12 Dicas de arquitetos e designers de interiores para ajudar você a superar os desafios e trilhar de forma mais eficiente sua trajetória profissional e pessoal

Não importa se você acabou de se formar, está ainda estudando, irá iniciar a faculdade de arquitetura agora ou se já está empreendendo faz algum tempo. Uma coisa é certa: nesse mercado competitivo, muitos desafios estarão em seu caminho. Ainda mais com tantos profissionais no mercado de arquitetura.

O que fazer para se destacar? Sem dúvida, um passo muito importante é ouvir os mais experientes, pessoas que já estão na estrada há um tempo. Aqui você vai conhecer importantes dicas de arquitetos coletadas pela Viva Decora para que sua trajetória seja mais planejada, organizada e, consequentemente, mais bem sucedida!

Você conhece os os 6 Ps do arquiteto empreendedor? Confira também essas dicas para sua carreira!

6ps

Dicas de arquitetos para início da carreira

 

Veja uma série de frases e dicas de arquitetos que vão inspirar você. As 3 primeiras são sobre sonho e início de carreira:

Mas antes de começarmos, que tal ver algumas dicas no nosso guia de carreira de arquitetura para ajudá-lo? Confira!

dicas-de-arquitetos-basiches

dicas de arquitetos: basiches

Acredite! Sonhe e faça com dedicação e persistência. A sensibilidade de profissão nos proporciona sensações incríveis.  E se fosse para escolher eu faria tudo de novo com ainda mais intensidade e vontade – José Ricardo Basichesda Basiches Arquitetos Associados

dicas-de-arquitetos-patricia-cillo

dicas de arquitetos: patricia cillo

Se estivesse começando minha carreira, passaria um tempo fora do país, conhecendo a arquitetura por aí e voltando para o Brasil cheia de bagagem – Patrícia Cillodo Figoli-Ravecca

dicas-para-arquitetos-renata-cipriano

dicas para arquitetos: renata cipriano

O mercado é muito mais duro e prático do que receptivo e sonhador. Se você for esperto, vai compreender rápido que não é preciso abandonar os sonhos e valores, mas apenas filtrá-los. Entender que seu chefe ou cliente é quem dá as coordenadas, que muitas vezes suas idéias serão recusadas, não apenas por viabilidade sócio-econômica, mas porque de fato não é isso que o cliente deseja – Renata Ciprianodo Cipriano Paffi

Atualização constante também é uma dica de arquitetos valiosa

 

Outra dica da arquiteta Renata Cipriano é investir o tempo livre em ferramentas que ajudem o profissional a mostrar seu trabalho. “Uma vez que nós, arquitetos, vendemos algo imaterial, é preciso transformar o pensamento, o projeto, o mais próximo da realidade, para que as pessoas captem o conceito e, assim, apostem nele. Assim, cursos de Autocad, 3D e Tratamento de Imagem são bons investimentos”, aconselha Renata.

As ferramentas de SEO podem te ajudar a divulgar seu trabalho. Veja como em nosso artigo.

Já a dica da designer de interiores Patrícia Hagobian, da Patricia Hagobian Arquitetura e Interiores é que, além da dedicação e persistência, o profissional seja muito antenado nas novidades do segmento.

dicas-para-arquitetos-patricia-hagobian

dicas para arquitetos: patricia hagobian

É preciso estar em constante atualização em tudo que acontece no mundo da arquitetura e decoração, como feiras, mostras e eventos, acrescenta Patrícia.

dicas-para-arquitetos-adriana-fontana

dicas para arquitetos: adriana fontana

O segredo é estar atualizado sempre! Saber quais são as tendências e como o mercado se comporta. Estar por dentro das notícias e de tudo que é atual! – complementa a designer de interiores Adriana Fontana.

Você está por dentro das últimas novidades para apresentar seus projetos, por exemplo? Veja estes posts de nosso blog e saiba mais sobre este assunto:

Foco e diferenciação

 

Outra dica dos arquitetos é saber escolher aquilo que você saber fazer melhor, veja:

dicas-para-arquitetos-mauricio-queiroz

dicas para arquitetos: mauricio queiroz

Tenha foco e invista em um nicho específico (residencial, comercial, corporativo) ou em alguma característica que seja marcante e facilmente reconhecida, como, por exemplo, projetos sustentáveis, minimalistas ou ecológicos. Hoje há muita informação e vejo pouco mercado para os generalistas – Mauricio Queirozdo Maurício Queiroz Design de Consumo

dicas-para-arquitetos-bruno-moraes

dicas para arquitetos: bruno moraes

Escute, preste atenção e depois veja como agir em cada situação. Você se tornará um profissional, amigo e confidente em cada projeto – Bruno Moraesdo Bruno Morais Arquitetura

dicas-para-arquitetos-daniela-cianciaruso

dicas para arquitetos daniela cianciaruso

Tente sempre fazer algo diferente do que já viu ou fez. Seja muito curioso e explore sempre múltiplas alternativas para um mesmo problema – Daniela Cianciarusoda Díptico Design

dicas-de-arquitetos-fernanda-tegacini

dicas de arquitetos: fernanda tegacini

Paciência, persistência e foco. A carreira autônoma é difícil, pois existe muita concorrência. Então, para se diferenciar do mercado realmente você precisa atender bem o cliente, ter conhecimento técnico para gerar bons projetos e assim que os trabalhos ficarem prontos, saia fotografando para gerar um portfólio interessante! Não podemos perder tempo! – Fernanda Tegacinida Très Arquitetura

Como disse a Fernanda, é preciso ter um portfólio interessante, veja 8 dicas para fazer um portfólio de arquitetura e arrasar na apresentação para seu cliente.

Entendendo o cliente

 

A dica da designer de interiores Liliana Zenaro, da Liliana Zenaro Interiores para a criação de um projeto de sucesso é entender corretamente as expectativas e necessidades do cliente.

dicas-para-arquitetos-liliana-zenaro

dicas para arquitetos: liliana zenaro

Ouça mais do que fale; preste atenção às sutilezas, gestos e detalhes em todas as conversas que tiver com ele; mostre que entende o que ele quer e precisa, e use exemplos quando tiver que discordar de alguma solicitação – aconselha Liliana.

De acordo com Liliana, muitas vezes os clientes pedem coisas que não precisam e ou nem querem, simplesmente por não saberem expressar o que estão pensando.

“Por isso, cabe ao profissional traduzir bem todas as solicitações para garantir um resultado adequado. Comunicação é a base de um bom relacionamento e evita mal-entendidos e frustrações. Coloque o cliente sempre em primeiro lugar e preste todo o atendimento necessário durante e após a conclusão do projeto. Um cliente satisfeito pode formar uma rede enorme de futuros clientes. Tenha isso em mente sempre”, destaca Liliana.

“O que busco fazer é ser sempre dedicada aos clientes e procurar ouvir bem as suas necessidades para poder passar para o papel e fazer o projeto de acordo com o que ele sempre sonhou. Cada projeto é único e especial”, finaliza a arquiteta Patricia Pasquini.

Entender o cliente é peça chave no  Ciclo do Encantamento, metodologia em 12 passos para arquitetos empreendedores desenvolvida pela Viva Decora.

Ir a campo é mais uma dica de arquiteta

Outra dica da arquiteta Renata Cipriano aos iniciantes é ir a campo: “Frequente obras, visite fornecedores, questione e fique em silêncio quando necessário. Por vezes um mestre de obra com experiência tem muito a lhe ensinar. Papel e desenhos virtuais aceitam tudo, mas saiba ouvir e prestar atenção quando lhe dizem que algo pode não funcionar”, ressalta Renata.

Por fim, um dica que serve para qualquer profissão: esteja sempre em boa companhia:

dicas-para-arquitetos-luciana-tomas

dicas para arquitetos: luciana tomas

Escolha sempre boas pessoas para estarem ao seu lado: bons colaboradores, bons fornecedores e bons clientes. As boas pessoas fazem o trabalho fluir, crescer e prosperar; enquanto as más emperram o andamento e o fluxo normal das coisas, fazendo sua vida atrasar em anos – Luciana Tomás, da Luciana Tomás Arquitetura.

Com todas estas dicas de arquitetos bem-sucedidos, você já pode começar sua jornada para ser um referência em seu nicho de atuação. E se quer mais dicas de como definir isso, confira estes nossos artigos: