CASACOR 2021: Veja 7 Ambientes Que Vão Mexer Com Seu Coração

A CASACOR SP é a mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo mais importante da América Latina.

Este ano, o evento volta a acontecer no formato tradicional, após a edição de 2020 (Janelas CASACOR) que se adaptou ao momento da pandemia de COVID-19.

Os visitantes vão poder conferir 56 ambientes incríveis que trazem as tendências do último ano e toda a personalidade de grandes profissionais renomados.

A Viva Decora esteve presente na CASACOR SP 2021 e trouxe 7 ambientes que se destacaram esse ano. Preparado para conferir? Então, vamos lá!

Sobre a CASACOR SP 2021

O tema deste ano é “A Casa Original”. A inspiração para esse conceito surgiu antes da pandemia que trancou todos em casa e impôs novas reflexões sobre o morar contemporâneo.
“A Casa Original” promove uma série de reflexões, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, de buscar na ancestralidade e na simplicidade o necessário equilíbrio entre o passado e o futuro.

7 ambientes que estão fazendo sucesso na CASACOR 2021

A Viva Decora esteve presente na CASACOR SP 2021 e separou 7 ambientes que se destacaram esse ano, de diferentes estilos e propostas. Confira!

1- Alameda das Artes (Luciano Zanardo)

O paisagista Luciano Zanardo, à frente do escritório Zanardo Paisagismo, retorna à CASACOR São Paulo em sua segunda participação. Para a edição de 2021, o profissional transformou seu espaço em uma verdadeira obra de arte que contemplará a presença de plantas esculturais combinadas com um acervo assinado por artistas nacionais renomados.

Nomeado como Alameda das Artes, o ambiente, de 232m², é marcado pelo minimalismo por meio de um mix de vegetação: a Costela-de-Adão, de origem tropical, e a exótica Pata-de-Elefante. “Além de serem plantas resistentes e de fácil manutenção, são extremamente esculturais, concebendo, assim, um espaço de contemplação”, conta Zanardo. “Estou ansioso pelas impressões que os visitantes terão ao vivenciarem essa relação tão intensa da arte, que se exprime como obra-prima da natureza e da criação de mentes brilhantes”, completa.

CASACOR SP 2021 Alameda das Artes (Paisagista Luciano Zanardo) Foto: Evelyn Muller

CASACOR SP 2021: Alameda das Artes (Paisagista Luciano Zanardo) Foto: Evelyn Muller

CASACOR SP 2021: Alameda das Artes (Paisagista Luciano Zanardo) Foto: Evelyn Muller

CASACOR SP 2021: Alameda das Artes (Paisagista Luciano Zanardo) Foto: Evelyn Muller

2- Casa Å LEVE (Gustavo Martins)

Uma morada que abraça e, em cada ambiente do estúdio de 118 m², convida o visitante a refletir sobre o sentido mais profundo do sentir-se bem e na máxima completude: essa é a proposta do profissional, que mergulhou no estilo escandinavo para assinar a Casa Å LEVE, na tradução do norueguês, Casa Viver

Com as características de uma região predominante fria e com pouca presença do sol, a premissa do estilo é viabilizar ao morador a ideia de um ninho acolhedor e que, de maneira geral, preencha todas as suas demandas, incluindo o desejo de sentir-se em um infinito particular de conforto e bem-estar.

CASACOR SP 2021: Casa Å LEVE (Gustavo Martins) - ambiente com decoração escandinava Foto Gruta Fotografia - Alessandro Gruetzmacher

CASACOR SP 2021: Casa Å LEVE (Gustavo Martins) – ambiente com decoração escandinava Foto Gruta Fotografia – Alessandro Gruetzmacher

CASACOR SP 2021 Casa Å LEVE (Gustavo Martins) - cozinha integrada com sala de estar (Foto: Gruta Fotografia - Alessandro Gruetzmacher)

CASACOR SP 2021 Casa Å LEVE (Gustavo Martins) – cozinha integrada com sala de estar (Foto: Gruta Fotografia – Alessandro Gruetzmacher)

Para tanto, o arquiteto designa, em cada ambiente, uma combinação de elementos naturais, criações manuais, texturas suaves e tons claros que se contrapõem a a elementos rústicos e sóbrios. “Sem sombra de dúvidas, esses traços se opõem ao inverno rigoroso dessas localidades. E embora vivamos em um clima brasileiro com particularidades distintas, a leitura da essência escandinava se configura em uma proposta bastante interessante para responder ao novo sentido de reconexão com a casa que buscamos por aqui”, revela Gustavo Martins.

3- Rooftop CASACOR (Catê Poli e João Jadão)

Sentar, relaxar, apreciar a vista e toda a sensação de aconchego e calmaria foram alguns dos desejos dos paisagistas Catê Poli e João Jadão ao projetar seu ambiente para a 33ª CASACOR São Paulo.

Aproveitando do clima quente e aconchegante da estação, Catê Poli e João Jadão projetaram o Rooftop CASACOR, com 224 m², como um refúgio de verão. “Nos inspiramos nos beachclubs rústicos de Tulum, Ibiza, Míconos, evocando um oásis em meio à cidade. Tudo foi pensado para ser usado e aproveitado, permitindo que os visitantes desfrutem da vista para a Casa das Caldeiras”, aponta a paisagista Catê Poli.

CASACOR SP 2021 Rooftop CASACOR (Catê Poli e João Jadão) Foto: Evelyn Muller

CASACOR SP 2021 Rooftop CASACOR (Catê Poli e João Jadão) Foto: Evelyn Muller

CASACOR SP 2021: Rooftop CASACOR (Catê Poli e João Jadão) Foto: Evelyn Muller

CASACOR SP 2021: Rooftop CASACOR (Catê Poli e João Jadão) Foto: Evelyn Muller

4- Alameda Jardins (Fabiana Ferré)

A busca atual e constante por conforto, aconchego e proteção que leva a uma viagem cada vez mais íntima, permitindo encontros profundamente conectados com as raízes,  histórias e as origens, inspirou a designer de interiores e paisagista Fabiana Ferré  a criar o lounge “Alameda Jardins”.

Estreante na mostra paulista, a profissional desenvolveu um ambiente funcional e sustentável, que convida as pessoas a contemplar o simples e desconectar-se do dia a dia, encontrando assim um oásis de tranquilidade. O lounge, localizado no Rooftop, conecta-se a outros ambientes da mostra, tornando-se lugar de convivência e pausa estratégica no percurso do visitante.  Com 135 m², o projeto partiu dos elementos naturais e artesanais para levar a conexão com a natureza, ou seja, o bem-estar, que nutre, acalma e encanta.

CASACOR SP 2021: Alameda Jardins (Fabiana Ferré) Foto: Evelyn Muller

CASACOR SP 2021: Alameda Jardins (Fabiana Ferré) Foto: Evelyn Muller

CASACOR SP 2021: Alameda Jardins (Fabiana Ferré) Foto: Evelyn Muller

CASACOR SP 2021: Alameda Jardins (Fabiana Ferré) Foto: Evelyn Muller

5- Perspectiva (Gabriela Mendes)

A arquiteta e urbanista Gabriela Mendes estreia na Casacor São Paulo com o espaço “Perspectiva”, que tem como foco chamar atenção do público para a realidade do nosso momento atual que, mais do que nunca, exige a pausa e a tomada de consciência para o encontro do equilíbrio e sucesso.

Com 20m², o ambiente personifica as diferentes perspectivas existentes na vida, sob o feito alcançado pelas linhas retas e facetadas, além das cores, curadoria de objetos, texturas naturais e orgânicas. Logo na entrada, o banheiro unissex dá as boas-vindas ao visitante com oásis de tranquilidade, simplicidade e beleza, além da frase “Mude a perspectiva do seu olhar”, que traz o conceito buscado pelo projeto. A ideia de usar essa citação é para levar o público a um estado meditativo, com intuito de interiorizar e refletir sobre o novo mundo.

CASACOR SP 2021: Perspectiva (Gabriela Mendes) Foto: JP Image it HOME

CASACOR SP 2021: Perspectiva (Gabriela Mendes) Foto: JP Image it HOME

CASACOR SP 2021: Perspectiva (Gabriela Mendes) Foto: JP Image it HOME

CASACOR SP 2021: Perspectiva (Gabriela Mendes) Foto: JP Image it HOME

6- Casa Ninho (SP Estudio) 

Um espaço aconchegante para refletir, se reconectar e renovar as energias, onde o conforto e a natureza se encontram e o bem-estar se alinha ao design, proporcionando sensações únicas em um espaço acolhedor. Essas são características do ambiente de 48m² apresentado pelas arquitetas Fabiana Silveira e Patrícia de Palma, do escritório SP Estudio

Marcando a segunda participação na maior mostra de arquitetura e decoração das Américas o escritório propõe novos significados ao refúgio urbano, além de uma reflexão sobre como viver de forma mais leve através de sensações exploradas no ambiente, trazidas pelos sentidos: o tato, através das texturas e materiais utilizados, olfato pelo aroma natural, audição pela trilha sonora pensada especialmente para trazer leveza e a visão pelo todo que traz conforto visual a quem entra.

CASACOR SP 2021 Casa Ninho (SP Estudio) foto Fotos MCA Estúdio - Denílson Machado

CASACOR SP 2021: Casa Ninho (SP Estudio) Fotos: MCA Estúdio – Denílson Machado

CASACOR SP 2021: Casa Ninho (SP Estudio) Fotos: MCA Estúdio - Denílson Machado

CASACOR SP 2021: Casa Ninho (SP Estudio) Fotos: MCA Estúdio – Denílson Machado

7- Loft do Colecionador (InTown Arquitetura) 

O Loft do Colecionador criado pelos arquitetos Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz, do escritório InTown Arquitetura foi inspirado na riqueza da arte contemporânea e sua distribuição pensada na forma afetiva para o convívio.

O ambiente de 120m² moderno e minimalista segue o conceito utilizado pelos arquitetos nos últimos anos, com espaços totalmente integrados, que estimulam o convívio familiar e entre amigos, cheio de equilíbrio e elegância. O projeto possui um clima de galeria, que valoriza as obras de arte e as tornam protagonistas, em harmonia com o mobiliário. A coleção apresentada no espaço traz nomes como, Thiago Haidar, Susanne Schirato e Patty Simon.

CASACOR SP 2021: Loft do Colecionador (InTown Arquitetura) Fotos: MCA Estúdio - Denílson Machado

CASACOR SP 2021: Loft do Colecionador (InTown Arquitetura) Fotos: MCA Estúdio – Denílson Machado

Elegante e funcional, possui espaços fluidos que oferecem praticidade e conforto em toda sua extensão. O módulo central agrega a cozinha, banheiro e armários do quarto, com um conceito “plug and play”, com conexões de energia, água e esgoto é todo executado em chassi metálico, com painéis de mdf e drywall, não havendo desperdício de materiais. O revestimento acima desse módulo traz azulejos de Noel Marinho, aplicado no rebaixo de gesso.

CASACOR SP 2021: Loft do Colecionador (InTown Arquitetura) Fotos: MCA Estúdio - Denílson Machado

CASACOR SP 2021: Loft do Colecionador (InTown Arquitetura) Fotos: MCA Estúdio – Denílson Machado

Informações Gerais – CASACOR São Paulo 2021

Onde: Parque Mirante, na Rua Padre Antônio Tomás, 72, anexo ao Allianz Parque.

Quando: de 21 de setembro a 15 de novembro de 2021

Horário de funcionamento:

Terça a Domingo das 12h às 22h

Bilheteria digital:

https://casacor.byinti.com

Estacionamento no Local – Estapar

R$50,00 (período de 4 horas)

R$5,00 (por hora adicional)

Valores dos ingressos:
R$ 80,00 (Terça a Quinta) – Inteira
R$ 40,00 (Terça a Quinta) – Meia entrada
R$ 100,00 (Sexta Sábado, Domingo e Feriados)
R$ 50,00 (Sexta Sábado, Domingo e Feriados) – Meia entrada

Compra de ingresso de meia-entrada

– Idoso a partir de 60 anos
– Estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento.
– PCD e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13).
– Professor da rede pública e privada, apresentando o documento válido com foto.
* Comprovação de meia-entrada será exigida na porta.

Importante:
Gratuidade de entrada para crianças com idade comprovada de até 10 anos.

1 (um) CPF pode comprar no máximo 10 ingressos.
A partir de 5 ingressos, parcelamento em 2 vezes.
Venda Grupo: Compras acima de 10 ingressos ou por CNPJ, envie e-mail para ajuda@byinti.com

Mais Informações:

http://www.casacor.com

http://www.janelascasacor.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/casacoroficial

Instagram: @casacor_oficial/@casacor_sustentavel