Descubra como trabalhar em equipe com 7 dicas infalíveis!

Todo mundo quer uma carreira de sucesso, reconhecimento e dinheiro no bolso, não é mesmo?

Para conseguir alcançar essas metas, um dos principais requisitos é saber trabalhar em equipe.

Seja na faculdade ou no ambiente profissional, ter habilidades para lidar com as pessoas facilita diversas situações no dia a dia, além de contribuir para o nosso crescimento pessoal.

Apesar de tantas vantagens, sabemos que no dia a dia nem sempre é fácil conseguir manter um bom relacionamento com os colegas.

Ainda não sabe como trabalhar em equipe? Não se preocupe, neste artigo, separamos 7 dicas infalíveis que vão te ajudar. Acompanhe!

Quer mais dicas para dar um up na carreira? Leia também:

A importância do trabalho em equipe

 

Como trabalhar em equipe

Como trabalhar em equipe

Todos têm suas habilidades individuais, mas ninguém consegue se formar na faculdade ou trabalhar sozinho, não é mesmo?

Ao longo da vida, sempre seremos colocados em situações que exigem o trabalho em equipe.

Diante dessa realidade, aprender a lidar com as pessoas torna-se uma necessidade na vida de todos os profissionais, independentemente da área de atuação.

Desenvolver habilidades que te ajudem a trabalhar em equipe é uma forma de se destacar na carreira, além de contribuir para o seu crescimento pessoal.

Mesmo diante de tantas vantagens, muitas pessoas ainda têm dificuldade de trabalhar em equipe. Esse é o seu caso? Confira agora as nossas dicas!

Como trabalhar em equipe: 7 dicas infalíveis

 

1- Seja proativo

 

Quando falamos de um projeto de arquitetura, o trabalho tem várias etapas que envolvem muitas pessoas, ajustes e aprovações.

Por exemplo: um atraso no anteprojeto pode impactar diretamente o prazo do projeto executivo, causando um estresse na equipe.

Diante dessa realidade, ser proativo é uma habilidade valorizada. Trata-se da capacidade de antecipar-se a uma situação e assumir a responsabilidade sobre ela.

Essa atitude contribui para melhorar o trabalho em equipe, pois mostra que você se preocupa com o bem-estar dos colegas.

2- Esteja aberto a ouvir opiniões

 

Como trabalhar em equipe: esteja aberto a ouvir a opinião das pessoas

Como trabalhar em equipe: esteja aberto a ouvir a opinião das pessoas

Trabalhar em equipe também é trocar conhecimento, por mais que às vezes não estejamos abertos a ouvir opiniões das pessoas sobre nosso trabalho.

Enquanto alguns profissionais ficam chateados e sentem sua autoestima cair, outros têm até mesmo uma reação mais reativa, provocando um conflito.

Essa falta de consciência na hora de ouvir uma opinião ou crítica, além de causar estresse, também não contribui para o seu crescimento como profissional.

A primeira coisa a se fazer nessa situação é refletir para identificar se há fundamento no que foi falado.

A partir daí, você pode aceitar a opinião ou explicar para a pessoa porque discorda dela.

Tem dificuldade em ouvir críticas? Separamos um texto que pode te ajudar: Sem estresse – descubra como lidar com críticas no trabalho

3- Transmita confiança

 

Quando um colega de trabalho passa confiança e tem respeito pelo nosso trabalho, a convivência fica muito mais fácil, não é mesmo? É esse o posicionamento que você deve manter se deseja melhorar o trabalho em equipe.

Seja transparente em suas atitudes, procure sempre expressar sua opinião de forma construtiva e mostre que está disposto a ajudar sempre que possível.

4- Aprenda a lidar com conflitos

 

Como trabalhar em equipe: aprenda a lidar com conflitos

Como trabalhar em equipe: aprenda a lidar com conflitos

Não tem jeito: sempre pode acontecer um conflito no trabalho.

Isso é natural, afinal são pessoas de personalidades diferentes convivendo no mesmo espaço, lidando com a pressão e vários desafios.

Apesar da dor de cabeça, especialistas em carreira afirmam que o conflito também pode ser positivo.

Segundo Geoffrey James, autor do livro “Tudo o que você precisa saber para ser promovido”, esses momentos costumam trazer progresso para o ambiente de trabalho.

Mas é claro que você precisa estar preparado para enfrentá-los e tirar o melhor da situação. Veja as dicas do autor:

  • aprenda a admitir os seus erros
  • saiba perdoar (sem permitir abusos)
  • perca a batalha para vencer a guerra (às vezes vale a pena perder uma discussão para conseguir conquistar um objetivo mais tarde)
  • acredite nas boas intenções das pessoas antes de julgá-las

5 – Tenha paciência

 

Como trabalhar em equipe sem entender o ritmo de cada um? Com certeza, manter a mente fechada para essa realidade dificulta tudo.

Cada profissional tem uma personalidade diferente e todas elas devem ser respeitadas.

Por exemplo: enquanto um é mais extrovertido, fala muito na reunião e gosta de conversar durante o expediente, outros são mais introvertidos e preferem o silêncio na hora de trabalhar.

Por isso, tenha paciência com os perfis diferentes e procure achar características em comum.

Ser paciente é um desafio para você? Esse texto pode te ajudar: Aprenda o que é autocontrole e saiba como aumentar o seu.

6- Procure soluções, não culpados

 

Problemas acontecem no trabalho todo os dias. Isso é normal. Diante dessa realidade, algumas pessoas dedicam esforços para encontrar os culpados em vez de focar na solução.

O que elas não percebem é que essa atitude pode causar um conflito na equipe. Além disso, essa “caça às bruxas” toma o tempo que poderia ser usado para resolver o problema.

Por isso, antes de procurar a pessoa que cometeu um erro, esfrie a cabeça para evitar desentendimentos desnecessários.

7- Valorize sua equipe

 

Como trabalhar em equipe: valorize o trabalho das pessoas

Como trabalhar em equipe: valorize o trabalho das pessoas

Se você é um gestor e quer melhorar o relacionamento com a sua equipe, é fundamental mostrar aos colaboradores a importância das atividades realizadas por eles.

Muitas vezes, infelizmente, muitos arquitetos passam anos em escritórios sem reconhecimento.

Essa situação traz desânimo e acaba refletindo no desempenho da equipe. Para evitá-la, procure criar ações que motivem o colaborador a continuar empenhado nas suas atividades.

Veja algumas dicas:

  • Inclua as pessoas em processos de decisão
  • Estimule atividades diferentes, como visita em obras e reuniões com o cliente
  • Ofereça benefícios que ajudem no crescimento profissional, como a ajuda em cursos

Aprender a trabalhar em equipe faz parte da nossa trajetória profissional. E já que estamos falando sobre carreira, aproveite para conferir os conselhos de especialistas em arquitetura e design de interiores: