Escala humana: a medida que usa o ser humano como referência na arquitetura

escala-humana-modulor

Escala humana: Modulor

A escala humana é uma medida que tem como base o corpo humano, que serve de parâmetro comparativo.

Ou seja, as medidas do ser humano são o ponto de partida para a criação de projetos, deixando o homem no centro, o foco das atenções. É a partir dele que todas as demais dimensões serão definidas e planejadas.

Nesta postagem você vai entender como usar a escala humana na arquitetura para desenvolver seu projetos segundo esse conceito tão importante.

E se você precisa de mais informações para essa desenvolvimento, confira em nosso blog como fazer um projeto executivo de arquitetura sem nenhum erro!

Escala humana na arquitetura

 

escala-humana-diferentes-tipos

Escala humana: desenhos por profissionais

A maioria dos profissionais entende escala humana como um conceito amplo, preservando o ser humano em detrimento dos demais produtos do meio.

A ideia é priorizar o ser humano, seus sentidos e emoções.

Segundo o arquiteto alemão Ernst Neufert, também é preciso conhecer qual a relação existente entre uma pessoa e o espaço ocupado por ela, considerando diferentes posições, estando a pessoa parada e também em movimento.

Este é o conceito concreto de escala humana, segundo esse autor.

Em outra definição, aborda-se a relação do próprio arquiteto com a figura humana.

Para alguns estudiosos, o próprio profissional projeta-se como ser humano em um trabalho.

Por isso, ao comparar desenhos da escala humana de diferentes profissionais, encontram-se diferenças na forma do corpo e na atividade corporal dessas figuras.

Ou seja, a definição do que é escala humana, para muitos arquitetos, é considerar prioritariamente o fator humano dentro de um projeto de arquitetura, baseando-se em seu tamanho, emoções e sentidos.

Na arquitetura, há que ter vínculo entre o ser humano e o meio, o projeto de construção em si deve ter uma ligação entre o indivíduo e seus produtos, sendo um deles a própria edificação arquitetônica.

Afinal, tudo o que é projetado será usado por pessoas. Este é o princípio básico da escala humana na arquitetura.

Na hora de desenhar a escala humana, não esqueça de outros padrões que devem ser levados em conta na arquitetura, como o desenho técnico e a escala de projetos arquitetônicos.

Exemplos de escala humana

 

escala-humana-exemplo

Escala humana: exemplo de escala humana

Projetos profissionais sempre consideram a escala humana.

Esse raciocínio faz todo o sentido já que o objetivo da criação de um projeto de arquitetura é o indivíduo e todas as suas medidas e condições físicas e emocionais.

A ideia é solucionar como este ser humano vai se relacionar com os elementos à sua volta em meio ao ambiente projetado.

escala-humana-predio-em-escala

Escala humana: prédio com escala humana

Como fazer escala humana para maquete

 

escala-humana-maquete-em-escala

Escala humana: Maquete com escala

A escala humana tem relação direta com tamanho de paredes, pavimento e outros elementos que envolvem o desenho da construção.

Cada arquiteto terá seu próprio estilo de trabalho, tendo que por princípio, obedecer o conceito que traz o homem ao centro do projeto arquitetônico, permitindo assim que a arquitetura esteja a serviço de suas necessidades e desejos.

Saber como fazer escala humana para maquete, por exemplo, ajuda o profissional quando este precisa mostrar seu trabalho a um cliente de forma mais precisa e inteligível.

Na maquete, é possível que o arquiteto represente suas ideias de forma mais explícita, exibindo dados como dimensões de objetos em relação a paredes e outros elementos.

É possível fazer escala humana em maquetes de várias formas.

3 maneiras de fazer maquete com escala humana

 

1 – Com arame

 

escala-humana-maquete-com-arame

Escala humana: molde com arame

O processo é o seguinte: utilize um arame fino, molde-o a um desenho de um pequeno boneco para adaptá-lo à maquete tradicional.

Use esse molde para testar se as proporções estão adequadas em todos os elementos da maquete.

2 – Com PVC via decalque

 

escala-humana-molde-decalque

Escala humana: Molde em decalque

Escolha um desenho de figura humana, decalque-o sobre um papel e molde-o em material adequado.

Para finalizar, corte o desenho com um estilete. O material da maquete pode ser isopor fino ou PVC.

3 – Maquetes prontas

 

Há maquetes de escala humana prontas, disponíveis em papelarias.

Geralmente, os desenhos vêm separados por gênero humano, com idades e biotipos diferentes.

Para escala humana em 3D, basta usar um software de desenho, desenhar a maquete virtual e adicionar a figura humana ao projeto e salvar.

Outra maneira inovadora de apresentar seus projetos é através da realidade virtual. Aprenda como usar a realidade virtual na arquitetura e encantar seus clientes.

Agora que você sabe como usar a escala humana corretamente, que tal aprender a conquistar seus clientes e divulgar seus projetos? Confira os cursos do Viva Decora PRO Academy, especialmente pensados para arquitetos com espírito empreendedor.

curso ciclo do encantamento