Veja como fazer reforço em parede de drywall e fixar objetos de forma simples

como fazer reforço em parede de drywall

Como fazer reforço em parede de drywall

Fixar objetos, equipamentos e mobiliários em paredes drywall ainda é uma situação que provoca inúmeras dúvidas quanto à segurança e estabilidade da instalação.

Apesar de tido por algumas pessoas como um material frágil ou vulnerável, o sistema drywall permite que cargas leves (com até aproximadamente 5 kg) sejam fixadas em qualquer ponto.

Além disso, alguns recursos estão disponíveis no mercado para situações que exigem a fixação de cargas mais pesadas. O principal deles, além das buchas especiais, também conhecidas como “buchas para ocos”, é a instalação de reforço em parede de drywall.

Nesse post, vamos explicar como aplicar essa estratégia que possibilita explorar o uso desse eficiente sistema. Acompanhe!

Leia mais sobre as vantagens do drywall:

Para quê serve o reforço em parede de drywall?

 

Como fazer reforço em parede de drywall: Esquema de reforço em drywall para fixação de bancada suspensa

Como fazer reforço em parede de drywall: esquema de reforço em drywall para fixação de bancada suspensa

O reforço em parede de drywall serve para a fixação de cargas pesadas e objetos com maior profundidade, como bancadas, prateleiras, lavatórios e tanques.

Esses itens, devido ao peso, impõem esforços de arrancamento às paredes, sendo necessário estruturar o sistema de forma a distribuir a carga recebida. Além disso, o reforço facilita a fixação dos móveis ou objetos, que podem ser parafusados diretamente nos dos perfis metálicos da estrutura.

Como fazer reforço em parede de drywall?

 

Como fazer reforço em parede de drywall: reforço metálico fixado na estrutura do drywall (perfis metálicos)

Como fazer reforço em parede de drywall: reforço metálico fixado na estrutura do drywall (perfis metálicos)

O reforço é feito por meio da instalação de uma estrutura em madeira tratada ou aço galvanizado, que é fixada na parte interna do sistema drywall, nos perfis metálicos que estruturam as paredes.

O recomendado é que o reforço seja instalado antes do parafusamento das chapas de drywall na estrutura, o que torna ainda mais fácil a tarefa de fixação.

Por isso, é importante planejar os pontos do projeto que eventualmente receberão maior carga e provisionar os reforços antes da montagem das paredes na obra.

Como fazer reforço em parede de drywall: Esquema de fixação do reforço metálico na parede drywall

Como fazer reforço em parede de drywall: esquema de fixação do reforço metálico na parede de drywall

Quando é feito de madeira maciça ou madeira reconstituída, o reforço deve apresentar espessura mínima de 18 mm. São encontrados no mercado reforços de madeira nas medidas mais usuais de 400 x 200 mm e 600 x 200 mm, indicados para espaçamentos entre perfis de respectivamente 400 e 600 mm.

Mais recentemente, passaram a ser produzidos reforços de madeira maciça tratada em autoclave ou de compensado marítimo nas medidas de 400 x 600 mm, que servem para os dois espaçamentos (na horizontal, para 600 mm; e na vertical, para 400 mm).

Quando são feitos de aço galvanizado, os reforços tem 0,95 mm de espessura e são produzidos com essas mesmas medidas.

É possível instalar reforços internos em parede de drywall já existente?

 

Como fazer reforço em parede de drywall: Abertura em parede drywall para instalação de reforço

Como fazer reforço em parede de drywall: Abertura em parede de drywall para instalação de reforço

Conforme já citamos, a situação ideal é que os reforços sejam previstos antes da fase de montagem do sistema drywall. Porém, sabe-se que, muitas vezes, podem existir alterações no layout ou modificações de uso de determinados espaços, demandando novas instalações.

Nesses casos, é possível abrir uma “janela” na parede de drywall para a instalação do reforço, que deve ser colocado e parafusado entre dois perfis estruturais verticais (montantes) vizinhos, para que a carga aplicada seja transmitida para toda a estrutura.

Para a instalação de reforços internos em paredes de drywall já existentes, devemos nos atentar a alguns pontos, começando pela abertura da parede.

Para abri-la utiliza-se um serrote de ponta, devendo-se conservar o pedaço recortado para posterior recomposição da abertura após a colocação do reforço.

Para isso, com dois pedaços auxiliares de perfil de aço galvanizado, o pedaço recortado é parafusado na parede. Em seguida são tratadas as juntas em todo o seu perímetro. Deve-se utilizar massa específica para esse fim e não gesso, pois, ao secar, o gesso pode apresentar trincas.

Apesar de demandar profissional habilitado, a abertura é uma operação simples e limpa, que não gera inconveniente de sujeira e entulho como é gerado em ajustes em paredes de alvenaria.

Não sei onde estão localizados os reforços no drywall. O que faço?

 

Essa é uma situação bastante comum em um imóvel comprado que apresenta paredes em sistema drywall.

De uma maneira geral, as próprias construtoras executam previamente reforços nos pontos de instalação de elementos de maior peso, como armários, pia da cozinha e área de serviço.

As informações sobre a localização dos eventuais reforços já existentes devem constar no manual de uso do imóvel que a construtora entrega ao comprador. É direito do proprietário do apartamento ter acesso a essas informações.

Quer saber mais sobre reforço em drywall?

Assista ao vídeo “Suporte de Cargas em Drywall” desenvolvido pela Knauf (link: https://www.youtube.com/watch?v=PgQ35BwwoBA)

Além disso, também publicamos um post falando sobre como fixar objetos e mobiliários em paredes drywall, confira:  (Texto em aprovação: Dá pra fixar objetos em parede de drywall? Veja como fazer!).

Gostou das nossas dicas? No Arq Club Knauf você pode aprender mais sobre o uso do drywall e ainda concorrer à prêmios! Saiba mais:

banner knauf

Este texto foi escrito pela Knauf, referência mundial em sistemas de construção a seco