Como ganhar dinheiro com hobby? É possível viver de algo que eu gosto?

ganhar-dinheiro-com-hobby

dá para ganhar dinheiro com hobby?

Um dos grandes dilemas enfrentados por milhares de pessoas é sobre seguir ou não um hobby. Há sempre a questão de que fazer aquilo que gostamos pode não dar resultados profissionais e, principalmente, financeiros.

Por esse motivo, muitos acabam desistindo da ideia de trabalhar com o que realmente gostam de fazer.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que viver de hobby não é apenas possível, como também pode ser a solução para quem deseja atingir o sucesso.

Isso porque, muitas pessoas conseguem extrair o máximo do seu hobby e gerar renda a partir dele.

Já pensou se você pudesse ganhar dinheiro com hobby – e viver dele?

Vamos explicar, neste post, o passo a passo para você fazer isso.

O que é hobby?

 

O conceito de hobby é, muitas vezes, confundido com uma atividade não remunerada, realizada meramente por prazer. Existe alguma verdade nisso: o hobby é uma atividade leve, gostosa, que não causa desgaste, mas isso pode sim gerar renda – e vamos te mostrar como.

Muitas das melhores ideias de negócio existentes no mundo surgiram a partir de um hobby. São atividades paralelas que envolvem criatividade e liberdade.

Por se tratar de algo que realmente dá prazer, fica muito mais fácil desenvolver ideias, inovar e testar as hipóteses levantadas.

Um exemplo típico de hobby é escrever. Quem escreve utiliza a escrita como válvula para expor a veia literária. Ocorre que, um bom livro ou ebook pode ser comercializado no mercado, inclusive sem a publicação por grandes editoras.

Boa parte dos escritores famosos no Brasil e no mundo não começaram a carreira escrevendo livros. Foi um hobby que se desenvolveu e ganhou novas proporções, mostrando resultados inesperados.

Como ganhar dinheiro com hobby?

 

ganhar-dinheiro-com-hobby-pintura

como ganhar dinheiro com hobby: pintura é uma das opções

Para viver de hobby é preciso dedicação e consciência de que vender uma ideia no mercado é questão de acreditar nela.

Mais do que nunca, as pessoas querem adquirir produtos e serviços autênticos, produzidos com paixão.

Separamos, abaixo, algumas sugestões para você conseguir ganhar dinheiro com seu hobby:

1 – Criar cursos online

 

Uma das formas mais rápidas para começar ganhar dinheiro com hobby é criando cursos online.

O mercado do ensino à distância, seja de nível superior ou cursos liberais, está crescendo cada vez mais. Isso significa novas oportunidades para quem sabe fazer algo e deseja compartilhar com outras pessoas.

Quem sabe decorar cuidar de plantas, por exemplo, pode ensinar outras pessoas a terem conhecimento sobre jardinagem.

O curso online pode ser ministrado pela internet, para pessoas de todas as partes do Brasil e até mesmo do mundo.

Um hobby simples como aprender a montar um jardim pode se tornar um negócio lucrativo.

Você pode, inclusive, aprender como conquistar clientes através de cursos online:

curso ciclo do encantamento

2 – Abrir um e-commerce

 

Se, antigamente, quase a totalidade das lojas eram físicas, hoje, a história é diferente. As lojas virtuais, também chamadas de e-commerce, estão cada vez mais em voga, movimentando uma grande quantidade de capital por ano.

Imagine uma pessoa que tenha a decoração de interiores como hobby. Quem ama design e quer dar dicas sobre estilo, tendências e muito mais, pode abrir um e-commerce e vender produtos decorativos novos ou usados.

O número de projetos dessa espécie que começaram como um hobby e hoje ganharam proporções astronômicas é grande.

O melhor de tudo é que esse hobby pode ser explorado sem comprometer outras esferas da vida.

Depois de lançado, o e-commerce passa a operar de forma quase que completamente virtual. As vendas e pagamento são gerenciadas pela internet, de qualquer lugar e a qualquer momento.

Confira também como divulgar seu negócio nas redes sociais – 5 dicas e para promover seu trabalho!

3 – Criar um canal no YouTube

 

ganhar-dinheiro-com-hobby-use-o-youtube

como ganhar dinheiro com hobby: use o youtube

O YouTube é a maior plataforma de distribuição de vídeos do mundo todo. Todos os dias, milhares de usuários estão conectados e navegando entre os vídeos existentes na plataforma. O espaço é excelente para quem tem um hobby e deseja ganhar dinheiro com ele.

Quem ama cozinhar pode criar um canal no YouTube ensinando receitas, das mais simples até as mais complexas. Quanto mais pessoas inscritas no canal, maior pode ser seu lucro obtido com publicidade em seu canal.

Isso porque o YouTube apresenta pequenos anúncios em cada um dos vídeos reproduzidos na plataforma, e parte do valor gerado vai para o proprietário do canal. Essa é uma forma simples e eficiente de ganhar dinheiro com hobby.

4 – Criar um Instagram

 

ganhar-dinheiro-com-hobby-instagram

ganhar dinheiro com hobby: instagram funciona bem para fotógrafos

Se o YouTube é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos, o Instagram é certamente uma das maiores plataformas de compartilhamento de imagens.

Criar um Instagram é a chave para quem deseja ganhar dinheiro com fotografia.

Quem ama fotografar e precisa divulgar o trabalho pode mergulhar de cabeça na plataforma, mostrando ao mundo sua arte e técnica. Quanto mais autoridade gerada dentro do aplicativo, maior o número de clientes interessados nos serviços de fotografia.

Uma foto vale mais do que mil palavras, e dentro do Instagram, isso é completamente verdade.

Vale a pena criar uma conta e começar a divulgar seu trabalho.

Quer mais dicas sobre o Instagram? Confira:

5 – Ser dono de seu próprio negócio

 

Empreender pode ser um hobby. Existem muitas pessoas com gostos e interesses promissores que podem acabar resultando em grandes ideias de negócio.

Exemplo disso é uma pessoa que ama flores e investe em um empreendimento de decoração de festas. Trata-se de um mercado com grandes possibilidades de crescimento.

Uma atividade que começa como um hobby pode se tornar a maior fonte de renda do empreendedor. Por isso, começar o próprio negócio é um dos melhores caminhos para transformar o hobby em uma ideia lucrativa.

O mercado está cada vez mais favorável para empreendedores. Todos os dias, surgem novas propostas, ideias e possibilidades, além de ferramentas que auxiliam o empreendedor em suas atividades. Por isso, não deixe de tentar esse caminho se empreender for seu hobby.

Você já pensou em abrir o seu próprio escritório de arquitetura? Confira os pontos que todo empreendedor deve focar!

6 – Participar de feiras

 

Boa parte dos hobbys estão concentrados na área das artes, como a pintura, o desenho e a escultura. O que pouca gente sabe é que é possível viver de hobby trabalhando nesses segmentos.

Quer uma ideia?

As feiras livres podem ajudar a dar vazão ao material produzido. Existem milhares de pessoas apaixonadas por arte e dispostas a pagar por um trabalho bem feito.

As redes sociais também podem ser exploradas para a divulgação e comercialização do material. Elas permitem um alcance incrível, além da possibilidade de vender para qualquer pessoa, independentemente de onde ela se encontre.

Artistas do mundo todo estão nas redes sociais divulgando e vendendo seus trabalhos. Eles compartilham sua arte com pessoas que demonstram os mesmos interesses, criam laços pessoais e profissionais e exploram o poder do compartilhamento.

Uma boa ideia pode facilmente se tornar viral e chegar a lugares inimagináveis.

7 – Virar freelancer

 

O freelancer é o profissional que sabe muito em determinada área a ponto de oferecer seus serviços para outras pessoas em troca de uma remuneração em dinheiro.

A liberdade e autonomia envolvida nessa profissão são gigantes. O freelancer não possui chefes, mas sim clientes. Quanto maior sua rede de contatos, maior a demanda de contratações.

A maioria das atividades do mercado tradicional podem ser adaptadas para o formato freelancer. Uma pessoa muito boa em design pode oferecer seus serviços, de forma esporádica, recebendo uma contrapartida em dinheiro.

O melhor de tudo: cabe ao próprio freelancer determinar seu preço, sem estar atrelado aos limites estabelecidos pelo mercado tradicional. Quanto melhor o serviço oferecido, maior será o preço cobrado, e é possível trabalhar até mesmo de casa (ou de qualquer outro lugar do planeta).

Quer ser freelancer? Então não deixe de conferir:

8 – Criar um blog

 

ganhar-dinheiro-com-hobby-crie-um-blog

ganhar dinheiro com hobby: blogging

Os blogs nunca saem de moda!

Muita gente cria blogs como hobby, sem saber que essa ferramenta pode gerar uma grande quantidade de renda. O segredo está no tráfego diário e na monetização. Quanto mais pessoas estiverem acessando seu blog, maiores as possibilidades de resultado.

Para monetizar é muito simples, basta vender espaços publicitários dentro do blog. A cada clique realizado nos anúncios pelos frequentadores do espaço, o proprietário estará recebendo uma pequena quantia em dinheiro. Você também pode preparar um midia kit para vender posts e espaços para anúncios.

Ainda não tem um blog? Confira:

9 – Dar palestras

 

Uma das formas mais prazerosas de ganhar dinheiro com hobby é inspirando outras pessoas. E as palestras são uma ótima ferramenta para se conectar com pessoas que compartilham dos mesmos interesses e demonstram a mesma paixão.

Se alguem sabe muito sobre determinado tema, não há problema algum em ministrar palestras e cobrar um valor pela participação do público. Quanto melhor for o desempenho do palestrante, maior será a demanda e melhores serão os resultados financeiros.

Quer palestrar mas tem vergonha? Confira dicas de oratória e perca o medo de falar em público!

10 – Explorar as plataformas de financiamento coletivo

 

ganhar-dinheiro-com-hobby-crowdfunding

ganhar dinheiro com hobby: crowdfunding

Surgidas recentemente no mundo, as plataformas de financiamento coletivo são perfeitas para quem tem um hobby e deseja ganhar dinheiro com ele. Quem tem a ideia, mas não dispõe de capital para fazer acontecer, pode se valer dessas plataformas para arrecadar o dinheiro inicial necessário.

Se a ideia for boa, outras pessoas começarão a se interessar e a contribuir financeiramente. Estamos passando pela era do cooperativismo, em que as pessoas querem ajudar umas às outras. Projetos com potencial para gerar impacto são muito bem recebidos e podem contar com um grande volume de financiamento coletivo.

No fim das contas, viver de hobby não é apenas um sonho, mas sim uma verdadeira possibilidade. Seja com a venda de cursos online, a criação de um blog ou de um canal no YouTube, é possível transformar sua paixão em uma fonte de renda.

Se você já se deu conta de que é possível ganhar dinheiro com hobby, mas ainda precisa de mais ideias sobre o que fazer, confira este post com 30 ideias de trabalhos que podem ser feitos pela internet.

Esse post foi escrito pela Hotmart, plataforma gratuita e completa para hospedar e vender cursos online.