Dá pra fixar objetos em parede de drywall? Veja como fazer!

Como fixar objetos em parede drywall

Como fixar objetos em parede drywall

As paredes de drywall, utilizadas principalmente como alternativa às paredes de alvenaria, têm conquistado cada vez mais espaço na construção civil.

Apesar disso, ainda é bastante comum que se tenha a ideia de que por serem leves, as paredes de drywall são frágeis e não podem receber fixação de móveis, bancadas, espelhos e objetos.

Trata-se de uma crença equivocada. As paredes de drywall suportam pesos elevados, desde que sejam utilizados técnicas e materiais apropriados para a fixação das cargas.

Dependendo do sistema escolhido, o drywall pode sustentar desde objetos mais leves, como armários, até cofres e redes de descanso com peso máximo de 200 kg. Portanto, é preciso escolher adequadamente o tipo de bucha de fixação e parafusos próprios para cada situação.

Pensando nisso, vamos apresentar aqui os tipos de fixação possíveis para paredes em drywall e seus respectivos procedimentos.

Aproveite para conferir também mais vantagens do uso do drywall:

Tipos de buchas

 

As buchas utilizadas devem ser específicas para fixação em drywall, e são comumente conhecidas como “buchas para ocos”. Essas buchas funcionam como “guarda-chuvas” que são introduzidos fechados na cavidade e abrem-se em seu interior.

A fixação dependerá do peso, por isso é importante escolher o tipo de bucha de acordo com o objeto/móvel que se pretende fixar. Para uma fixação satisfatória e segura, é importante respeitar os limites de carga de cada tipo de bucha.

Cargas pontuais, de objetos com até 30 kg e que não apresentem profundidade, podem ser fixadas diretamente na parede. Cabe ressaltar que antes da utilização, a capacidade de carga de determinada bucha deve ser confirmada com os fabricantes.

Bucha tipo parafuso

 

como fixar objetos em parede drywall: bucha para drywall tipo parafuso

Como fixar objetos em parede drywall: bucha para drywall tipo parafuso

É a bucha indicada para pesos leves e médios. Conforme o parafuso é apertado, a bucha se deforma até se tornar uma espécie de nó que é, na verdade, o travamento de segurança. Esse tipo de fixação é indicado para prateleiras, saboneteiras, quadros, entre outros.

Bucha de expansão

 

Como fixar objetos em parede drywall: bucha para drywall tipo expansão

Como fixar objetos em parede drywall: bucha para drywall tipo expansão

As buchas de expansão também são adequadas para segurar elementos próximos à parede. Suportam cargas mais pesadas que a bucha tipo parafuso – até 15kg.

Bucha tipo basculante ou Toggler bolt

 

Como fixar objetos em parede drywall: Bucha para drywall tipo basculante ou Toggler bolt

Como fixar objetos em parede drywall: Bucha para drywall tipo basculante ou Toggler bolt

A bucha Toggler bolt possui reforço de metal que é preso à parte interna da parede por meio de um guia plástico. Para cargas mais pesadas, que necessitem ou não de reforço nas placas, o mais adequado é utilizar as buchas basculantes, que podem suportar até 50kg junto a placas reforçadas.

Contar com drywall de qualidade também é fundamental para uma boa fixação da bucha. Receba gratuitamente o catálogo da Knauf e veja as melhores opções para o seu projeto:

cta-lp-catalogos-knauf

O que é um sistema de reforço?

 

Como fixar objetos em parede drywall: drywall com reforço metálico

Como fixar objetos em parede drywall: drywall com reforço metálico

Para a fixação de cargas contínuas e objetos com profundidade como bancadas, prateleiras, lavatórios e tanques, deve ser prevista a instalação de uma estrutura de reforço no interior do sistema drywall.

Esse reforço poderá ser de madeira tratada ou aço galvanizado e tem a função de, além de distribuir o peso, facilitar a fixação dos móveis ou objetos. Trata-se de um recurso muito utilizado para fixação de armários que armazenarão grande peso e bancadas de cozinha.

Não sei onde estão localizados os reforços no drywall. O que faço?

 

Essa é uma situação bastante comum em um imóvel com paredes em sistema drywall. De uma maneira geral, as próprias construtoras executam previamente reforços nos pontos de instalação de elementos de maior peso, como os armários, pia da cozinha e objetos na área de serviço.

As informações sobre a localização dos eventuais reforços devem constar no manual de uso do imóvel que a construtora entrega ao comprador.

Porém, caso os pontos desejados para instalação não contem com reforço, é possível instalá-lo por meio de uma abertura na chapa de drywall seguida do tratamento de junta e recomposição.

Trata-se de uma operação simples e limpa, que não gera inconveniente de sujeira e entulho como é gerado em ajustes em paredes de alvenaria.

Como fixar objetos em parede drywall: procedimentos de fixação

 

Depois de toda essa explicação, você deve estar se perguntando como fixar objetos em parede drywall, não é mesmo? Veja como fazer:

Fixação da bucha tipo parafuso

 

Deve-se fazer o furo na chapa com furadeira e a bucha deve ser inserida da mesma forma que um parafuso, seguindo o sentido da rosca.

Se o rosqueamento acontecer de maneira muito fácil significa que a bucha não está ajustada ao furo, o que pode comprometer a capacidade de carga. Para finalizar a instalação, utilize uma chave de fenda ainda girando no sentido da rosca. Depois, basta instalar o parafuso.

Fixação da bucha de expansão

 

O furo na chapa também deve ser feito com furadeira (o diâmetro do furo deve ser menor que o da bucha).

As línguas de expansão devem ficar próximas à bucha e serem encaixadas no furo. Mantenha as línguas no sentido vertical para que consigam suportar o esforço quando expandirem para o outro lado da placa. A

o inserir o parafuso, as línguas serão pressionadas contra a chapa, melhorando a ancoragem. Para melhor fixação, as buchas devem ser inseridas até o final dentro da placa e o parafuso deve ter o comprimento igual ou maior que a bucha.

Fixação da bucha tipo basculante ou Toggler bolt

 

Também com uma furadeira, deve-se fazer um furo que atravesse a chapa de drywall e o reforço estrutural. Com as tiras e a âncora metálica agrupadas deve-se passá-las pelo furo, sempre garantindo que o eixo da ancoragem fique na vertical.

Depois, empurre o bocal até o fim e puxe as tiras de plástico até que a bucha fique travada no furo. As tiras devem ser quebradas e removidas. Por fim, basta inserir o parafuso.

Quer conferir um exemplo de como colocar bucha em drywall?

Assista o vídeo elaborado pela Knauf

Aproveite para conhecer também o Arq Club Knauf e dê um up nos seus projetos:

banner knauf

Este texto foi escrito pela Knauf, referência mundial em sistemas de construção a seco.