O que faz um arquiteto? Tudo que você precisa saber sobre a profissão!

O que faz um arquiteto é uma dúvida pra você?

Pois saiba que essa é uma dúvida da maioria dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), menos de 15% da população já utilizou os serviços de um arquiteto.

Diante desse contexto, o que faz um arquiteto é algo que não é falado e nem divulgado, gerando muitas dúvidas até mesmo em quem quer seguir a profissão.

O que um arquiteto faz engloba não apenas a criação de plantas, mas também um acompanhamento completo desde a compra dos materiais até o dia a dia na obra.

Se você quer saber mais sobre o assunto ou sonha em ser arquiteto, fique atento! Neste post, vamos mostrar com detalhes o que faz um arquiteto e quanto ele ganha.

O que faz um arquiteto?

O arquiteto é o responsável pela criação de projetos de casas, edifícios, estabelecimentos, escolas, hospitais, entre outros espaços.

Seu objetivo principal é organizar áreas internas e externas para oferecer conforto e funcionalidades aos usuários.

Quando falamos sobre o que faz um arquiteto, esse trabalho vai muito além de desenhar plantas.

O profissional pensa em vários detalhes do projeto, como a escolha dos materiais, o conforto térmico e acústico do espaço, as instalações hidráulicas e elétricas e a melhor iluminação.

O que faz um arquiteto?

O que faz um arquiteto?

Entre as atividades de um arquiteto que atua na construção civil, estão:

  • Coleta de dados e criação de projetos arquitetônicos
  • Criação de projetos 3D
  • Acompanhamento da compra de materiais
  • Visitas às obras

Vale lembrar que os serviços oferecidos podem variar de acordo com cada profissional. Se você quer entender melhor tudo que engloba um projeto arquitetônico, confira: As 7 etapas de um projeto de arquitetura: da primeira reunião até o final da obra

A área de arquitetura não se restringe apenas à construção civil. Arquitetos podem trabalhar com planejamento urbano, paisagismo e até mesmo com tecnologia. Para esclarecer melhor o que faz um arquiteto, confira as 10 áreas da arquitetura mais comuns:

O que um arquiteto faz? 10 áreas que um profissional pode seguir

 

1- Planejamento Urbano

O planejamento urbano faz parte do urbanismo, área de estudo que também está inserida no curso de arquitetura.

O arquiteto que atua nessa área, chamado urbanista, é responsável pelo planejamento de regiões, bairros ou cidades inteiras. Seu objetivo é organizar os espaços e propor as melhores soluções para o bem-estar e qualidade de vida da população.

O que faz um arquiteto: Brasília é um exemplo de planejamento urbano no Brasil

O que faz um arquiteto: Brasília é um exemplo de planejamento urbano no Brasil

Com o constante crescimento populacional das cidades surgem problemas relacionados a mobilidade urbana e outras questões. Diante desse contexto, políticas públicas voltadas ao planejamento urbano são cada vez mais necessárias.

2- Paisagismo

Quem pensa que paisagismo se resume a colocar plantas nos ambientes, está muito enganado.

Essa área é voltada para a criação de projetos e revitalização e gestão de espaços livres, públicos ou privados, urbanos ou não urbanos.

E o que faz um arquiteto paisagista? Ele pode atuar tanto em órgãos públicos como privados, além de trabalhar de forma autônoma.

O que faz um arquiteto: paisagismo em quintal

O que faz um arquiteto: paisagismo em quintal

O paisagista tem a missão de organizar ambientes preservando seu solo e cobertura vegetal, deixando-o mais bonito e funcional. Para isso, ele utiliza espécies adequadas para cada local de acordo com as necessidades de cada cliente.

3- Restauro de Edifícios

A área de restauração de edifícios tem um ritmo de trabalho bem diferente. E o que faz um arquiteto se interessar por essa carreira?

Essa é a escolha ideal para os apaixonados por história. Quem escolhe ser restaurador atua no mapeamento dos danos de uma obra e realiza estudos de materiais para identificar as melhores formas de fazer melhorias.

Esse trabalho envolve o domínio de assuntos referentes à umidade, temperatura, tintas, entre outros.

O que faz um arquiteto: restauração do Museu do Ipiranga (SP)

O que faz um arquiteto: restauração do Museu do Ipiranga (SP)

4- Arquitetura Promocional

Essa área é voltada para eventos, feiras e projetos de estabelecimentos. O arquiteto é o responsável pela criação dos stands, decoração de lojas e melhoria de espaços comerciais.

A arquitetura promocional é uma área relativamente nova, mas bastante promissora. De acordo com a ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções), somos o país que mais recebe eventos na América Latina.

Esse crescimento aumenta a procura por profissionais especializados, o que faz um arquiteto considerar como uma boa opção de carreira.

O que faz um arquiteto: design com stand diferenciado chama a atenção

O que faz um arquiteto: design com stand diferenciado chama a atenção

Veja também: Arquitetura hospitalar – aprenda como projetar ambientes ergonômicos e seguros!

5- Luminotécnica

A iluminação é uma das etapas mais importante de um projeto de arquitetura, tanto que existe até mesmo uma especialização para ela.

O light designer, profissional especialista em luminotécnica, é responsável pela análise do ambiente, o cálculo luminotécnico, a escolha das lâmpadas, entre outras atividades que oferecem beleza e conforto ao local.

O que faz um arquiteto: sala de estar com iluminação

O que faz um arquiteto: sala de estar com iluminação

6- Acompanhamento e Administração da Obra

O acompanhamento de obra é um trabalho essencial para garantir a segurança e cumprimento das especificações. Saber os detalhes do projeto arquitetônico é importante, o que faz um arquiteto ser o profissional ideal para essa tarefa.

O que faz um arquiteto: acompanhamento da obra é importante para garantir execução correta

O que faz um arquiteto: acompanhamento da obra é importante para garantir execução correta

E o que faz um arquiteto que realiza o acompanhamento de obra? Ele o responsável pela fiscalização do cumprimento das leis, a compra correta dos materiais, a entrega no prazo, entre outras etapas da construção.

7- Carreira Acadêmica

Um arquiteto também pode seguir a carreira acadêmica e atuar como professor ou pesquisador. Essa área da arquitetura é indicada para quem quer se aprofundar nos estudos e contribuir com o crescimento da área.

O que faz um arquiteto: carreira acadêmica é ótima opção

O que faz um arquiteto: carreira acadêmica é ótima opção

8 – Especialista em BIM

Os arquitetos contam com diversos programas que ajudam a projetar de maneira mais rápida e eficiente. Com o desenvolvimento da tecnologia voltada à construção, vimos o surgimento do BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção).

Essa nova tecnologia trouxe maior detalhamento aos projetos e criou no mercado de arquitetura a necessidade de profissionais especializados em programas como o Revit.

O que faz um arquiteto: projeto feito em BIM

O que faz um arquiteto: projeto feito em BIM

E o que um arquiteto faz para se especializar em BIM? Existem diversos cursos, você pode conferir algumas opções em nosso post especial: O que é Revit? Entenda como o programa otimiza o tempo e cria projetos mais completos

9- Fotografia

Quando falamos sobre o que faz um arquiteto, também podemos expandir sua atuação para a fotografia.

O registro de projetos e grandes obras arquitetônicas é importante, e o arquiteto sabe quais ângulos e características valorizar na foto.

O profissional dessa área costuma atuar de forma autônoma, prestando serviço para escritórios de arquitetura.

O que faz um arquiteto: fotografia e arquitetura estão interligados

O que faz um arquiteto: fotografia e arquitetura estão interligados

10 – Design de Videogame

Essa é uma área promissora para arquitetos, pois muitos jogos apresentam como cenário cidades cada vez mais realistas.

De acordo com o estudo Global Games Market Report, realizado pela Newzoo, o Brasil está crescendo no mercado mundial de games. Estamos em 13º lugar no ranking das empresas que mais geram receita no setor.

Diante desse contexto, pode crescer a necessidade de arquitetos em estúdios de games para auxiliar na concepção e reprodução de obras arquitetônicas nos jogos.

O que faz um arquiteto: cena do jogo Assassin's Creed

O que faz um arquiteto: cena do jogo Assassin’s Creed

Veja também: 7 jogos de construir para quem ama arquitetura e reforma

Quais são as habilidade necessárias para um arquiteto?

Agora que você já sabe o que faz um arquiteto, uma dúvida comum para quem quer estudar arquitetura é quais habilidades são necessárias.

A primeira delas é saber desenhar. Mas o futuro arquiteto não precisa ser um exímio desenhista e criar croquis perfeitos parecidos com obras de arte. O conhecimento deve ser o suficiente para elaborar desenhos técnicos e conseguir passar as ideias para o papel de uma forma clara.

O que um arquiteto faz: o profissional precisa saber desenhar?

O que um arquiteto faz: o profissional precisa saber desenhar?

E o que faz um arquiteto além de desenhos? Sim, cálculos. Por isso, é importante que o profissional tenha certa facilidade com a matemática e o raciocínio lógico.

Por tratar-se de uma área de graduação de ciências sociais aplicadas, a arquitetura tem um forte lado de humanas. Por isso, o arquiteto também precisa ser criativo para solucionar problemas de espaço e manter-se sempre atualizado com as tendências do mercado.

Como é a faculdade de arquitetura e urbanismo?

Afinal, o que faz um arquiteto na faculdade?

O curso de arquitetura e urbanismo é de bacharelado e dura, em média, 5 anos. Por mesclar matérias de humanas e exatas, ele é considerado da área de ciências sociais aplicadas, mas essa classificação ainda gera discussões com frequência.

O aluno de arquitetura vai cursar matérias como História Geral da Arte, Desenho Técnico, Planejamento Urbano, Sistemas Estruturais, entre outras.

De modo geral, a maioria das matérias é prática, o que faz um arquiteto ter contato com projetos arquitetônicos desde cedo.

O que faz um arquiteto: alunos de arquitetura na sala de aula

O que faz um arquiteto: alunos de arquitetura na sala de aula

Quanto ganha um arquiteto?

De acordo com a Lei 4.950-A/66, o piso salarial do arquiteto é baseado no salário mínimo vigente (R$ 998,00) e na jornada de trabalho. Para jornadas de 6 horas: 6 salários mínimos (R$5.988,00), jornadas de 7 horas: 7,25 salários mínimos (R$7.235,50) e jornadas de 8 horas: 8,5 salários mínimos (R$ 8.438,00).

Para registro em carteira, de jornada inferior a 6 horas, são R$45,36 por hora.

Você pode conferir a fonte aqui.

O que faz um arquiteto e quanto ganha?

O que faz um arquiteto e quanto ganha?

Mas essa média pode variar de acordo com a região do Brasil e o regime de trabalho. Quer saber com mais detalhes quanto ganha um arquiteto?

Confira nosso post completo sobre o assunto: Quanto ganha um arquiteto? Confira o salário no Brasil e quanto ganha um autônomo

Gostou de aprender o que faz um arquiteto? Então você vai adorar esse post: Quais as melhores faculdades de arquitetura do Brasil? Confira a lista de faculdades públicas e privadas