Museu de Arte do Rio: um MAR de Cultura e História Para Você Visitar

O Museu de Arte do Rio (MAR) é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Localizado na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro, as exposições e as obras do MAR fazem uma leitura da história da cidade maravilhosa e estabelece por meio de ações e atividades um diálogo intenso e criativo a respeito das relações entre educação e arte.

Não é por menos que dentro do próprio Museu de Arte do Rio é possível encontrar o projeto Escola do Olhar, ao qual exerce um papel fundamental ao propagar manifestações culturais e artísticas contemporâneas, de modo a promover o encontro entre diversas culturas, línguas, religiões e comunidades.

Logo, se você é estudante, profissional das áreas de engenharia e arquitetura ou aprecia informações sobre museus, esse post foi feito para você. Conheça agora a história e as características que tornam o Museu de Arte do Rio um grande tesouro para a cidade maravilhosa. Confira!

Conheça a história e a arquitetura do MAR Museu de Arte do Rio

1. Conheça a arquitetura do MAR Museu de Arte do Rio. Fonte: Leonardo Finotti

Vale comentar que nessa região, fica também o marcante Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o majestoso Museu do Amanhã, dois lugares que também merecem sua visita.

Museu de Arte do Rio: História

O Museu de Arte do Rio (MAR) foi inaugurado no dia 1 de Março de 2013. O MAR fica localizado na Praça Mauá, n° 5 – Centro, Rio de Janeiro, e tem como objetivo favorecer o acesso do público sobre a história da cidade, seus conflitos, contradições e desafios enfrentados.

Suas exposições e mostras de longa e curta duração buscam unir dimensões históricas e contemporâneas da arte. Além disso, o museu surge com a missão de trazer acessibilidade e incluir a arte no currículo escolar da escola pública, por meio da construção da Escola do Olhar.

A laje projetada para o Museu de Arte do Rio cobre os dois prédios com arquiteturas peculiares

2. A laje projetada para o Museu de Arte do Rio cobre os dois prédios com arquiteturas peculiares. Fonte: Leonardo Finotti.

Veja também: Museu do Café: História e Arquitetura Que Preserva a Cultura Cafeeira

Museu de Arte do Rio: Arquitetura

O Museu de Arte do Rio foi a primeira construção que deu o start no plano de revitalização da região portuária promovido pela Prefeitura do Rio.

O MAR Museu de Arte do Rio é formado por dois prédios interligados por uma ponte sob uma bela e majestosa laje sustentada por pilotis (pilares estruturais que sustentam uma edificação): o palacete Dom João VI, construção tombada e eclética, ao qual acomoda as salas multiuso de exposição e o edifício vizinho – originalmente um terminal rodoviário, cuja construção modernista abriga nos dias de hoje a Escola do Olhar.

Museu de Arte do Rio: imagem da bela e majestosa laje sustentada por pilotis

3. Museu de Arte do Rio: imagem da bela e majestosa laje sustentada por pilotis. Fonte: Leonardo Finotti

O projeto do Museu de Arte do Rio desenvolvido pelo escritório carioca Bernardes + Jacobsen une os dois edifícios com uma cobertura de concreto, que remete a uma onda. A ponte que interliga ambas as construções apresenta uma estrutura discreta e facilita o acesso dos visitantes aos outros espaços expositivos.

Museu de Arte do Rio: imagem da ponte que liga os dois edifícios

4. Museu de Arte do Rio: imagem da ponte que liga os dois edifícios. Fonte: Pinterest

Um ano após a sua inauguração (2014), o projeto do Museu de Arte do Rio recebeu o maior prêmio internacional de arquitetura, o Architizer A+ Awards, na categoria museu, por meio do voto popular. Ainda no mesmo ano, o MAR Museu de Arte do Rio recebeu o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design ou Liderança em Energia e Projeto Ambiental) na categoria prata, devido suas práticas sustentáveis. Vale comentar que o MAR foi o primeiro museu da América Latina a receber esse tipo de certificação.

Museu de Arte do Rio: Acervo

O Museu de Arte do Rio MAR resgata a tradição do colecionismo de objetos e obras antigas no Rio de Janeiro, tanto que em sua coleção é possível encontrar um pouco de tudo – artes plásticas, iconografia, história social, antropologia, design, bem como, exposições importantes com coleções públicas e particulares.

No decorrer de sua trajetória, formado por aquisições e doações, o acervo do Museu de Arte do Rio já soma em torno de 8 mil itens museológicos, mais de 7 mil arquivísticos e cerca de 16 mil bibliográficos, dos quais 1.481 são livros de artistas.

O acervo do Museu de Arte do Rio conta com cerca de 8 mil itens museológicos

5. O Museu de Arte do Rio conta com 8 mil itens museológicos. Fonte: Leonardo Fionitti

Museu de Arte do Rio obras expostas nas escadarias do edifício

6. Museu de Arte do Rio obras expostas nas escadarias do edifício. Fonte: Fui Ser Viajante

Museu de Arte do Rio conta com mais de 7 mil arquivísticos

7. Museu de Arte do Rio conta com mais de 7 mil arquivísticos. Fonte: Melhores Destinos

Escola do Olhar: integração entre arte e educação

A Escola do Olhar estruturada dentro do Museu de Arte do Rio se trata de um polo de pensamento e de formação permanente de pessoas, ao qual busca provocar uma reflexão a partir das relações entre arte e educação.

As ações e atividades colocadas em prática dentro da Escola do Olhar buscam aprofundar questões a respeito da dimensão pública do museu, assim como, colocar em debate as questões relevantes sobre os campos da arte e da cultura na atualidade.

Museu de Arte do Rio: imagem interna da Escola do Olhar

8. Museu de Arte do Rio: imagem interna da Escola do Olhar. Fonte: Carlos Fortes

Veja também: Museu de Arte Contemporânea de Niterói: 4 curiosidades sobre a obra que “flutua” na baía de Guanabara

Por meio da articulação de diferentes setores do MAR Museu de Arte do Rio e em parceria com inúmeras pessoas, grupos de apoio e instituições, a Escola do Olhar promove uma série de palestras, congressos, seminários nacionais e internacionais, bem como, cursos e oficinas (teóricas e práticas), que constituem uma frente de ação ao qual mobiliza diversas pesquisas e estudos científicos.

As atividades da Escola do Olhar podem ser apresentadas e realizadas em diversos espaços do MAR Museu de Arte do Rio. Auditório, salas multiuso, Biblioteca e Centro de Documentação e galerias do pavilhão de exposição são alguns desses espaços.

Qual a missão da Escola do Olhar?

A missão da Escola do Olhar, instalada dentro do Museu de Arte do Rio, além de favorecer o acesso das pessoas ao patrimônio cultural público e privado, tem como missão propagar manifestações culturais e artísticas contemporâneas como o Pop Art, Op Art, Arte de Novas Mídias, Arte Urbana, Arte Conceitual, Arte Digital, Fotografia, Arte cinética, Hiperrealismo e Fotorrealismo, de modo a promover o encontro entre diversas culturas, línguas, religiões e comunidades.

Não é à toa que os princípios que norteiam as reflexões e atividades da Escola do Olhar trazem voz para os valores democráticos, aos direitos humanos, à diversidade, à igualdade e à acessibilidade.

Museu de Arte do Rio: mobiliário da Escola do Olhar

9. Museu de Arte do Rio: mobiliário da Escola do Olhar. Fonte: Carlos Fortes

Onde fica o Museu de Arte do Rio

Para aqueles que desejam conhecer de perto essa fantástica arquitetura repleta de história e significado, o Museu de Arte do Rio está localizado na Praça Mauá, n° 5 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

O Museu de Arte do Rio está localizado na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro

10. O Museu de Arte do Rio está localizado na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro. Fonte: Pinterest

Agora que você conheceu mais sobre a história e arquitetura do Museu de Arte do Rio, continue com a visita em nosso blog e confira os projetos de arquitetura de museu mais inspiradores do mundo. Algumas construções além de representar um espaço de conhecimento, também ficaram marcadas pela sua arquitetura ousada e inovadora.