Moshe Safdie e a reinvenção da arquitetura moderna

Moshe Safdie é um renomado arquiteto israelense, nascido em 1938, na cidade de Haifa.Com projetos que fazem uma reflexão sobre a sustentabilidade e a interação com o meio ambiente, viu sua paixão pela arquitetura se tornar algo concreto após se mudar com sua família para Montreal, onde teve a oportunidade de se formar na área e trabalhar com o renomado Louis Kahn. Em seu portfólio, destaque para obras como o aclamado Habitat 67, Museu do Holocausto, Aeroporto de Cingapura e o Hotel Sands Marina Bay.

Conheça a vida e a obra desse afamado arquiteto nesta postagem.

moshe-safdie-museu-do-holocausto-vista

moshe safdie: museu do holocausto vista

Conheça também a trajetória de diversos outros arquitetos em nosso blog:

Biografia de Moshe Safdie

 

Moshe Safdie nasceu na cidade de Haifa, em Israel, no ano de 1938, e se mudou ainda na adolescência para Montreal, no Canadá. Lá, se viu apaixonado pelo mundo da arquitetura e se formou, posteriormente, em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade McGill, renomada instituição localizada na província canadense de Quebec.

Além de arquiteto, faz parte da biografia de Moshe Safdie atuações como professor, teorista, planejador urbano e autor.

Principais instituições onde Moshe Safdie foi professor:

 

  • Universidade McGill;
  • Universidade Ben Gurion;
  • Universidade de Yale;
  • Foi diretor do Programa de Design Urbano da Escola de Design da Universidade de Harvard.

Trabalhou como aprendiz de Louis Kahn, um dos maiores nomes da arquitetura mundial, o que tornou Moshe Safdie um verdadeiro adorador das construções modernas.

Em 1967, quando tinha 24 anos, o arquiteto israelense foi convidado a apresentar um trabalho em uma grande exposição em Montreal, dando início, assim, à sua promissora carreira.

Seu projeto, intitulado “Habitat 67” se tornou conhecido mundialmente após sua implantação no Canadá.

O Habitat, complexo com 158 apartamentos localizado ao lado do rio São Lourenço, é considerado uma referência arquitetônica e também uma das construções mais importantes do Canadá.

Seu desenho modernista começou a ser desenvolvido ainda na faculdade, quando Safdie precisou apresentar o projeto de tese, o que foi muito elogiado e aclamado pela instituição. Alguns anos depois de sua inauguração, o projeto ainda foi elaborado para países como Porto Rico, Estados Unidos e Japão.

Moshe Safdie abriu seu primeiro negócio no ano de 1970, em Jerusalém. Mais tarde, levou o escritório para mais três cidades:

Sedes dos escritórios de Moshe Safdie:

 

  • Jerusalém, em Israel;
  • Massachussetts, nos Estados Unidos;
  • Cingapura, como sede do continente asiático;
  • Toronto, no país que abriu as portas para o seu sucesso mundial.

Em seu portfólio, destaque também para o desenvolvimento de um plano de reconstrução de Jerusalém, fazendo integração do centro velho com o novo; o edifício Changi, no Sri Lanka; o Hotel Bay Sands, em Cingapura, e o projeto de ampliação do aeroporto de Cingapura.

Famoso em todos os cantos do mundo pela criação de projetos exclusivos e diferenciados, Moshe Safdie tem a filosofia de que tudo que deve ser construído com responsabilidade.

Para ele, é preciso, antes de mais nada, saber entender e respeitar a essência do lugar como um todo, sempre se preocupando em integrar a natureza com cada uma de suas obras. Segundo o arquiteto, sua “inspiração vem do lugar, da terra, do contexto geográfico, da cultura do país e a particularidade que cada instituição tem”.

Além de projetos arquitetônicos, Safdie também publicou diversos livros:

Principais obras acadêmicas publicadas por Moshe Safdie:

 

  • Beyond Habitat
  • For Everyone A Garden
  • Form & Purpose
  • Beyond Habitat by 20 Years
  • Jerusalem: The Future of the Past
  • The City After the Automobile: An Architect’s Vision
  • Yad Vashem – The Architecture of Memory

Conheça alguns bons livros para arquitetos:

Principais obras de Moshe Safdie

 

  • Habitat 67: composto por três blocos de unidades de apartamentos distribuídos de forma irregular, empilhados como um ziguezague. Ao total, são 354 blocos idênticos, produzidos em concreto, com uma altura de 12 andares e 158 casas individuais. Os apartamentos contam com um jardim localizado no teto, com luz do sol e vista para rua.
moshe-safdie-habitat-67

moshe safdie: habitat 67

moshe-safdie-habitat-67-vista-do-porto

moshe safdie: habitat 67 vista do porto

moshe-safdie-habitat-67-jardins

moshe safdie: habita 67 jardins

  • Museu do Holocausto: criado na década de 50, o museu está localizado na cidade de Jerusalém, e tem o objetivo de eternizar a recordação das vítimas do Holocausto e também e registrar a história vivida pelos judeus na época. O complexo ocupa uma boa parte da cidade, e conta com uma estrutura com museu, espaço para oração, bosque comemorativo, instituto de pesquisas, e outros ambientes que representam os episódios vividos naquele tempo;
moshe-safdie-museu-do-holocausto-aérea

moshe safdie: museu do holocausto aérea

moshe-safdie-museu-do-holocausto-corredor

moshe safdie: museu do holocausto corredor

moshe-safdie-museu-do-holocausto-interior

moshe safdie: museu do holocausto interior

  • Galeria Nacional do Canadá: localizada na cidade de Ottawa, o edifício foi construído em 1988, e conta com estrutura feita inteiramente de granito e vidro. Sua fachada possui uma aranha de bronze com mais de 9 metros de altura; em seu interior, saguões espaçosos e conceituais, com jardins internos e belíssimas vistas;
moshe-safdie-galeria-nacional-canada-noite

moshe safdie: galeria nacional canadá noite

moshe-safdie-galeria-nacional-canada-aranha

moshe safdie: galeria nacional canadá aranha

  • Complexo Marina Bay Sands: o hotel, detentor de um dos principais cassinos de Cingapura, foi inaugurado em 2010, e se tornou conhecido mundialmente por conta de sua piscina infinita, uma das maiores do mundo, localizada no topo do edifício. Sua arquitetura foi desenvolvida no formato de um barco, e conta com três torres com 55 andares em cada uma delas. Lá, é possível encontrar teatros, shopping, restaurantes, área de lazer, piscina, jardins e muito mais.
moshe-safdie-marina-bay-sands

moshe safdie: marina bay sands

moshe-safdie-marina-bay-sands-piscina

moshe safdie: marina bay sands piscina

moshe-safdie-marina-bay-sands-piscina-vista

moshe safdie: marina bay sands piscina vista

  • Changi Airport Singapore: considerado um dos aeroportos mais importantes do Sudoeste Asiático, o Changi Airport recebe mais de 136 mil pessoas todos os dias, contribuindo, assim, com o desenvolvimento econômico de Cingapura. Foi eleito o melhor aeroporto do mundo dos últimos anos. Possui 134 mil metros quadrados, e seu novo projeto desenhado Safdie foi pensando em um local para a interação de pessoas de todo o mundo.
moshe-safdie-changi-airport-singapore

moshe safdie: changi airport singapore

moshe-safdie-changi-airport-singapore

moshe safdie: changi airport singapore

Confira a história de uma obra de arquitetura moderna também de destaque internacional: SESC Pompéia Lina Bo Bardi: a casa da liberdade

Conhecer a biografia dos grandes mestres da arquitetura, ler seus livros e estudar seus projetos faz parte do aprendizado de todo profissional da área.

Mas e se capacitar para conquistar clientes e divulgar seu trabalho?

Conheça o Viva Decora PRO Academy, um site especialmente desenvolvido para oferecer cursos online para arquitetos e designers de interiores que se dedicam ao empreendedorismo.