Limestone: Conheça a Pedra que Virou Tendência na Arquitetura Mundial

O limestone é uma pedra calcária natural composta principalmente por calcite mineral e por porções de areia, argila e óxido de ferro – elementos que determinam a sua tonalidade, porosidade, dureza e textura.

Podendo ser usada em diferentes projetos, desde áreas externas, como muros e fachadas, até áreas internas, como bancadas e cubas, a pedra limestone vem ganhando evidência na arquitetura mundial. Logo, se você está em busca de materiais diferenciados para o seu próximo projeto, atente-se aos próximos tópicos. Conheça de perto as características da pedra limestone, suas vantagens/desvantagens e sua aplicabilidade.

O que é limestone?

O limestone é uma pedra calcária natural composta principalmente por calcite mineral e por porções de areia, argila e óxido de ferro – elementos que determinam a sua tonalidade, porosidade, dureza e textura.

A pedra limestone é proveniente da Turquia e da Espanha, mas também pode ser encontrada no Brasil, mais especificamente, no estado do Ceará. Contudo, o limestone brasileiro apresenta uma porosidade superior àqueles importados da Europa, o que deixa a pedra limestone mais passível de sofrer com riscos e manchas.

Qual a diferença entre limestone e silestone?

Como já mencionado anteriormente, o limestone se trata de uma pedra natural calcária, enquanto o silestone é uma pedra fabricada à base de quartzo somado a combinação de corantes e resina de poliéster.

Veja também: Farm Sink: Conheça Essa Cuba e Faça Uso Dela no Seu Projeto

Ambiente interno revestido com pedra limestone. Fonte: Contemporist

1. Ambiente interno revestido com pedra limestone. Fonte: Contemporist

Características da pedra limestone

O limestone é uma pedra calcária composta por diferentes porções de argila, areia e óxido de ferro – elementos que determinam a sua tonalidade, porosidade, dureza e textura. Dependendo do local onde a rocha é retirada, a pedra limestone pode ser encontrada em muitas cores, que variam entre os tons beges claros e alaranjados até tons de cinza bem escuros.

A formação da pedra limestone lembra muito a pedra mármore. Dentre as principais características do limestone pode-se afirmar que se trata de uma pedra com rusticidade natural, suave e com pouco brilho.

Acabamentos do limestone

  • Natural ou bruto;
  • Polido: acabamento liso e plano, feito por meio do polimento e abrasão mecânica, o que resulta em peças lisas e de alto brilho – a limestone polida é muito usada em ambientes internos;
  • Levigado: a pedra limestone é lixada até obter o acabamento liso, o que resulta em peças opacas e semi polidas – o limestone levigado é utilizado em áreas externas, pisos, bancadas e fachadas;
  • Anticato: técnica que confere a pedra limestone um aspecto envelhecido natural – o limestone piso anticato é muito usado em áreas externas como fachadas e muros.

Veja também: Pisante Para Jardim: Aprenda Como Projetar Caminhos +26 Projetos

Limestone é a pedra calcária que se tornou tendência na arquitetura mundial. Fonte: Minexco

2. Limestone é a pedra calcária que se tornou tendência na arquitetura mundial. Fonte: Minexco

Quais as vantagens e desvantagens de usar o limestone?

Assim como qualquer outro material, a pedra limestone também apresenta vantagens e desvantagens. Confira alguns pontos que devem ser levados em conta durante a compra.

Vantagens da pedra limestone:

  • A beleza e o aspecto clean da pedra limestone facilita sua conexão com diferentes propostas decorativas;
  • Apresenta alta durabilidade e não retém calor;
  • Apresenta ótimo custo benefício quando comparado ao mármore ou ao granito.

Desvantagens da pedra limestone:

  • O limestone por ser uma pedra natural é mais suscetível a riscos e manchas. Isso acontece, devido sua origem calcária, que com o passar do tempo, deixa sua estrutura mais porosa, podendo assim absorver facilmente sucos, bebidas alcoólicas, e produtos de limpeza muito fortes. Dessa forma, qualquer produto que possa manchá-lo deve ser retirado imediatamente do local, com um pano úmido e detergente neutro.
Avalie as vantagens e desvantagens de usar a pedra limestone no seu projeto. Fonte: Magma Mármores

3. Avalie as vantagens e desvantagens de usar a limestone piso no seu projeto. Fonte: Magma Mármores

Qual o preço do limestone?

No mercado o limestone é normalmente vendido em chapas nas espessuras de 2 a 3 cm e em formato de ladrilhos de 50x50cm, 80x80cm e 90x80cm. O limestone preço varia de acordo com a região, local de extração ou se o produto foi importado de outro país. Segundo pesquisas realizadas, o limestone preço importado pode ser encontrado ao preço médio de R$ 600,00/m², enquanto que o limestone preço nacional por um preço médio de R$ 350,00/m².

Veja também: Pedra Para Calçada: Confira Qual é a Melhor Escolha Para Seu Projeto

Fachada externa decorada com pedra limestone. Fonte: Aussietecture

4. Fachada externa decorada com pedra limestone. Fonte: Aussietecture

Onde utilizar a pedra limestone?

O limestone está em alta na arquitetura mundial devido seu visual clean, leve e sua capacidade de se conectar com diferentes propostas decorativas.

No projeto, a pedra limestone pode ser usada tanto em ambientes internos como em áreas externas – a exemplo de revestimento de paredes e fachadas, muros, escadas, soleiras, pisos, decks e assim por diante. 

Vale ressaltar que o limestone por se tratar de um pedra porosa não é aconselhável seu uso em bancadas de cozinha e banheiro, áreas de lavanderia e demais ambientes úmidos. Como dica, se o ambiente em que o silestone foi instalado sofre com o contato direto com a água preze por fazer uma boa impermeabilização da peça.

Limestone piso decora o ambiente interno da residência. Fonte: Mylin Interieurs

5. Limestone piso decora o ambiente interno da residência. Fonte: Mylin Interieurs

Agora que você já está por dentro das características da pedra limestone, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “O que são Pisos Ecológicos? Conheça 7 Tipos e Vantagens de Usar no Projeto” e alie praticidade, conforto, proteção e sustentabilidade em seus próximos projetos.