Conheça 4 incríveis dicas de como praticar Mindfulness no seu dia a dia

como-praticar-mindfulness

como praticar mindfulness

A atenção e a concentração, levando em conta o estresse do dia a dia no ambiente de trabalho, tornam-se algo complexo com o tempo. Acabamos acumulando tantas tarefas e tantos problemas a serem resolvidos, que manter a qualidade de vida muitas vezes é uma ação comprometida. Saber como praticar Mindfulness tem feito muita diferença e solucionado muitos desconfortos nesse aspecto.

A técnica traz mais atenção para pensamentos, sensações, sentimentos, de forma que a relação de uma pessoa com seu trabalho melhore consideravelmente. É possível aplicar as técnicas de Mindfulness em praticamente tudo em nossas vidas. Aqui, neste post, queremos focar na produtividade e no desenvolvimento na empresa.

É bem mais comum atualmente encontrar instituições que se preocupam com a saúde e o bem-estar de seus funcionários. Técnicas de Mindfulness são adotadas na rotina da companhia para aliviar o estresse do cotidiano, melhorar a capacidade mental e, consequentemente, a produtividade no trabalho.

Então, é tempo de começar a mudar. Se essa é uma técnica nova para você ou ainda não é uma regularidade, preparamos uma lista prática! Contamos quatro dicas de como praticar Mindfulness e conseguir resultados rápidos no trabalho e na sua rotina diária. Veja.

1 – Sair do piloto automático é entender o que é Mindfulness

 

Aprender como praticar Mindfulness levará também ao treinamento da mente. A técnica exige que a pessoa consiga controlar suas sensações, sentimentos e comportamentos. Não é preciso se tornar um escravo. A ideia é exatamente o oposto. Deve-se utilizar a técnica para fazer com que o corpo e a mente respondam ao dia a dia da forma mais natural e sem pressão possível.

Quando falamos em sair do piloto automático, nos referimos ao questionamento daquelas atividades rotineiras. Em vez de praticá-las sem perceber ou sentir o que está fazendo, é preciso parar por um instante e atentar-se à respiração e aos sentimentos sobre o momento. Tudo isso de forma intencional.

Basta evitar o controle das atividades. Somente a observação profunda durante aproximadamente 30 segundos a cada hora já gera resultados. O segredo está em sentir a respiração, olhar para o que está fazendo e entender o sentimento em relação a isso.

A resposta virá com o entendimento de que a forma como o funcionário senta, como o corpo reage em algumas atividades, se há algum tipo de tensão – principalmente na região do pescoço e dos ombros – impacta diretamente no resultado do seu trabalho. Tomando essa consciência, intencionalmente passa-se estabelecer metas mais alcançáveis e a treinar a mente para estar cada vez mais presente e atento às ações de um dia comum de trabalho.

Está desmotivado? Entenda como funciona a motivação e a liderança no trabalho.

2 – Esvaziar a mente ajuda a lidar com os problemas

 

como-praticar-mindfulness-esvaziar-a-mente

como praticar mindfulness: esvaziar a mente

Quando se entende melhor o que é Mindfulness, percebe que o processo de esvaziar a mente torna-se bastante comum e necessário antes de todas as atividades. Contudo, não queremos que uma pessoa pratique a ausência de pensamentos, como é indicado em meditações mais profundas. Falamos em liberar sensações que perseguem esse indivíduo e se tornam bloqueios insistentes.

Pensamentos bloqueadores atrapalham a criatividade. Principalmente para aqueles que trabalham na área de comunicação, design, arquitetura, entre outras semelhantes, a prática diária dessa técnica Mindfulness é de extrema importância.

O exercício é muito simples e pede cerca de 3 minutos apenas. Basta a pessoa focar em seus pensamentos e tentar observar como eles surgem. Pensamentos curtos geralmente desencadeiam um posterior relacionado. Eles também trazem sentimentos como vergonha, raiva, amor, etc. Passe a respirar e tentar descrever como quer se sentir. Depois, é só continuar nesse ciclo até os pensamentos obsessores se diluírem.

É possível repetir isso sempre que a atenção no trabalho fugir por um problema qualquer ou quando um colaborador não conseguir se concentrar em uma atividade.

Além de distraída, sua equipe está com bloqueio criativo? Faça também um exercício de criatividade!

3 – Como praticar Mindfulness durante as pausas no expediente

 

como-praticar-mindfulness-no-trabalho

como praticar mindfulness no trabalho

A espera por aquele e-mail importante, uma ligação decisiva ou até mesmo enquanto o computador travou, pode ser um bom momento para aplicar técnicas de Mindfulness. Geralmente o sentimento atrelado em pausas desse tipo que citamos são de ansiedade, estresse ou raiva. É possível contornar a situação para que o foco do colaborador não seja comprometido.

Durante aproximadamente 30 segundos, é indicado se observar o ambiente ao redor da pessoa que pratica o exercício. Observar a decoração, o cenário do outro lado da janela, a movimentação das pessoas, os gestos dos colegas de trabalho, entre outras ações que passam despercebidas normalmente. Basta olhar sem julgamento, apenas observando cada uma dessas ações.

Depois, observe os sentidos gerados. O cheiro, o gosto na boca, se faz frio ou faz calor, se o coração acelera ao ver algo ou alguém, etc. Após esse processo, estará a lição de como se comportar no trabalho e como aproveitar cada um desses sentidos gerados e reconhecidos.

4 – Nunca esquecer de respirar

 

A respiração é nossa maior fonte de energia. É através dela que o corpo reconhece a calma, a raiva, a ansiedade e muitas outras sensações. Quando se entende o que é Mindfulness, percebe-se que entender sobre respiração é muito mais importante e necessário para os sentimentos do que se imagina.

No ambiente de trabalho, a respiração ajuda na tomada de uma decisão ou na execução de uma tarefa importante. Ela também promove mais saúde mental que, consequentemente, está ligada com a saúde física de uma pessoa.

A respiração pode ser trabalhada sempre que o colaborador achar necessário. O indicado, porém, é que o exercício seja feito uma vez a cada duas horas, já que exige apenas 1 minuto de dedicação.

Basta respirar de forma lenta, deixando o peito dilatar completamente. Depois expirar também devagar pela boca. Esse ciclo deve ser repetido três vezes. Para ajudar a sentir ainda mais a respiração, a pessoa ainda pode colocar a mão no meio da barriga e, entre um ciclo e outro de respiração, contar até 10 para sentir o corpo.

Nesse exercício, se a pessoa perder o foco, é indicado recomeçar.

O segredo de como praticar Mindfulness

 

O segredo para descobrir como praticar Mindfulness corretamente está na tentativa e no autoconhecimento. Os benefícios são reais, mas eles podem não aparecer logo nos primeiros exercícios. Com certeza, a rotina faz com que o colaborador perceba as mudanças positivas e os resultados de pequenas ações em seu ambiente de trabalho.

Você pode aprender mais sobre essa técnica lendo o livro ‘Atenção Plena – Mindfulness’, que você encontra resumido no 12Minutos!

E aí, o que achou do conteúdo? Já conhecia ou pratica a técnica Mindfulness no dia a dia da empresa? Você também pode aprender mais sobre meditação no trabalho!

Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Minutos, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks. Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!