Descubra os segredos de como montar um escritório de arquitetura de sucesso!

como-montar-um-escritorio-de-arquitetura-placa

como montar um escritório de arquitetura: placa

Nos últimos anos, empreender, seja ao vender camisetas, abrir uma padaria ou montar um food-truck, é a solução que muitos profissionais encontraram para driblar a crise.

E se você acredita que tem talento e disposição para isso, montar um escritório de arquitetura pode ser uma excelente opção.

Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), quatro em cada dez brasileiros já abriram ou estão desenvolvendo um projeto de empresa própria. Em 2015, a taxa de empreendedorismo no país foi de 39,3% – a maior dos últimos 14 anos.

E arquitetos não fogem dessa realidade, uma vez que, também atingidos pela crise, há menos vagas disponíveis no mercado.

No entanto, saber como montar um escritório de arquitetura não é tarefa fácil e, definitivamente, os profissionais não aprendem na faculdade como lidar com marketing, direito, finanças, gestão de negócios e pessoas.

Aqui, vamos apresentar alguns pontos importantes para você ter em mente e iniciar sua checklist para transformar o sonho em realidade.

Veja também: O que é gestão por processos para arquitetos e designers de interiores

Por onde começar a montar um escritório de arquitetura?

 

como-montar-um-escritorio-de-arquitetura-por-onde-comecar

como montar um escritório de arquitetura: por onde começar

Primeiramente: para montar um escritório de arquitetura e atuar como arquiteto, você precisará de um registro junto ao CAU do seu estado e que terá validade em todo o território brasileiro.

Depois, vale pensar se você gostaria de trabalhar como autônomo ou se tornar uma sociedade limitada. Essa decisão vai interferir na sua contabilidade e na emissão de notas fiscais, pois os impostos e o tipo de obrigações fiscais são diferentes para um e para outro.

Até nos ganhos e na busca por projetos isso pode interferir, lembrando que em duas ou mais pessoas, você talvez consiga uma maior cartela de clientes.

Falando em clientes, um bom atendimento é essencial! Confira nosso ebook sobre o assunto:

Atendimento ao Cliente

Planejamento

 

Conhecer o mercado é fundamental para montar um escritório de arquitetura de sucesso, assim como é imprescindível um plano de negócios bem modelado.

Para isso, é preciso analisar os pontos fortes e fracos dos concorrentes, criar estratégias e pensar em qual nicho trabalhar. Os clientes podem ser divididos em dois grupos:

  • Clientes finais: pessoas, empresas e governo, que possuem demandas pelos serviços do escritório;
  • Clientes intermediários:  construtoras e escritórios de engenharia ou até mesmo de arquitetura, que podem comprar serviços complementares aos seus.

Na parte financeira, é necessário alinhar expectativas de faturamento, prever – e começar a juntar –  o capital de giro, que normalmente é calculado com todas as despesas (reservas, aluguel, telefone, luz, salários etc) e esse total multiplicado por no mínimo seis meses, que é o período de segurança.

Lembrando que o capital de giro não é o dinheiro de investimento para montar um escritório de arquitetura, mas apenas o montante para fazer o negócio girar durante o período mínimo de segurança.

Aprenda também como fazer o controle financeiro do seu escritório de arquitetura e da sua vida pessoal.

Para começar, separamos uma lista das principais exigências legais:

Exigências legais para abrir um escritório de arquitetura

 

  • Consulta comercial:  saiba se a atividade escolhida é permitida no local;
  • Busca de nome e marca: pense em um nome criativo para o seu escritório e confira se não há nenhum outro estabelecimento com o mesmo nome;
  • Arquivamento do Contrato Social/Declaração de Empresa Individual: também conhecido como o registro do contrato social;
  • Solicitação do CNPJ;
  • Alvará de funcionamento;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
  • Registo no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
Parece muita coisa, certo? Para isso, você vai precisar de ajuda de especialistas.

Profissionais a serem contatados e contratados

 

Chegou o momento de pensar nas partes mais práticas. Montar um escritório de arquitetura é abrir um negócio, então, será necessário contratar:

Contador

 

como-montar-um-escritorio-de-arquitetura-contador

como montar um escritório de arquitetura: tenha um contador

Acredite, a legislação tributária do Brasil é muito complicada. E, caso você queira abrir empresa, ele é o profissional mais indicado para te ajudar nos trâmites.

Além do que, no futuro, para pagamentos de funcionários, questões de impostos, coleta de informações e muitos outros detalhes empresariais do dia a dia, essa pessoa será uma peça-chave.

Empresas de contabilidade online como a Conube podem te ajudar em toda essa jornada e tornar sua vida muito mais simples e fácil.

Veja também nosso post sobre Simples Nacional para arquitetos: menos impostos a partir de 2018!

Advogado

 

como-montar-um-escritorio-de-arquitetura-advogado

como montar um escritório de arquitetura: use um bom advogado

Não tem jeito, leis esbarram em tudo e você precisará de assessoria jurídica. Desde contratos com funcionários e clientes até relações trabalhistas, tributaristas, consultivas e muitas outras.

Aqui você também pode usar empresas (que não são escritórios) para te ajudar. A ProJuris é um bom exemplo disso. Entretanto, se você prefere um contato de um advogado, procure indicações de um profissional de confiança.

Confira também: Direitos Autorais na Arquitetura e Urbanismo.

Secretária

 

como-montar-um-escritorio-de-arquitetura-secretaria

como montar um escritório de arquitetura: tenha o auxílio de uma secretária

No começo talvez você não precise de alguém para ajudar a organizar materiais, agenda, atender telefone, ir ao banco etc, mas eventualmente, você precisará de alguém nessas funções.

Você já deve ter adivinhado que também existem empresas que podem te ajudar nisso, né? Exato! A Prestus, por exemplo, tem como missão ser a secretária virtual de qualquer pessoa ou empresa.

Veja também nosso post sobre gestão de tempo e organize sua agenda!

Infra-estrutura: o que deve ter em um escritório de arquitetura

 

como-montar-um-escritorio-de-arquitetura-escritorios

como montar um escritório de arquitetura: tenha um escritório aconchegante

Trabalhando como autônomo, é mais fácil começar em casa e conforme for crescendo, mudar para um espaço mais “formal”.

Já como empresa, o ideal é que tenha um espaço para trabalhar com seu sócio(s).

De qualquer forma, em ambos os casos, você precisará de um escritório para receber clientes e causar uma boa impressão.

Se a verba no início for curta, vale pensar nos espaços de coworking. Confira algumas dicas:

Coworking Brasil

Dicas SP

CoDesign: um co-working voltado exclusivamente para arquitetos e designers de interiores!

Lembrando que há uma série de equipamentos, programas e facilidades que serão necessários:

  • Móveis para a estação de trabalho, como mesas, cadeiras e gaveteiros;
  • Software de gestão;
  • Móveis para armazenamento de arquivos e suprimentos;
  • Computadores ou notebooks;
  • Impressora ou plotter;
  • Programas de arquitetura;
  • Telefone;
  • Acesso a internet;
  • Materiais como réguas, esquadros e trenas.

Além, é claro, de uma decoração que converse com a identidade de seu escritório!

Divulgação: mais e mais clientes!

 

como-montar-um-escritorio-de-arquitetura-conquistar-mais-clientes

como montar um escritório de arquitetura: conquiste sempre mais clientes

Para manter o escritório funcionando, uma sólida carteira de clientes será muito bem-vinda, por isso, mantenha o portfólio sempre atualizado.

O ideal é que você tenha um site com domínio próprio, mas também existem plataformas gratuitas, como  Behance, Brushd  e Crevado, para quem está começando. Uma outra alternativa é divulgar seu negócio nas redes sociais, como Facebook e LinkedIn.

Agora, claro, você também pode criar seu perfil e portfólio na Viva Decora. Atualmente temos mais de 1,6 milhões de acessos por mês de consumidores buscando por inspiração.

Ao criar o seu perfil gratuitamente no nosso site, todos esses consumidores terão acesso aos seus projetos e poderão entrar em contato diretamente com você para te contratar.

Além disso, também divulgamos seu portfólio nas nossas redes sociais para te ajudar a virar uma referência no mercado!

Veja também: 4 segredos para promover projetos de arquitetura

Outro ponto importante, é participar de concursos. Inscreva projetos no máximo de convocatórias que puder, pois com prêmios, você ganhará visibilidade e atrairá clientes. Boa sorte!

Alguns links de concursos:

Outro concurso super relevante que você pode participar é o Archaton, maior maratona de arch&design da américa latina. É um concurso que a Viva Decora faz em parceria com a Muuving.

Rodamos o Brasil inteiro em uma cidade diferente por mês e o vencedor do Archaton ganha um espaço na Casa Cor da cidade onde foi feito o evento!  Em 2017 já tiveram edições em São Paulo, Vitória, Belo Horizonte e ainda teremos em Florianópolis, Brasília e Rio de Janeiro.

Ciclo do Encantamento

 

Se você está pensando que tudo isso acima parece muito pouco para ter sucesso no seu escritório de arquitetura, você tem razão.

Essa é apenas uma pequena parte de um grande processo que você vai ter que desempenhar, afinal abrir um escritório é virar empreendedor.

Por isso nós criamos um curso chamado Ciclo do Encantamento. É exatamente a mesma metodologia que nos fez crescer de forma exponencial nos últimos dois anos e adaptamos ela para você, confira!

curso ciclo do encantamento