Arquitetura Modular: O Que É e Por Que Usar Esse Modelo de Construção

A arquitetura modular se trata de um modelo de construção onde a obra é fabricada e transportada em “módulos” (fatias) em cima de caminhões. Posteriormente, esses chamados “módulos” são agrupados no terreno, dando vida ao imóvel desejado. Eficiência, rapidez, flexibilidade e sustentabilidade são algumas das vertentes positivas atreladas a esse modelo de construção.

E se você, estudante ou profissional da área de arquitetura ou engenharia deseja se aprofundar nas características que tornam esse modelo de construção tão famoso e procurado nos últimos anos, atente-se aos próximos tópicos.

Neste post, vamos compartilhar diversas informações relevantes sobre arquitetura modular, bem como, cinco projetos fabulosos dispersos pelo mundo, criados por profissionais ousados que retratam as diferentes formas que a arquitetura modular pode se fazer presente nos imóveis.

A arquitetura modular se trata de um modelo de construção onde a obra é fabricada em módulos individuais

1. A arquitetura modular se trata de um modelo de construção onde a obra é fabricada em módulos individuais. Fonte: Pinterest

Veja também: Tudo o que você precisa saber para criar uma casa sustentável!

O que é arquitetura modular?

A arquitetura modular como o próprio nome já diz consiste em um modelo de construção feito em “módulos” individuais, ou seja, os ambientes de uma residência ou edificação são fabricados separadamente, transportados em cima de um caminhão e posteriormente agrupados no terreno, dando forma ao imóvel desejado.

No mundo, a arquitetura modular é muito difundida nos Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão, já em território brasileiro esse novo modelo de construção vem conquistando pouco a pouco seu espaço. E um grande exemplo desse cenário no Brasil é o aumento na procura de estruturas de containers para a construção de imóveis.

A arquitetura modular vem se destacando no Brasil visto o aumento na procura por containers para construção de imóveis

2. A arquitetura modular vem se destacando no Brasil visto o aumento na procura por containers para construção de imóveis. Fonte: Pinterest

Vale mencionar que o tamanho máximo de um módulo individual é determinado pelo limite do meio de transporte utilizado. Como no Brasil, a maior parte dos transportes desses módulos são feitos por rodovias, é preciso estar atento às dimensões dos caminhões que serão utilizados no trajeto. Avalie a arquitetura modular materiais que serão utilizados e suas respectivas dimensões, a fim de evitar problemas futuros de mobilidade.

O uso da arquitetura modular para habitação tem promovido eficiência na entrega das obras

3. O uso da arquitetura modular para habitação tem promovido eficiência na entrega das obras. Fonte: Buildin

Veja também: Conjunto Habitacional: Entenda Sua Origem e Por Que Influenciou a Arquitetura Moderna

A flexibilidade atrelada a esse modelo de construção ultrapassa os limites do conceito de casa modular e se estende por projetos de edificações, complexos habitacionais, casas de luxo, supermercados, lanchonetes, hospitais e outras grandes construções.

Quais as vantagens de investir na arquitetura modular?

A arquitetura modular tem chamado atenção como uma transformação relevante na maneira como o mundo constrói. Confira abaixo algumas das vantagens identificadas por aqueles que passaram a investir na arquitetura modular.

Agilidade na construção 

Como os módulos já chegam prontos no terreno, diversas partes da obra podem ser construídas de forma simultânea, eliminando possíveis dependências de uma ambiente com o outro. Além disso, como grande parte das etapas de fabricação são padronizadas, as falhas e retrabalhos ao longo da construção são quase inexistentes. Como resultado, o tempo é poupado e o imóvel com arquitetura modular pode ser finalizado em poucos dias.

A arquitetura modular para habitação é uma ótima alternativa visto a agilidade desse modelo de construção

4. A arquitetura modular para habitação é uma ótima alternativa visto a agilidade desse modelo de construção. Fonte: Pinterest

Redução no custo da obra

Se tempo é dinheiro uma coisa é possível afirmar, a arquitetura modular certamente irá promover a redução de custos da sua obra. Afinal, o tempo de conclusão de uma obra nesse modelo de construção é muito rápido, visto que a fabricação e o acompanhamento desses módulos é feita de forma mais constante e muitas vezes padronizada. 

Além disso, a arquitetura modular padronizada ou até mesmo a personalizada, por ser criada nos galpões da própria empresa contratada, contribui para a menor geração de entulhos e desperdício de materiais, revertendo positivamente tanto no custo do projeto como no que tange as questões ambientais.

A arquitetura modular certamente irá promover a redução de custos da sua obra

5. A arquitetura modular certamente irá promover a redução de custos da sua obra. Fonte: Pinterest

Facilita a combinação de materiais durante a construção

A facilidade quanto a combinação de materiais também é um grande atrativo para esse modelo de construção. Isso porque, na arquitetura modular é possível mesclar elementos e revestimentos em um único ambiente. Por exemplo, a estrutura de aço decorrente de um container pode ser coberta por um revestimento em placas de madeira.

Esse projeto de arquitetura modular materiais fez uso de revestimento em madeira

6. Esse projeto de arquitetura modular materiais fez uso de revestimento em madeira. Fonte: Pinterest

Veja também: Descubra tudo sobre Wood Frame e veja 15 exemplos perfeitos!

Conheça 5 arquiteturas modulares criativas ao redor do mundo

Esse conceito moderno de construção a partir da arquitetura modular materiais vem conquistando pouco a pouco os “quatro cantos do mundo”, visto que muitos engenheiros e arquitetos têm se dedicado a realizar projetos sustentáveis eficientes e inovadores utilizando as técnicas de construção modular. Confira abaixo cinco arquiteturas modulares espetaculares criadas ao redor do mundo.

1.Tetris Container Hostel – Reaproveitamento de containers marítimos 

Por meio da arquitetura modular é possível explorar o encaixe dos containers marítimos de uma forma moderna e muito criativa, similar ao jogo de Tetris, game desenvolvido nos anos 1980. Logo, foi a partir dessa semelhança divertida que os empresários da obra batizaram o projeto de Tetris Container Hostel.

Inaugurado em novembro de 2014, o Tetris Container Hostel é formado por 15 containers transformados em cômodos e áreas de convivência. Alguns dos móveis disponíveis no Hostel foram construídos a partir de materiais que seriam jogados no lixo. A água utilizada em toda a estrutura passa por sistema de aquecimento solar.

Tetris Container Hostel, o hotel brasileiro feito a partir de 15 containers

7. Arquitetura modular: Tetris Container Hostel, o hotel brasileiro feito a partir de 15 containers. Fonte: Construtora Tecla

Veja também: Conheça 12 exemplos de projetos sustentáveis e estimule sua criatividade

O uso de telhados verdes nessa arquitetura modular favorece o controle da temperatura interna dos ambientes. A iluminação em Led além de ter maior durabilidade, reduz o consumo de energia. Além disso, o hostel promove a captação da água da chuva, ao qual é armazenada e direcionada ao sistema hidráulico de banheiros e realiza o tratamento de efluentes por zona de raízes (plantas que realizam a filtragem da água para posterior uso).

O uso do telhado verde nessa arquitetura modular favorece o controle de temperatura interna dos ambientes

8. O uso do telhado verde nessa arquitetura modular favorece o controle de temperatura interna dos ambientes. Fonte: Guia Viajar Melhor

2.Wikkelhouse – A resistência do papelão dá vida a moradia

A Wikkelhouse é a prova de que a resistência do papelão é capaz de dar vida à moradia. Fabricada pela empresa holandesa Fiction Factory, cada parede da Wikkelhouse é formada por módulos compostos por 24 placas de papelão reciclado, unidas com cola ecológica, revestimento à prova de água e painéis de madeira internos, ao qual garantem o isolamento térmico e a vedação apropriada, conferindo uma durabilidade da arquitetura modular de até 100 anos.

A arquitetura modular da Wikkelhouse mostra que a resistência do papelão é capaz de dar vida à moradia

9. A arquitetura modular da Wikkelhouse mostra que a resistência do papelão é capaz de dar vida à moradia. Fonte: Sustentarqui

Vale comentar, que como essa arquitetura modular é feita a partir do uso de papelão, o imóvel se torna leve e dispensa o uso de fundações de concreto, eliminando gastos extras ao longo da obra.

Essa arquitetura modular feita a partir de papelão dispensa o uso de fundações, uma vez que a obra é caracterizada como leve

10. Essa arquitetura modular feita a partir de papelão dispensa o uso de fundações, uma vez que a obra é caracterizada como leve. Fonte: Época Negócios

3. Casa M.A.Di – Praticidade e Agilidade na construção

Desenhada pelo arquiteto italiano Renato Vidal, a arquitetura modular que dá forma à Casa M.A.Di é sustentável, dobrável e transportável. Com o auxílio de três pessoas a casa pode ser construída em apenas 6 horas. 

De acordo com Renato Vidal, a estrutura é feita a partir de materiais seguros e de alta qualidade, apresentando até mesmo o certificado anti-sísmico (necessário na Itália). O projeto da Casa M.A.Di básico conta com cozinha, banheiro com sanitários, espaço para sala de estar, escada de uma etapa que dá acesso a um possível dormitório, além de instalações técnicas como sistema elétrico e de água.

Arquitetura modular Projeto da casa M.A.Di com estrutura dobrável

11. Arquitetura modular Projeto da casa M.A.Di com estrutura dobrável. Fonte: Pinterest

A versatilidade da Casa M.A.Di é de encher os olhos visto que sua estrutura pode ser feita em diferentes tamanhos e com quantidade de módulos distintos. Para a instalação dessa arquitetura modular no terreno não é necessário fazer uma base de concreto, ou seja, ela pode ser colocada diretamente no chão desde que o mesmo esteja nivelado. Contudo, se o desejo dos moradores é fixar a residência por um longo período em um local recomenda-se construir a casa sobre estacas de fundação, disponibilizadas pela própria empresa.

A arquitetura modular que deu vida à casa M.A.Di. foi criada por uma empresa italiana

12. A arquitetura modular que deu vida à casa M.A.Di. foi criada por uma empresa italiana. Fonte: Gazeta do Povo

Veja também: Lã de Vidro – Entenda Como o Material Ajuda no Conforto Térmico e Acústico

4. SysHaus – Construção feita com 100% de materiais reciclados

A construção da casa SysHaus, feita a partir da arquitetura modular, permite que a montagem das peças destinadas a cada um dos ambientes seja feita sem geração de resíduos, cujo desperdício é bastante comum nas obras convencionais.

Feita 100% de materiais recicláveis, a casa SysHaus pode ser montada em menos de um mês. Seu design amplo favorece a entrada de iluminação natural e intensifica o fluxo de ventilação dentro dos espaços, resultando em uma economia expressiva de energia elétrica dentro dessa arquitetura modular.

A Casa SysHaus consiste em uma arquitetura modular feita 100% de materiais recicláveis

13. A Casa SysHaus consiste em uma arquitetura modular feita 100% de materiais recicláveis. Fonte: Pinterest

Além disso, a arquitetura modular da casa SysHaus conta com telhado verde para controle da temperatura interna dos cômodos, tomadas para veículos elétricos, sistema de captação de água de chuva e biodigestor que converte o lixo orgânico em gás para uso na cozinha e lareira.

A arquitetura modular da Casa SysHaus permite iluminação natural e grande fluxo de ventilação

14. A arquitetura modular da Casa SysHaus permite iluminação natural e grande fluxo de ventilação. Fonte: Pinterest

5. Hotel Quadrum – Arquitetura moderna e eco-friendly

Localizado em Gudauri na República da Georgia, a arquitetura modular do Hotel Quadrum se destaca em meio a paisagem branca das montanhas geladas. Projetado pelos arquitetos Sandro Ramishvili e Irakli Eristavi, o Hotel Quadrum então definido como resort de Esqui e Yoga é formado pela união e reaproveitamento de vários containers, o que promoveu a redução drástica da geração de entulhos durante a obra.

A arquitetura modular do Hotel Quadrum se destaca em meio a paisagem gélida da Geórgia

15. A arquitetura modular do Hotel Quadrum se destaca em meio a paisagem gélida da Geórgia. Fonte: Pinterest

A arquitetura modular do projeto que conta com elementos de madeira em tom avermelhado traz a sensação de conforto e aconchego aos usuários. Já o vidro e ferro favorecem o momento de contemplação da vista. Para aqueles que apreciam esportes radicais e gostam de se aventurar na pratica de esqui, snowboard e parapente, a visita nesse hotel é quase que obrigatória.

A arquitetura modular do Hotel Quadrum é feita com containers

16. A arquitetura modular do Hotel Quadrum é feita com containers. Fonte: Pinterest

Agora que você já sabe mais sobre a arquitetura modular, continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Veja 7 dicas incríveis para promover a arquitetura sustentável e decolar nesse novo nicho de mercado” e mergulhe nesse conteúdo repleto de informações e dicas de como criar projetos arquitetônicos que causam menos impacto ao meio ambiente.