Isay Weinfeld: toda elegância do minimalismo

O arquiteto Isay Weinfeld possui uma identidade única na arquitetura moderna brasileira. Embora cada profissional tenha a própria identidade e preferência, Isay Weinfeld transcende qualquer conceito que o defina.

Cenógrafo, designer de móveis e cineasta, Isay Weinfeld traz para sua arquitetura uma perspectiva que vem de sua paixão pela cinematografia. A partir dessa mescla de talentos, a prioridade em seus projetos são as emoções e o despertar das sensações.

Como cineasta, Isay Weinfeld realizou 14 curtas-metragens, sendo o último em 1984, com o título “Idos com o Vento”, em que recebeu o prêmio como melhor filme do Festival de Gramado e do Festival de Huelva, na Espanha.

Isay Weinfeld: Edifício 360º - entrada

Isay Weinfeld: Edifício 360º – entrada

Nesta postagem, você vai conhecer um pouco mais sobre Isay Weinfeld, suas obras e projetos  que, além ganharem diversos prêmios, como o Mipim Architectural Rewiew Future Project Award 2009, renderam alguns livros, um deles em pré-lançamento pelo editora Gestalten com previsão de lançamento em abril de 2018.

Veja em nosso blog outros arquitetos brasileiros que, assim como Isay Weinfeld, são reconhecidos internacionalmente:

Isay Weinfeld: arquitetura com afinidade estética e liberdade criativa

A principal exigência de Isay Weinfeld ao iniciar um projeto é a afinidade estética com o cliente. Quando percebe que a suas visões não batem, não hesita em recusar a execução do trabalho.

Não é por prepotência, mas por acreditar que para reproduzir em totalidade a história que envolve o projeto, é preciso ter afinidade e admiração pela proposta, ou nada fará sentido. Não é um elo comercial de Isay Weinfeld, mas poético.

Entre as marcas dos projetos de Isay Weinfeld está a meticulosidade em cada detalhe. O luxo sob a ótica do arquiteto está na simplicidade e na liberdade para criar e transmitir as essências, seja na mobília ou no design de interiores.

A arquitetura em si e sua exuberância estrutural deixam de ser o foco, dando espaço para um projeto que reacende as emoções e provoca sensações.

Saiba detalhes da vida e da obra de outro arquiteto para quem o menos sempre era mais: O mestre do minimalismo na arquitetura: conheça a vida e obra de Mies van der Rohe.

Principais trabalhos de Isay Weinfeld

Um dos princípios básicos na construção de áreas comerciais é a aproximação com o público. Quando a marca é consolidada e aclamada, o projeto arquitetônico envolve ainda mais responsabilidade. A comunicação está em cada detalhe, tornando-se milimétrica.

A arquitetura que fala, transmite, emociona e aproxima é reproduzida por raros profissionais, por não ser tarefa fácil e exigir muito além do conhecimento técnico. Não é lógica, é o sentir que se torna a cada dia mais valorizado no cenário contemporâneo.

Não por acaso Isay Weinfeld é responsável por criar projetos para grandes marcas, como Forum, Fasano, Livraria da Vila, Havaianas e muitos outros.

Veja também outros grandes escritórios de arquitetura do Brasil e inspire-se!

Projetos comerciais de Isay Weinfeld

 

Loja Havaianas

A loja Havaianas localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo, é um dos projetos de Isay Weinfeld mais conhecidos. A grife com forte identidade brasileira precisava transmitir em sua estrutura o clima tropical, com frescor e informalidade.

Isay Weinfeld: Havaianas - Fachada

Isay Weinfeld: Havaianas – Fachada

Isay Weinfeld: Loja da Havaianas - Caixa

Isay Weinfeld: Loja da Havaianas – Caixa

O design elaborado por Isay Weinfeld é agradável aos olhos e sem dúvida dá a sensação de estarmos num clube ou praia, com a extensão de pisos que lembram calçadas ou mesmo revestimentos da beira de uma piscina.

Isay Weinfeld: Loja da Havaianas - Escada

Isay Weinfeld: Loja da Havaianas – Escada

A iluminação intensa e natural com a presença de um paisagismo bem idealizado reportam ao ar livre de ruas, praças ou jardins.

Isay Weinfeld: Loja da Havaianas - Interior

Isay Weinfeld: Loja da Havaianas – Interior

Esse projeto de Isay Weinfeld é um exemplo clássico de obras com estruturas simples, mas carregadas de conceitos que transmitem sua essência.

O projeto recebeu um prêmio na segunda edição World Architecture Festival 2009, na categoria espaços comerciais, e também o troféu de Ouro no prêmio IDEA de design, nos Estados Unidos.

Livraria da Vila

A charmosa Livraria da Vila, também em São Paulo, foi outra construção cheia de identidade elaborada por Isay Weinfeld.

Além de um espaço que remetesse à valorização dos produtos, os livros, a iluminação, a mobília e o clima do ambiente foram pensados por Isay Weinfeld para relembrar os sebos e estimular a leitura.

Isay Weinfeld: Livraria da Vila - fachada

Isay Weinfeld: Livraria da Vila – fachada

Isay Weinfeld: Livraria da Vila - Puffs

Isay Weinfeld: Livraria da Vila – Puffs

Os sofás e poltronas espalhados por vários locais são convidativos e ficam à disposição para quem deseja folhear os livros. A escada em espiral de cor amarelo vibrante contrasta com as estantes e traz um toque lúdico e criativo de Isay Weinfeld.

Isay Weinfeld: Livraria da Vila - Escada

Isay Weinfeld: Livraria da Vila – Escada

Isay Weinfeld: projetos residenciais

Não são os clientes que “escolhem” o arquiteto, nem mesmo o arquiteto faz acepção de clientes. Ambos se unem pela afinidade em construir espaços que se tornarão uma perfeita expressão do estilo de viver de quem habitará aquela casa.

É assim que Isay Weinfeld atua em seus projetos, com a expressão do cinema não nas telas, mas na construção física de lares e mobílias que estão vivos e, portanto, emocionam.

Casa Yucatán

Um dos principais projetos de Isay Weinfeld é a casa Yucatán em São Paulo, construída para um casal com um filho.

Isay Weinfeld: Casa Yucatán - fachada

Isay Weinfeld: Casa Yucatán – fachada

Isay Weinfeld: Casa Yucatán - Sala de Jantar

Isay Weinfeld: Casa Yucatán – Sala de Jantar

Isay Weinfeld: Casa Yucatán - Jardim

Isay Weinfeld: Casa Yucatán – Jardim

A natureza é tão evidenciada nesse projeto de Isay Weinfeld que, por alguns instantes, esquecemos que a construção encontra-se na selva de pedra que é a cidade de São Paulo, tornando o lar um refúgio e uma espécie de sonho possível.

Isay Weinfeld: Casa Yucatan - sala de estar

Isay Weinfeld: Casa Yucatan – sala de estar

Todos os ambientes tem alguma forma de contato com a natureza: muitos vidros para entrar luz solar e permitir admirar o paisagismo exuberante e a piscina natural que se une com um aquário.

Casa Cubo

A casa Cubo é outro projeto único de Isay Weinfeld feito especialmente para um casal colecionador de arte.

A residência possui todas as instalações de um lar comum, como cozinha, lavabo, hall e sala de jantar.

Mas o que realmente chama atenção é a expressão da arte em cada detalhe tornando a casa uma galeria pronta para receber visitantes.

Isay Weinfeld: Casa Cubo - Home Office

Isay Weinfeld: Casa Cubo – Home Office

Isay Weinfeld: Casa Cubo - Quadros e Escada

Isay Weinfeld: Casa Cubo – Quadros e Escada

Isay Weinfeld: Casa Cubo - sala

Isay Weinfeld: Casa Cubo – sala

Outras obras de Isay Weinfeld:

  • Edifício 360o
Isay Weinfeld: Edifício 360º

Isay Weinfeld: Edifício 360º

  • Square Nine Hotel
Isay Weinfeld: Square Nine Hotel

Isay Weinfeld: Square Nine Hotel

  • Spa Boa Vista
Isay Weinfeld: SPA Boa Vista

Isay Weinfeld: SPA Boa Vista

  • Fasano Las Piedras Hotel
Isay Weinfeld: Fasano Las Piedras

Isay Weinfeld: Fasano Las Piedras

  • Casa Iporanga
Isay Weinfeld: Casa Iporanga

Isay Weinfeld: Casa Iporanga

  • Casa Deck
Isay Weinfeld: Casa Deck

Isay Weinfeld: Casa Deck

O arquiteto que virou obra: livros sobre Isay Weinfeld

Para conhecer os projetos de Isay Weinfeld e sua arquitetura a fundo é possível ler 4 livros, além daquele que citamos no início do artigo.

Isso mesmo, são 5 livros de Isay Weinfeld:

Um assinado pelo jornalista e arquiteto americano Raul Berreneche, outro de autoria de Daniel Piza e mais dois livros escritos pelo próprio Isay Weinfeld: Sometimes Happiness: The Architecture of Isay Weinfeld e Isay Weinfeld.

E se você acha que cinema, design e arquitetura são todos os talentos de Isay Weinfeld, saiba que ele também foi professor de Teoria da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, em São Paulo, além de ter dados aulas na Faculdade Armando Álvares Penteado, na mesma cidade.

Conheça outros arquitetos que também foram professores:

Isay Weinfeld surpreende a todos com suas obras, não é mesmo? Você também pode encantar seu cliente com um projeto incrível! Receba nosso material e confira dicas que vão dar um UP na sua carreira: