12 Castelos No Brasil Que Você Precisa Conhecer e Visitar

Existem diversos castelos no Brasil espalhados pelos mais diversos estados. São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul são alguns dos estados marcados pela presença de castelos históricos e imponentes.

Por isso, se você aprecia esse estilo de construção e deseja conhecer mais de perto essas grandiosas obras da arquitetura construídas em nosso país, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos compartilhar 12 castelos no Brasil para visitar. Confira e se inspire!

Castelos no Brasil: Castelo do Batel. Fonte: Temporada Livre

1. Castelos no Brasil: Castelo do Batel. Fonte: Temporada Livre

Veja também: O Maior Prédio do Mundo – Desvende Tudo Sobre o Burj Khalifa!

Conheça 12 castelos no Brasil para visitar

Apesar da história do Brasil ser marcada fortemente pela presença da arquitetura neoclássica e arquitetura barroca, algumas cidades espalhadas pelo território brasileiro contam com a presença de castelos que mesclam diferentes estilos arquitetônicos.

Logo, se você se identifica e aprecia conhecer, seja fisicamente ou virtualmente, castelos medievais na Europa, então te convido a dar uma chance para essas construções existentes em nosso país. Confira uma lista com 12 castelos no Brasil para visitar.

1. Castelo Furlani  – Pederneiras / SP

O Castelo Furlani, um dos castelos no Brasil, começou a ser construído em 1911, com cimento importado da Alemanha e telhas de Marselha, França. Fausto Furlani era engenheiro e foi responsável pelo desenho da planta. 

Para compor a paisagem local, árvores nativas foram substituídas por plátanos e araucárias. A segurança também foi levada muito a sério, tanto que uma porta de madeira muito resistente e uma ponte elevadiça que dava acesso ao 1° andar foram colocadas no local. A iluminação, que inicialmente era a gás, foi substituída por uma usina de eletricidade (movida pelo aumento da retirada de água do córrego, comandada por uma turbina Pelton).

Castelos medievais no Brasil: Castelo de Furlani, localizado em Pederneiras, SP. Fonte: Pinterest

2. Castelos medievais no Brasil: Castelo de Furlani, localizado em Pederneiras, SP. Fonte: Pinterest

2. Castelo de Itaipava – Petrópolis / RJ

O Castelo de Itaipava, antigamente conhecido como Castelo do Barão, foi idealizado pelo Barão J. Smith de Vasconcellos, em 1920. A obra foi estruturada pelo arquiteto Lucio Costa, responsável por projetar Brasília algumas décadas depois. 

Os materiais de construção que deram vida a um dos castelos do Brasil foram trazidos da Europa e, a obra tornou-se famosa pelos seus traços de arquitetura renascentista. Vale comentar que o Castelo de Itaipava conquistou o título de único castelo em estilo medieval das Américas. Esse é um dos castelos no Brasil que podem ser alugados para a realização de eventos de grande porte como casamento e formaturas.

Castelos medievais no Brasil: Castelo de Itaipava. Fonte: Destinos Top Para Visitar

3. Castelos medievais no Brasil: Castelo de Itaipava. Fonte: Destinos Top Para Visitar

3. Castelo Zé dos Montes – Sítio Novo / RN

A obra com traços marcantes erguida na região de Sítio Novo – Rio Grande do Norte começou a ser construída em 1984. O Castelo Zé dos Montes, considerado um dos castelos no Brasil, foi construído por José Antônio Barreto (eternizado como Zé dos Montes) após uma visão espiritual que o próprio afirmava ter recebido. Na visão, Nossa Senhora lhe pedia para construir uma igreja. 

O famoso Castelo Zé dos Montes, um dos castelos no Brasil, foi erguido em pedra e cal e apesar do estilo arquitetônico indefinido é possível observar evidências claras europeias e árabes. Altares, salões rochosos e um labirinto de terra que representa a Via Crucis são pontos em destaque na obra.

Castelos no Brasil: Castelo Zé dos Montes. Fonte: TripAdvisor

4. Castelos no Brasil: Castelo Zé dos Montes. Fonte: TripAdvisor

4. Castelo São João – Recife / PE

O Castelo São João, também conhecido como Castelo Brennand, está situado em uma área de 77 mil m², no Recife – Pernambuco. Sua construção começou em 2001 a pedido de Ricardo Brennand, empresário, engenheiro e colecionador brasileiro. O Castelo São João, um dos castelos no Brasil, abriga o chamado Museu de Armas São João. O acervo reúne uma das mais importantes coleções particulares de armas brancas como espadas, facas, canivetes, estiletes entre outras peças.

Castelos no Brasil: Castelo São João. Fonte: TripAdvisor

5. Castelos no Brasil: Castelo São João. Fonte: TripAdvisor

5. Castelo do Batel – Curitiba / PR

O Castelo de Batel, um dos castelos no Brasil, foi erguido pelo cafeicultor Luiz Guimarães. A obra inspirada em castelos franceses da região do Vale do Loire – França, foi iniciada em 1924 e finalizada em 1928.

Em 1974, este imponente castelo foi tombado pelo patrimônio histórico do Estado do Paraná. Nos últimos anos, a construção do Castelo de Batel, um dos castelos no Brasil, foi restaurada e ampliada, permitindo a recuperação da edificação original, tornando-se o espaço perfeito para eventos sociais e empresariais.

Castelos no Brasil: Castelo do Batel. Fonte: Gazeta do Povo

6. Castelos no Brasil: Castelo do Batel. Fonte: Gazeta do Povo

6. Castelo Belvedere – Treze de Maio / SC

Localizado no município de Treze de Maio – Santa Catarina, está o Castelo Belvedere, um dos castelos no Brasil. A construção do castelo foi iniciada em 1999 e levou 11 anos para ficar pronta. A obra contou com cerca de 47 mil tijolos e 30 toneladas de telha. Decorado com pinturas sacras, uma parte da obra funciona a capela e na outra parte serve de residência para o padre Nivaldo Ceron, responsável por projetar o castelo. Tanto o jardim como a capela, ficam aberta ao público, que normalmente chegam em excursões.

Castelos no Brasil: Castelo Belvedere. Fonte: Rotas Santa Catarina

7. Castelos no Brasil: Castelo Belvedere. Fonte: Rotas Santa Catarina

7. Castelo Mourisco – Manguinhos / RJ

O Castelo Mourisco da Fiocruz, um dos castelos no Brasil, foi idealizado pelo então cientista Oswaldo Cruz. Projetado a partir de 1905 pelo arquiteto português Luiz Moraes Júnior em estilo neomourisco, o castelo dividido em cinco pavimentos tinha uma função concreta: abrigar o Instituto Soroterápico Federal, responsável pela produção de vacinas e medicamentos. Além disso, o espaço desenvolve pesquisa científica e outras atividades da área de Saúde Pública no Brasil.

Castelos no Brasil: Castelo Mourisco da Fiocruz. Fonte: Agência Brasil

8. Castelos no Brasil: Castelo Mourisco da Fiocruz. Fonte: Agência Brasil

8. Castelo Simões Lopes – Pelotas / RS

Localizado em Pelotas – Rio Grande do Sul, o Castelo Simões Lopes, um dos castelos no Brasil, foi construído entre 1920 e 1923, por Augusto Simões Lopes. A obra foi projetada no centro do terreno e conta com terraços e torres que lembram os antigos castelos medievais.

O Castelo Simões Lopes, um dos castelos no Brasil, apresenta dois pavimentos e um porão habitável. Vale comentar, que o presente castelo teria sido o primeiro imóvel a ter calefação na cidade de Pelotas, com uma fornalha a carvão e lenha localizada no porão.

Castelos no Brasil: Castelo Simões Lopes. Foto: Bertoncello

9. Castelos no Brasil: Castelo Simões Lopes. Foto: Bertoncello

9. Castelo da Ilha Fiscal – Rio de Janeiro / RJ

O Castelo da Ilha Fiscal, cercado pelas águas da Baía de Guanabara, foi um dos castelos no Brasil que abrigou a última festa da monarquia, em 1889. Projetado pelo imperador Dom Pedro II em estilo neogótico, a obra remete à arquitetura medieval da região de Provença, na França. Hoje, o castelo integra o Espaço Cultural da Marinha. O local fica aberto a visitação e a passeio, podendo ser acessado numa caminhada pelo Boulevard Olímpico.

Veja também: O Que é Arco Ogival? Entenda Sua Importância Para a Arquitetura

Castelos no Brasil: Castelo da Ilha Fiscal. Fonte: Transportal Viagens

10. Castelos no Brasil: Castelo da Ilha Fiscal. Fonte: Transportal Viagens

10. Castelo de Pedras Altas – Pedras Altas / RS

Construído entre 1909 e 1913, o Castelo de Pedras Altas é um dos castelos no Brasil que seguem o estilo medieval característico das cidades europeias. A obra foi um presente do diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil para sua segunda esposa, Lydia.

A construção é marcada pela história, já que no local foi assinado o acordo que pôs fim à Revolução Gaúcha de 1923. Em 1999, o Castelo de Pedras Altas, um dos castelos no Brasil, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul.

Castelos medievais no Brasil: Castelo de Pedras Altas. Fonte: Jornal Minuano

11. Castelos medievais no Brasil: Castelo de Pedras Altas. Fonte: Jornal Minuano

11. Castelo Garcia D’Ávila – Mata de São João / BA

O Castelo Garcia D’Ávila, um dos castelos no Brasil, está localizado na Praia do Forte (a 80 km de Salvador). A obra foi erguida em 1551 por Garcia d’Ávila, filho de Tomé de Sousa, primeiro governador geral do Brasil. 

Em 1835, com a extinção do regime dos morgados, o Castelo Garcia D’Ávila, um dos castelos no Brasil, foi abandonado e se tornou uma grande ruína. Em 1938, foi finalmente tombado pelo Iphan. Nos dias de hoje, a propriedade particular é mantida pela Fundação Garcia d’Ávila. O espaço de visitantes conta com uma maquete da construção original e uma pequena coleção de itens encontrados em estudos arqueológicos no local.

Castelos no Brasil: Castelo Garcia D’Ávila. Fonte: Fundação Garcia D’Ávila

12. Castelos no Brasil: Castelo Garcia D’Ávila. Fonte: Fundação Garcia D’Ávila

12. Castelo Château Lacave – Caxias do Sul / RS

Localizado no coração da Serra Gaúcha, o Castelo Château Lacave, um dos castelos no Brasil, foi erguido pelo uruguaio Juan Carrau. A construção foi iniciada em 1968 e concluída 10 anos após. A obra se trata de uma réplica de um mosteiro medieval espanhol do século XI.

Em 2001, o Castelo Château Lacave, um dos castelos no Brasil, foi adquirido pela família Basso, ao qual fortaleceu sua cultura turística e viticultura – plantações de vinho. Além de ser reconhecido como um marco turístico, o local também oferece um amplo espaço para eventos e confraternizações.

Castelos no Brasil: Castelo Château Lacave. Fonte: TripAdvisor

13. Castelos no Brasil: Castelo Château Lacave. Fonte: TripAdvisor

Qual o maior castelo do Brasil?

O maior castelo no Brasil é o Tauá Grande Hotel de Araxá, localizado em Araxá, Minas Gerais, na região do Alto Paranaíba.

Qual o castelo mais antigo do Brasil?

O castelo mais antigo do Brasil é o Castelo Garcia D’Ávila, localizado na Praia do Forte (a 80 km de Salvador).

Você gostou deste post sobre castelos no Brasil? Lembrou de outros castelos no Brasil que não foram mencionados aqui ou ainda castelos à venda no Brasil? Então, deixe um comentário neste texto e compartilhe, com a gente e com os demais leitores a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!