Calhas: Para Que Serve + 4 Tipos Mais Usados em Telhados

Calha é um elemento localizado em telhados que tem como objetivo coletar a água das chuvas e evitar danos a paredes e muros. Ela pode ser de PVC, alumínio, aço galvanizado ou aço inoxidável.

Trata-se de um componente essencial na cobertura de um imóvel, por isso é importante conhecer os tipos mais usados para fazer a escolha adequada para o projeto.

Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar com mais detalhes para que servem as calhas e como identificar o tipo ideal para sua obra. Boa leitura!

Veja também: Telha de Fibrocimento – Veja as Polêmicas, Vantagens e Desvantagens

O que é calha?

Calha é um elemento localizado em telhados que tem como objetivo coletar a água das chuvas e evitar danos a paredes e muros. Ela pode ser de PVC, alumínio, aço galvanizado ou aço inoxidável.

O que são calhas foto iStock

O que são calhas (foto: iStock)

Agora que você já sabe o que é calha de telhado, veja qual é sua função e os tipos mais usados no mercado.

Veja também: O Que é Infiltração? Causas, Tipos, Como Resolver e Mais!

Qual a função da calha de chuva?

Já imaginou se toda vez que chovesse os imóveis ficassem totalmente expostos, sem nenhum mecanismo de escoamento da água? Sem dúvida, a vida útil de uma construção seria bem menor. Felizmente, as calhas de telhado existem para evitar esse problema.

A principal função da calha é proteger o imóvel de possíveis danos causados pelas chuvas como alagamentos, apodrecimentos ou umidade excessiva no ambiente.

Além disso, as calhas também ajudam a fazer o reaproveitamento da água da chuva quando usada em conjunto com cisternas, por exemplo.

Quais são os tipos de calha de telhado?

Os tipos de calha de telhado variam de acordo com o comprimento, função, tipo de telha, queda d’água e outros aspectos do local de instalação. Veja agora um resumo sobre os tipos mais usados na construção civil:

Calha de PVC

A calha de PVC é o principal tipo encontrado no mercado. Ela tem o preço mais acessível e é bastante prática para limpar. Outra vantagem da calha de PVC é que ela não oxida, por isso é ideal para casas nas regiões litorâneas.

Apesar dos benefícios, ela não é a melhor opção para construções onde será necessário coletar um alto nível de água. Nesse caso, recomenda-se o uso de calhas de alumínio.

Calha de PVC foto Sua Obra

Calha de PVC (foto: Sua Obra)

Calhas de alumínio

Vamos falar sobre as calhas de alumínio? Elas são mais resistentes, sólidas e contam com um acabamento melhor. Uma vantagem importante é que a calha de alumínio tem um suporte de fixação produzido com o mesmo material, o que impede que a estrutura caia em dias de tempestades fortes.

Outra vantagem das calhas de alumínio é que elas podem receber pintura eletrostática. Essa técnica de tintura protege o material e permite deixá-lo personalizado, ou seja: é possível trabalhar melhor a estética da fachada e cobertura do imóvel.

A única desvantagem em relação às calhas de PVC é que sua instalação é mais complexa, o que pode demandar mais tempo de execução da obra.

Calha de alumínio foto Cardivem Venezianas Industriais

Calha de alumínio (foto: Cardivem Venezianas Industriais)

Calhas de aço galvanizado

Outra opção bastante usada em obras residenciais, comerciais e industriais são as calhas de aço galvanizado. Assim como as calhas de PVC, elas têm o valor mais acessível que o alumínio, mas fique atento(a): o aço galvanizado tem alto índice de corrosão e não é recomendado para cidades litorâneas.

Outro ponto de atenção é que, diferente das calhas de alumínio, o material não reage bem à pintura.

Calha de aço galvanizado foto Cardivem Venezianas Industriais

Calha de aço galvanizado (foto: Cardivem Venezianas Industriais)

Calhas de aço inoxidável

As calhas de aço inoxidável são extremamente resistentes e duráveis. Além de não enferrujar, elas mantêm o brilho por muito tempo, o que contribui para a estética do imóvel. Diante desse contexto, as calhas de aço inoxidável não exigem manutenções periódicas.

Além disso, as calhas de aço inoxidável podem ser pintadas com tinta eletrostática. Assim, é possível escolher a cor que mais harmoniza com o telhado.

A desvantagem é que esse tipo de calha é até 4 vezes mais cara do que as fabricadas com outros materiais.

Calha de aço inox foto JR Calhas & Aço Inox

Calha de aço inox (foto: JR Calhas & Aço Inox)

Veja também: Tinta Para Telhado – Tipos, Vantagens e Como Escolher a Cor Ideal

O que são calhas de piso?

As calhas de piso são usadas para o escoamento de águas de quintais, piscinas e áreas molhadas em geral. Elas têm a mesma função das calhas tradicionais, mas como são usadas no chão, também evitam escorregões e outros acidentes.

Calha de chão foto Uorkinox

Calha de chão (foto: Uorkinox)

Qual a diferença de calhas e rufos?

Os rufos também são usados para a proteção contra a água da chuva, mas eles têm um formato ligeiramente diferente das calhas. Só para lembrar, as calhas geralmente têm o formato em “U” e servem para canalizar a água em uma determinada direção.

Já os rufos têm um formato em “L” e servem para que a água não consiga avançar em uma direção específica.

Os rufos são fixados na divisão de telhas para evitar que a água da chuva entre nas paredes e muros. Sendo assim, ele servem como complemento para coberturas, lajes mistas e fachadas.

Rufo em telhado foto Doce Obra

Rufo em telhado (foto: Doce Obra)

Gostou de aprender mais sobre a calha de telhado? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Comentários

comentários em "Calhas: Para Que Serve + 4 Tipos Mais Usados em Telhados"