Tenha foco: o segredo de como ganhar dinheiro com arquitetura

Vamos falar nesta postagem de como ganhar dinheiro com arquitetura, mas, na verdade, as linhas gerais de nosso tema para abordar este assunto poderiam ser usadas para se ganhar dinheiro em qualquer negócio.

Por isso, vamos começar nosso texto com uma lição básica de administração de empresas e gestão estratégica e, em seguida, aprofundar o assunto no que tange à nossa área: a arquitetura e a design de interiores.

E se você está mesmo interessado em saber como ganhar dinheiro com arquitetura, comece baixando este infográfico com os 6P’s do arquiteto empreendedor.

6ps

Como ganhar dinheiro com arquitetura com a estratégia de nicho

 

Como dissemos, é preciso começar com uma breve aula de posicionamento estratégico de marketing.

Mas fique tranquilo: não vamos despejar um monte de “marquetês” por aqui, vamos apenas explicar em linguagem simples e te provar por A mais B que existem 3 estratégias tradicionais para se orientar o trabalho de uma empresa em busca do sucesso, e a estratégia de nicho pode ser aquela que vai mudar a sua maneira de ganhar dinheiro com arquitetura.

Um bom nicho do mercado que está em alta é o da arquitetura corporativa. Saiba mais em nosso post e não perca essa chance!

Outra estratégia ótima é a do Ciclo do Encantamento, para conquistar  e fidelizar seus clientes. Confira este e outros cursos do Viva Decora PRO Academy pensados especialmente para arquitetos e designers com espirito empreendedor.

curso ciclo do encantamento

As 3 estratégias genéricas de negócios

 

Michael Porter está para a gestão estratégica empresarial assim como um Frank Gehry ou Mies van der Rohe estão para a arquitetura.

Dentre as muitas contribuições que trouxe para esta área, umas delas foi a definição das chamadas 3 estratégias genéricas de negócios:

  • Liderança em custos: segundo esta estratégia, a empresa se esforça ao máximo para ter os menores custos de produção e distribuição, podendo vender mais barato que seus concorrentes e dominar o mercado (até que alguém aprenda a fazer tão barato quanto ela e se inicie uma guerra de preços).
  • Diferenciação: a empresa define um benefício muito valorizado pelos clientes e se torna a melhor a oferecer isso no mercado: a mais rápida, a mais confiável, a mais próxima, a que tem a maior qualidade etc. É uma luta constante para não ser superada pelos concorrentes.
  • Foco: a empresa atende a um nicho específico de mercado onde pode buscar ou liderança em custos, ou a diferenciação, sem se preocupar com a concorrência das “grandes” que se enquadram nas categorias anteriores.  

Resumindo: ou você faz melhor, ou você produz mais barato, ou você atende a um nicho com menos concorrentes e de uma área que você domina e é especialista.

Vamos ver alguns exemplos interessantes de como ganhar dinheiro com arquitetura explorando alguns nichos específicos de mercado.

OBS.: Mais recentemente se difundiu a estratégia do oceano azul, que seria, a grosso modo, uma estratégia de foco em um mercado ainda inexistente, com um produto ou serviço inovador, e unindo liderança em custos e diferenciação.

Uma estratégia que tem dado excelentes resultados para muitos arquitetos é o Ciclo do Encantamento, metodologia em 12 etapas desenvolvida pela Viva Decora.

Exemplos de como ganhar dinheiro na arquitetura em mercados de nicho

 

Muitos arquitetos querem construir edifícios enormes, pontes gigantescas e outras obras marcantes e imponentes.

Mas porque não se dedicar a estas mesmas obras só que em escala bem menor, mas bem menor mesmo?

Produção de maquetes

 

como-ganhar-dinheiro-com-arquitetura-maquetes

como ganhar dinheiro com arquitetura: maquetes

O mercado de maquetes de arquitetura tem se mostrado um nicho bastante lucrativo e procurado.

Uma reportagem do Uol Economia revelou que na época do boom imobiliário em São Paulo, era possível comercializar maquetes de condomínios de 6 torres, por exemplo, por algo em torno de 75 mil reais.

Então não perca tempo e confira nossa lista com os melhores materiais para maquete e crie a representação perfeita do seu projeto.

Design de móveis

 

como-ganhar-dinheiro-com-arquitetura-design-de-moveis

como ganhar dinheiro com arquitetura: design de moveis

Se você não tem muita experiência na área, existe uma maneira muito prática de começar. E o conceito é bem simples: você cria seus móveis conforme certas regras de aproveitamento da madeira, disponibiliza os projetos em um site específico de e-commerce, um cliente em qualquer parte do mundo adquire o móvel e um produtor local credenciado fabrica para esse cliente.

8% do valor da compra fica com o designer, 12% com o site, que se chama OpenDesk, e o restante com o fabricante local.

Este, por exemplo, é um negócio que pode se encaixar na categoria de “oceano azul”, que mencionamos acima.

Se você sempre teve uma queda pelo design de mobiliário, esta pode ser sua chance de começar ou se dedicar mais a essa área e, posteriormente, abrir seu próprio escritório de design de móveis para ganhar dinheiro com arquitetura, ou com uma de suas especialidades, fazendo algo que sempre gostou.

Muitos arquitetos se deram bem nesse ramo, como os Irmãos Camapana. Saiba em nosso artigo como conseguiram tamanho reconhecimento internacionalmente.

Arquitetura Verde

 

como-ganhar-dinheiro-com-arquitetura-arquitetura-sustentavel

como ganhar dinheiro com arquitetura: arquitetura sustentavel

Se especializar em projetar habitações ou mesmo prédios comerciais sustentáveis é um nicho que vem recebendo bastante atenção e tem tudo para ser um diferencial importante para quem busca se tornar referência em uma área específica.

Que o diga Lúcia Rodrigues, professora brasileira de arquitetura sustentável na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, onde as edificações com zero emissão de carbono são obrigatórias desde 2016.

Logo uma lei como essas pode ser adotada por aqui, principalmente para prédios comerciais, e quem já estiver no mercado terá grande vantagem sobre os concorrentes.

Gestão ou consultoria para escritórios de arquitetura

 

como-ganhar-dinheiro-com-arquitetura-consultoria

como ganhar dinheiro com arquitetura: consultoria

Que tal não apenas saber como ganhar dinheiro com arquitetura, mas ensinar os outros a fazer o mesmo?

Perceba que se um arquiteto ou designer de interiores com experiência prática e vivência no assunto se dedicar a isso, terá muito mais credibilidade diante e seus colegas de profissão que buscam este tipo de assessoria administrativa e financeira.

A ideia é tão interessante que a prestigiada Fundação Getúlio Vargas tem até um MBA exclusivamente dedicado a esta especialidade: MBA executivo em economia e gestão: escritórios de arquitetura

Gostou da ideia? Matricule-se no curso, então!

E por falar em ouvir a voz de quem entende do assunto, confira 12 Dicas de arquitetos e designers de interiores para ajudar você a superar os desafios e trilhar de forma mais eficiente sua trajetória profissional e pessoal

Estas foram apenas 4 ideias de nichos de mercado de arquitetura que você pode explorar para ganhar dinheiro. Existem muitos outros, o segredo é unir aquilo que você mais gosta de fazer e tem mais talento para executar com alguma atividade menos explorada por seus colegas de profissão.

Empolgado com essa possibilidade? Então não deixe de conferir também esta postagem de nosso blog: Aprenda como cobrar projeto de arquitetura e garantir seu lucro