O Que é Telha Isotérmica e Por Que ela pode Agregar Valor no Seu Projeto?

Telha isotérmica é o material de construção perfeito para quem busca conforto térmico dentro do imóvel. Afinal, sua estrutura além servir como cobertura, também têm como função manter maior controle de temperatura no interior dos ambientes, seja em períodos quentes ou frios, contribuindo até mesmo com a economia de energia.

Não à toa que muitos arquitetos e profissionais da área de construção passaram a fazer uso da telha isotérmica. Quer saber mais sobre o assunto? Então, esse conteúdo foi feito especialmente para você. Entenda o que é telha isotérmica, quais as vantagens e desvantagens, quando usar e porque ela é uma opção que deve ser considerada na hora de planejar o telhado do seu projeto.

O que são telhas isotérmicas?

Para quem busca conforto térmico dentro do imóvel, a telha isotérmica pode se tornar a melhor opção na hora de planejar o telhado. Isso porque, a telha isotérmica além de servir como cobertura, também assume a função de isolante térmico, já que têm como função manter maior controle sobre a temperatura no interior dos ambientes, seja em períodos quentes ou frios.

Essa manutenção da temperatura interna promovida pelo uso da telha isotérmica contribui até mesmo com a economia de energia do imóvel, uma vez que o cômodo dispensa muitas vezes o uso de ventiladores, ar-condicionado ou aquecedores.

A telha isotérmica é uma alternativa inteligente para quem deseja melhorar o conforto térmico dentro do imóvel. Fonte: Pinterest

1. A telha isotérmica é uma alternativa inteligente para quem deseja melhorar o conforto térmico dentro do imóvel. Fonte: Pinterest

A telha isotérmica, também é conhecida como telha sanduíche, pois sua estrutura é formada por duas chapas de metal, normalmente feitas de aço galvanizado. Entre essas duas chapas é colocado um material isolante, que pode ser feito de isopor ou poliuretano (textura muito similar à espuma).

Mas, afinal qual a telha isotérmica é melhor a feita se isopor ou poliuretano? A escolha vai depender das necessidades do seu cliente. Ou seja, se a ideia é priorizar o conforto térmico do imóvel, a telha isotérmica com poliuretano é mais indicada. Agora se a ideia é melhorar o mais o conforto acústico do que propriamente o térmico procure fazer uso da telha isotérmica com isopor. 

Veja também: Lã de Vidro: Entenda Como o Material Ajuda no Conforto Térmico e Acústico

Telhas galvanizadas sanduíche isotérmicas. Fonte: Gavisteel

2. Telhas galvanizadas sanduíche isotérmicas. Fonte: Gavisteel

Qual a diferença entre telhas isotérmicas e termoacústicas?

Enquanto a telha isotérmica tem a função de manter o controle da temperatura interna dos ambientes, a telha termoacústica tem a função de controlar e minimizar a exposição contínua a ruídos (poluição sonora). Além de evitar que os ruídos passem de um cômodo para o outro, as telhas termoacústicas evitam a entrada de ruídos externos, típico em imóveis que ficam próximos de avenidas, corredores de ônibus e aeroportos.

Telha isotérmica com poliuretano e acabamento em verde. Fonte: Global Reforma

3. Telha isotérmica com poliuretano e acabamento em verde. Fonte: Global Reforma

Quais são os tipos de telhas isotérmicas que podem ser encontradas no mercado?

Existem basicamente dois tipos de telha isotérmica (conhecidas como telha sanduíche), a telha simples e a telha dupla.

A telha isotérmica simples não é formada por duas camadas de chapa de metal. Sua estrutura é composta apenas por uma chapa de metal e uma folha de alumínio. No projeto, a folha de alumínio fica virada para a parte interna do imóvel, enquanto a chapa de metal fica para a parte externa. Já a telha isotérmica dupla por sua vez conta com uma chapa a mais (chapa de metal +revestimento + folha de alumínio), oque confere um melhor isolamento térmico e acústico.

Quais as vantagens e desvantagens de usar a telha isotérmica?

A telha isotérmica além de proporcionar maior controle da temperatura no interior dos ambiente também apresenta inúmeras outras vantagens, sendo elas:

  • São duráveis e exigem pouca manutenção; 
  • Podem ser feitas sob medida, fazendo com que as perdas de material sejam mínimas;
  • Podem substituir telhas de fibrocimento;
  • Elas não mofam e nem servem de alimento para insetos e microorganismos;
  • Não propagam chamas;
  • Promovem a economia de energia, já que reduz o uso de ventilador, ar-condicionado e aquecedor;
  • Pode ser utilizada em telhados com pouco inclinação.

A principal desvantagem da telha isotérmica é com relação ao preço e aplicação, já que a instalação deve ser feita por profissionais especializados. Quando comparada a outros tipos de telhado, a telha isotérmica de fato acaba sendo mais cara, no entanto, pelas qualidade que oferece, o investimento acaba valendo a pena.

A instalação da telha isotérmica deve ser feita por profissionais especializados. Fonte: Pinterest

4. A instalação da telha isotérmica deve ser feita por profissionais especializados. Fonte: Pinterest

Quando usar a telha isotérmica?

A telha isotérmica é indicada para residências, galpões, escritórios e demais espaços comerciais, localizados principalmente nos grandes centros urbanos ou que sofrem grandes oscilações de temperatura durante o ano. Dependendo do segmento industrial e em se tratando de linhas de produção que façam uso de máquinas, caldeiras ou resfriadores, a telha isotérmica também pode exercer uma papel extremamente importante de forma a regular a temperatura interna do empreendimento.

Além de servir como cobertura, a telha isotérmica também pode ser usada como divisória ou vedação, especialmente em projetos que usam o drywall.

Veja também: Ilhas de Calor: Saiba o Que São e Como Reduzir Seus Impactos

A telha isotérmica controla a temperatura dentro de galpões. Fonte: Pinterest

5. A telha isotérmica controla a temperatura dentro de galpões. Fonte: Pinterest

Vale mencionar que por mais que a telha isotérmica seja uma excelente alternativa para criar conforto térmico, seu uso pode ser ineficaz se as outras partes do projeto não forem planejadas de forma integrada. Levando em conta a orientação solar, sombreamento de fachadas e demais fatores que fazem parte do estudo de arquitetura bioclimática.

Qual o valor da telha isotérmica?

O preço da telha isotérmica pode variar de acordo com a região do país. Além disso, outro ponto que também pode influenciar no preço é a espessura e o tipo de material isolante da telha isotérmica.

Segundo pesquisas realizadas no mercado, pode-se dizer que a telha isotérmica pode variar entre R$ 44,00 a R$ 72,00 por metro quadrado.

O acabamento interno também é um ponto positivo da telha isotérmica. Fonte: Pinterest

6. O acabamento interno também é um ponto positivo da telha isotérmica. Fonte: Pinterest

Agora que você conhece de perto as características e qualidades da telha isotérmica, não deixe de considerá-la no seu próximo projeto. Você já fez uso dela? Então, compartilhe com a gente e com os demais leitores como foi essa experiência.