Conheça o estilo acolhedor da arquiteta Marina Linhares

Marina Linhares é uma profissional talentosíssima, que se dedica há mais de 20 anos ao planejamento de interiores.

Decoradora e arquiteta por vocação, ela tem um jeito especial de criar ambientes que combinam perfeitamente simplicidade e sofisticação, e com certa pitada de bairrismo, apresenta em seus projetos o que há de mais genuíno na arte de morar e receber no Brasil.

De um modo particular, Marina expressou como é importante valorizar a trajetória do ser humano, assim como as suas belas relações pessoais.

Ela deu prioridade para os espaços que expressam aconchego, incentivando o convívio e a intimidade entre as famílias.

Sua ideia é fazer com que os clientes passem a apreciar as verdadeiras riquezas da vida, e não uma falsa felicidade alimentada pelas revistas de moda.

A decoração é feita para acolher. A estética é consequência

– Marina Linhares.

Marina-linhares

Marina Linhares

Neste artigo, vamos falar sobre as características e projetos da arquiteta Marina Linhares. Acompanhe!

Conheça outros famosos arquitetos brasileiros:

  • As curvas de Ruy Ohtake: o arquiteto brasileiro que chamou a atenção do mundo
  • Conheça Maurício Arruda: O arquiteto brasileiro criador de obras sustentáveis com um toque de bom humor
  • Conheça o obstinado Felipe Hess e sua admiração por Isay Weinfeld

Biografia de Marina Linhares

 

Marina Linhares desistiu da faculdade de Administração de Empresas para se dedicar totalmente a outra de suas paixões: a decoração de interiores. Décadas depois, ela passou a liderar um escritório de arquitetura e decoração.

Mesmo depois de tantos anos de carreira, sua mente criativa ainda demonstra o mesmo frescor. Não há quem não se surpreenda com a  personalidade de seus projetos.

A cada casa uma nova história (…).

– Marina Linhares, em reportagem de Casa Vogue.

marina-linhares-casa-cor-rio-de-janeiro-2015

Marina Linhares: Casa Cor Rio de Janeiro (2015)

Recentemente, Marina Linhares compartilhou parte de sua história no livro ‘Morar é Viver’. A publicação reúne imagens, textos pontuais e até anotações da própria profissional sobre 25 de suas obras.

Algo que pôde ser percebido pelos leitores é a sua capacidade natural de identificar os desejos e as necessidades dos clientes. Tal talento é raro, mesmo entre os colegas mais famosos do mercado.

marina-linhares-livro-morar-e-viver

Marina Linhares: Livro “Morar é Viver”

Marina Linhares: projetos de interiores

 

Nos projetos de Marina Linhares, os valores e o acervo disponível de cada família é sutilmente revelado nos ambientes, através de móveis, objetos e outros itens da decoração.

Mesmo tendo bastante cuidado com as cores, texturas, acabamentos e tecnologias que emprega nas propostas, Marina não segue tendências. Ela apenas dá crédito ao que acredita: o sentimento de estar e pertencer a um local dará às pessoas mais bem-estar.

A estética é fundamental, mas o principal está no que é bom para quem vai morar na casa. E isso é muito particular. As pessoas hoje querem o receber informal, o conforto dos seus, uma casa totalmente vivida a partir do que gostam.

(…) O desejo é por algo real, prático, feito com beleza, elegância e qualidade.

– Marina Linhares, em reportagem de Revista Buddemeyer Luxus.

marina-linhares-decoracao-sala-de-estar-apartamento-residencial

Marinha Linhares: Decoração de sala de estar em apartamento residencial

marina-linhares-mostra-black

Marina Linhares: Mostra Black 2013

Veja também: Studio Arthur Casas – modernismo, conforto, sustentabilidade e sofisticação

As obras mais importantes de Marina Linhares

 

No portfólio de Marina Linhares é possível ver vários projetos de arquitetura e decoração de interiores. Todos são muito bons. Mas, evidentemente, os que mais se destacam são aqueles ligados às mostras e feiras dentro do segmento.

São exemplos os projetos de Marina Linhares na CasaCor e a Casa Black.

Ambos estão na lista dos maiores acontecimentos do calendário de arquitetura e design nacional. Eles apresentam o lado criativo e o bom gosto dos melhores profissionais atuantes na arquitetura, na decoração e no paisagismo.

Além disso, servem de vitrine para os seus escritórios e respectivos parceiros comerciais.

Marina Linhares participou várias vezes da CasaCor. Em 2015, por exemplo, ela elaborou um projeto para um studio localizado na Ladeira da Glória, no Rio de Janeiro.

Ela chamou o trabalho de “A Casa da Gente” porque reunia objetos e obras de arte que evocavam a contemporaneidade, assim como respeitavam toda a herança do lugar. Isso incluía a estrutura e os revestimentos originais da casa.

marina-linhares-casa-da-gente-casa-cor-2015

Marina Linhares: Casa da Gente – Casa Cor 2015

Em 2017, foi vez de Marina apresentar uma “Casa de Praia” em pleno Jockey Club de São Paulo.

Inspirada no Caribe, na África e no Brasil – é claro -, a projetista criou ambientes de tonalidades claras, linhas suaves e toques vibrantes. Ela captou, desses lugares, o frescor e a alegria do mar e do verão. E, por fim, criou um pequeno recanto paradisíaco na sua grande “terra da garoa”.

marina-linhares-casa-de-praia-casa-cor-2017

Marina Linhares: Casa de Praia – Casa Cor 2017

marina-linhares-casa-de-praia-casa-cor-2017-2

Marina Linhares: Casa de Praia – Casa Cor 2017

Um ano depois, Marina Linhares participou, novamente, da CasaCor SP. Seguindo o tema “A Casa Viva”, imaginou um cenário que poderia ser montado tanto em uma casa de campo quanto em uma casa de cidade.

Era um refúgio para o corpo físico e para a mente, marcado pelo contato direto com a natureza através dos troncos das árvores que transpassavam o living, feito esculturas. Uma “arquitetura válvula de escape”!

marina-linhares-a-casa-viva-casa-cor-2018

Marina Linhares: Casa Viva – Casa Cor 2018

marina-linhares-casa-viva-2

Marina Linhares: Casa Viva – Casa Cor 2018

Na Mostra Black, em 2012, a decoradora Marina Linhares criou um espaço chamado de ‘Qualquer Lugar’.

Era uma caixa de madeira vazada integrada a um jardim, que poderia estar tanto no meio rural quanto no meio urbano – por isso o título.

Dentro dela estavam peças antigas de mobiliário, pinturas, fotografias e mais. Tudo foi influenciado pelas viagens internacionais, além de livros, filmes e revistas que Marina leu.

marina-linhares-mostra-black-2012

Marina Linhares: espaço “Qualquer Lugar” – Mostra Black 2012

É sempre bom conhecer o trabalho dos grandes profissionais do mercado, não é mesmo? Conheça também os melhores designers de interiores brasileiros e inspire-se com suas obras de tirar o chapéu.

Este post foi escrito pela Deca, maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.