9 dicas de como conseguir ainda mais indicações de clientes

Sua estratégia é fortemente dependente de indicações de clientes?

Seus clientes parecem estar felizes com o resultado do projeto, mas mesmo assim ninguém te indica?

Como conseguir indicações de clientes?

Se você tem essas e muitas outras dúvidas e quer fechar mais projetos, esse post é para você!

Há várias formas de otimizar e incentivar seus clientes indicarem o seu serviço para conhecidos. Desde um bom atendimento, programa de benefícios até um simples agradecimento (dado de coração), separamos 9 dicas para multiplicar as indicações dos seus clientes nesta etapa do Ciclo do Encantamento, metodologia de marketing criada pela Viva Decora para ajudar arquitetos e designers de interiores a conquistarem mais clientes.

Dados sobre indicações e sua influência no processo de vendas:

 

  • 88% das pessoas na América Latina confiam em recomendações de pessoas conhecidas para decidir uma compra
  • Comunicação feita de consumidor para consumidor gera até 2 vezes mais vendas que publicidade paga
  • 83% dos clientes satisfeitos estão dispostos a indicar e recomendar produtos e serviços para outras pessoas
  • Apenas 29% das pessoas realmente indicam os serviços para conhecidos

Veja também: Marketing Boca a Boca para arquitetos e designers de interiores: um poderoso canal de vendas

9 dicas de como ter mais clientes por indicação

 

1 – A indicação começa no primeiro contato

 

A primeira impressão é a que fica. Certifique-se para que não seja a última e atenda bem o seu cliente.

2 – A indicação continua depois da venda

 

O fim do projeto não é o fim do relacionamento com o cliente. O que você está fazendo por ele? Ligue para ver se está tudo bem, mande algum mimo para comemorar a casa nova. Faça algo para que ele lembre de você.

3 – NPS

 

como-conseguir-indicacoes-de-clientes-net-promoter-score

como conseguir indicações de clientes: net promoter score

Net Promoter Score ou NPS, nada mais é do que a pesquisa de satisfação.

  • 9 a 10: pessoas que amam a sua marca e vão indicá-la
  • 7 a 8: pessoas neutras que não falam mal nem bem
  • 0 a 6: pessoas que vão depreciar seu negócio e falar mal dele

Entenda porque os clientes estão gostando ou não do seu serviço e melhore de acordo com as suas indicações.

Ferramentas de pesquisa de satisfação

 

Veja também: 23 ferramentas de marketing digital que vão facilitar sua vida

4 – Depoimentos

 

Depoimentos garantem prova social e dão credibilidade ao seu serviço.

Tipos de depoimento online

 

  • Depoimento em vídeo: o melhor de todos, por se tratar de consumidor para consumidor. Transmite maior confiança
  • Depoimento com foto e nome: Transmite certa confiança por se tratar de uma pessoa real
  • Depoimento em texto: Passa pouca confiança pois pode ser forjado

5 – Follow Up

 

Agenda de acompanhamento do cliente após a finalização do projeto. Programe-se para ser lembrado pelo cliente!

6 – Agradecimento

 

Agradeça o seu cliente quando for indicado.

7 – Programa de Afiliados

 

Após a obra, incentive seus clientes a te indicarem: ofereça descontos, comissão e outros tipos de benefícios para cada indicação.

8 – Benefícios

 

Durante o projeto, ofereça descontos e outros tipos de benefícios para o seu cliente ao te indicar.

9 – Defensores da Marca

 

Peepi

Incentive e recompense seus clientes ao engajarem com a sua marca.

Resumindo:

 

  • A indicação começa no primeiro contato
  • Ela continua depois da venda
  • NPS
  • Depoimentos
  • Follow Up
  • Agradecimento
  • Programa de Afiliados
  • Benefícios
  • Defensores da Marca

Extra: B = M.A.T

 

Behavior (comportamento) = Motivation (motivação) x Ability (habilidade) x Trigger (chamada para ação)

Para cada comportamento de consumidor que você queira estimular, ele precisa de uma motivação alta, ser algo fácil de ser feito e ter uma chamada que o estimule a ação.

Essa etapa de Multiplicação de Indicações faz parte do Ciclo do Encantamento, uma metodologia de 12 passos que criamos para a Viva Decora atrair mais público e conquistar mais clientes.

Se você desejar ver as palestras sobre as etapas anteriores, clique nos links abaixo!