti: parque biblioteca medellin torres

Outro arquiteto conhecido por seus projetos sociais é Alejandro Aravena, que criou moradias para a população de baixa renda.

As obras mais importantes de Giancarlo Mazzanti

 

A maioria das obras importantes de Giancarlo Mazzanti está em Medellín. No entanto, há projetos seus espalhados em outras localidades, dentro e fora da Colômbia.

Dentre as suas obras mais notáveis estão: o Centro de Convenções, o Parque Biblioteca España, a Biblioteca de León de Greiff, os Coliseus dos Jogos da América do Sul, o Jardim de Infância El Porvenir, entre outros.

giancarlo-mazzanti-biblioteca-leon-de-greiff

giancarlo mazzanti: biblioteca leon de greiff

giancarlo-mazzanti-coliseu-dos-jogos-da-america-do-sul

giancarlo mazzanti: coliseu dos jogos da américa do sul

giancarlo-mazzanti-coliseu-dos-jogos-da-america-do-sul-arvores

giancarlo mazzanti: coliseu dos jogos da américa do sul árvores

giancarlo-mazzanti-jardim-de-infancia-el-porvenir

giancarlo mazzanti: jardim de infância el porvenir

Alguns dos seus desenhos estão expostos em museus como o MoMA, em Nova York; o CMOA, em Pitsburgo, na Pensilvânia; e o Museu Georges Pompidou, em Paris.

giancarlo-mazzanti-desenho-moma

giancarlo mazzanti: desenho moma

giancarlo-mazzanti-maquete

giancarlo mazzanti: maquete

Dominar sua área de atuação é fundamental para se tornar um grande arquiteto ou designer de interiores.

Mas e a divulgação de seu escritório? Você se acha plenamente capacitado em marketing? Conheça um site de cursos online especialmente desenvolvido para arquitetos e designers de interiores que querem dominar a arte da conquista de clientes: Viva Decora PRO Academy