Telha Branca: Conheça os Tipos Mais Usados, Vantagens e Preço

A telha branca é um elemento construtivo que juntas formam a cobertura de diferentes imóveis. Sua estrutura é sinônimo de beleza, sofisticação e eficiência energética. Não é à toa que o telhado branco vem conquistando cada vez mais espaço na cobertura das casas, escritórios, estabelecimentos comerciais, galpões e demais edificações do Brasil e mundo afora.

Por isso, se você é engenheiro, arquiteto ou design de interiores e deseja apostar em uma solução inteligente para agregar valor na obra e diminuir a temperatura nos ambientes, te convido a fazer uso da telha branca no seu próximo projeto. Neste post, vamos compartilhar os diferentes tipos de telha branca que podem ser encontradas no mercado, suas vantagens e preço. Confira!

Telha branca sanduíche instalada em residência. Fonte: Pinterest

1. Telha branca sanduíche instalada em residência. Fonte: Pinterest

Telhado Branco: Projetos e Leis no Brasil e no mundo

Fazer uso da telha branca ou pintar os telhados de branco se tornou uma solução prática e de baixo custo, para reduzir a temperatura dos ambientes, de acordo com o pesquisador Akbari Hashem, do Lawrence Berkley National Laboratory, dos Estados Unidos.

Isso porque, estudos comprovam que usar telha branca ou pintar o telhado de branco pode reduzir entre 40% e 70% a temperatura nos ambientes do imóvel e, permite reduzir também em até 96% os raios UV. Além disso, o telhado branco tem a capacidade de refletir mais de 80% dos raios solares, resultando em uma eficiência energética próxima de 30% nas edificações.

Em países como a Grécia, o uso de telha branca e telhado pintado de branco é uma prática bem comum. No entanto, em outros países pelo mundo, incluindo o Brasil, essa é uma prática que vem crescendo de forma tímida, principalmente em projetos que abrangem estratégias de arquitetura bioclimática.

O uso de telha branca e telhado pintado de branco é comum em lugares como a Grécia. Fonte: Pinterest

2. O uso de telha branca e telhado pintado de branco é comum em lugares como a Grécia. Fonte: Pinterest

Tanto que para conscientizar a população sobre a relevância de usar telha branca ou pintar os telhados de branco, de maneira a minimizar os impactos do aquecimento global, foi lançado em 2009 a Campanha One Degree Less (Um Grau a Menos) pela ONG Green Building Council. A ONG Green Building Council se trata de uma entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é auxiliar no desenvolvimento de projetos que prezam pela arquitetura sustentável

Vale comentar, que outra medida de incentivo foi aplicada na Califórnia – Estados Unidos. Nesse território, o governo estadual criou uma lei em 2005 que obriga armazéns e prédios comerciais a fazerem uso da telha branca ou telhado pintado de branco.

Veja também: O Que é Design Biofílico? Entenda os Benefícios de Usá-lo no Projeto

Imóveis com cobertura em telha branca. Fonte: The Conversation

3. Imóveis com cobertura em telha branca. Fonte: The Conversation

No Brasil, mais especificamente no Estado de São Paulo, o Vereador Goulart (PMDB) apresentou o Projeto de Lei 615/2009 na Câmara Municipal de São Paulo, de forma que a população fizesse uso da telha branca ou pintasse os telhados de suas casas de branco, de modo a reduzir os efeitos do aquecimento global. No entanto, o projeto não vingou e um ano depois o mesmo foi arquivado.

Quais as vantagens de usar um telhado branco?

Existem diversos benefícios de usar telha branca ou pintar o telhado no branco no projeto. Dentre os pontos positivos, separamos abaixo três vantagens atreladas ao uso da telha branca ou telhado pintado de branco.

1. Diminuição das ilhas de calor

Ilhas de calor urbano (ICU) é o nome dado a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização, uma vez que apresentam temperaturas maiores (de 1 a 6ºC a mais) do que as regiões rurais próximas. Logo, ao fazer uso da telha branca ou telhado branco pintado, os raios solares serão melhor refletidos de volta para a atmosfera diminuindo consideravelmente as temperaturas dos imóveis, resultando em um menor uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado.

2. Redução das emissões de CO2

O CO2, também conhecido como dióxido de carbono ou gás carbônico, é um composto químico gasoso que em excesso provoca graves desequilíbrios no aquecimento do planeta Terra. Dentre outras fontes e usos o CO2 é muito utilizado para produzir cimento e gerar eletricidade. Dessa forma, ao apostar no uso de telha branca ou telhado branco pintado, a eficiência energética gerada no imóvel favorece a redução das emissões de CO2.

3. Redução no consumo de energia

Uma vez que a telha branca ou telhado branco pintado reflete os raios solares, reduzindo a absorção de calor, os ambientes do imóvel ficam mais frescos. Dessa forma, essas construções exigem uma menor necessidade de uso de aparelhos de ar condicionado e ventiladores. Estima-se que ao fazer uso de telha branca e telhado branco pintado gasta-se de 20 a 70 % a menos de energia para resfriar o ambiente.

Veja também: Ventilação Cruzada: O Que É e Quais os Benefícios de Usá-la no Projeto

Use de telha branca sanduiche em galpões. Fonte: Pinterest

4. Use de telha branca sanduiche em galpões. Fonte: Pinterest

Conheça diferentes tipos de telha branca vendidas no mercado

Há uma infinidade de tipos de telhados, ou seja, existem diferentes tipos de telha branca que podem compor a cobertura do seu imóvel.

Telha colonial branca

A telha colonial é um dos modelos mais usados na construção, uma vez que seu design é simples, econômico e de fácil instalação. Isso acontece, pois o formato da telha colonial permite que o profissional encaixe uma na outra, formando seu telhado mais rápido. Além disso, a telha branca colonial ou convencional é conhecida pelo seu canal profundo, que evita a acumulação de água no telhado, prevenindo futuras infiltrações.

Telha colonial branca: esse tipo de telha branca é muito comum nos projetos. Fonte: Pinterest

5. Telha colonial branca: esse tipo de telha branca é muito comum nos projetos. Fonte: Pinterest

Telha sanduíche branca

A telha sanduíche branca e a convencional, conhecida também como telha termoacústica, tem esse nome, pois sua estrutura consegue realizar o controle e a redução desses dois fatores dentro do imóvel (temperatura e acústica).

O acabamento metálico da telha sanduíche é produzido por zinco. Enquanto o isolante central pode ser tanto EPS (isopor) ou poliuretano. A telha branca sanduíche é uma opção do cliente que solicita durante a sua instalação a cor que deseja pintar a superfície metálica da telha. Dentre as vantagens percebidas está a facilidade de manutenção, melhor controle térmico e acústico, dispensa o uso de forro, reduz o risco de alastramento de chamas.

Telha sanduíche branca esse tipo de telha branca agrega valor em diferentes projetos. Fonte: Pinterest

6. Telha sanduíche branca esse tipo de telha branca agrega valor em diferentes projetos. Fonte: Pinterest

Telha americana branca

A telha americana apresenta um design inspirado na telha portuguesa, porém com diversas vantagens que permitem uma maior eficiência da telha, já que se mostra mais moderna, sofisticada e econômica. No mercado você pode optar pela telha americana convencional ou pela telha americana esmaltada, basta escolher a cor desejada como a telha branca esmaltada.

Telha americana branca esse tipo de telha branca forma a cobertura da residência. Fonte: Pinterest

7. Telha americana branca esse tipo de telha branca forma a cobertura da residência. Fonte: Pinterest

Quanto custa o milheiro de telha colonial branca?

Segundo pesquisas realizadas no mercado, o milheiro de telha branca colonial pode ser encontrado no valor médio de R$ 500,00.

E aí, o que achou deste conteúdo sobre telha branca? Gostou?! Então, continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Telha Ecológica: O que é, Materiais, Vantagens e Mais!” e comece a fazer uso dela nos próximos projetos.