Como se veste uma arquiteta? Não pode faltar estilo e elegância para o trabalho

Quem disse que é preciso ter um guarda-roupa repleto de roupas para poder se vestir bem no trabalho?

Profissões que pedem visuais um pouco mais formais, como a de arquitetos, podem facilmente compor belos looks com as peças que já estão no armário.

Para saber como se veste uma arquiteta, listamos algumas dicas para que você crie looks diferentes e saia da mesmice até com os mesmas peças.

Seja tão criativa, funcional e elegante quanto seus projetos!

Selecionamos algumas sugestões de presentes para arquitetas, veja se você gostaria de ganhar algum deles: O que dar de presente para arquiteta? Veja dicas cheias de bom gosto e praticidade

Como se veste uma arquiteta: antes de mais nada, valorize seu estilo

 

Não existem regras específicas na hora de se vestir para trabalhar. Por mais que seja legal seguir algumas dicas, antes de mais nada, é preciso levar em conta o seu estilo e como se sente melhor.

A maneira de se vestir é muito particular e varia de pessoa para pessoa.

Ambientes de trabalho como escritórios de arquitetura pedem looks um pouco mais formais e, ao mesmo tempo, práticos e confortáveis. Para facilitar essa tarefa, listamos 10 dicas para você se inspirar.

Antes de conferir as dicas, dê uma olhada nestes textos e inspire-se na vida dessas 10 arquitetas famosas e suas obras reconhecidas mundialmente, como Lina Bo Bardi e Denise Scott Brown.

1 – Invista em uma bela calça de alfaiataria

 

como-se-veste-uma-arquiteta-calca-de-alfaiataria

como se veste uma arquiteta: calça de alfaiataria

A calça de alfaiataria é como o pretinho básico: tem que ter no armário de toda arquiteta. Por isso, vale a pena investir em um modelo legal, mesmo que gaste um pouco mais do que planejava.

Esse tipo de calça combina com todos os eventos: vai bem desde uma reunião informal em um café até em eventos mais sofisticados. Lembre-se de comprar um modelo que não seja muito justo ao corpo, o que pode modificar totalmente seu formato tradicional.

2 – Abuse dos acessórios

 

como-se-veste-uma-arquiteta-acessorios

como se veste uma arquiteta: acessórios

Nada como dar uma nova cara ao look com um acessório poderoso, não é? Vestidos pretos, por exemplo, são os melhores amigos deles e funcionam muito bem para quem não sabe como se veste uma arquiteta e quer se sentir mais segura.

Abuse de pulseiras, colares e anéis para criar um visual mais despojado, porém, lembre-se sempre que menos é mais (como diria Mies van der Rohe), portanto, seja cautelosa ao escolher cada item para compor seu look.

3 – Blazer nunca é demais

 

como-se-veste-uma-arquiteta-blazer

como se veste uma arquiteta: blazer

Não tem como não enxergar o blazer como um poderoso aliado no ambiente de trabalho. Eles são básicos e, ao mesmo tempo, dão um ar profissional a qualquer look.

Existem diversos modelos que vão desde os mais acinturados até aqueles um pouco mais retos. Atente-se em optar por blazers que tenham bons caimentos e que ornem com sua silhueta.

4 – Escolha bem os sapatos

 

como-se-veste-uma-arquiteta-sapato

como se veste uma arquiteta: sapato

Uma excelente maneira de dar um novo ar ao visual é saber escolher os sapatos. Foi-se o tempo em que apenas os escarpins eram os únicos modelos mais formais.

Hoje, é possível criar belos looks com sapatos como oxford e peep toe, por exemplo. Dependendo da ocasião, as arquitetas também podem optar por sandálias mais sofisticadas, que se tornam excelentes aliadas no verão.

5 – Nada como um bom jeans!

 

como-se-veste-uma-arquiteta-jeans

como se veste uma arquiteta: jeans

Quem disse que é proibido usar jeans no ambiente de trabalho? Para combinar a peça de maneira clássica e que não fique em desacordo com o ambiente, opte por calças com cortes retos e tonalidades escuras. Outra sugestão bacana para deixar o look sofisticado, são peças com bolsos ‘’faca’’.

6 – Elegante até no verão

 

como-se-veste-uma-arquiteta-verao

como se veste uma arquiteta: verão

Mesmo com os termômetros marcando graus elevados, é possível se vestir de maneira elegante e, ao mesmo tempo, fresca.

Em dias quentes, opte por vestidos soltinhos na altura do joelho e também por camisas sem manga. As saias também são muito bem-vindas nessa estação, e formam excelentes looks com blusas leves e fluídas.

7 –  Que tal usar cores claras?

 

como-se-veste-uma-arquiteta-cor-clara

como se veste uma arquiteta: cor clara

Obviamente, cores tradicionais como preto, branco e azul marinho são sempre escolhas sem chances de dar errado, porém, que tal dar chance para outros tons no seu armário? As cores claras, por exemplo, são um toque moderno e alegram qualquer visual.

8 – Dê chance às peças estampadas

 

como-se-veste-uma-arquiteta-estampas

como se veste uma arquiteta: estampas

Outra maneira de dar um up no visual das arquitetas é usar peças estampadas para criar um contraste com as neutras.

Nesse caso, opte por modelos discretos e com cores mais sóbrias. É possível criar looks bacanas mesclando peças lisas e estampadas, deixando um ar mais alegre e, ao mesmo tempo, elegante.

9 – Truques para modernizar o look

 

como-se-veste-uma-arquiteta-moderno

como se veste uma arquiteta: moderno

Sabia que alguns truques simples de styling podem dar uma cara totalmente nova ao seu look do dia a dia?

Um dia, por exemplo, é apostar em um tailleur com camisa de gola rolê, ou, quem sabe, um lenço despojado amarrado no pescoço. Também é possível fazer sobreposição de peças ou utilizar cardigans para dar um up no visual.

10 – Mantenha suas roupas sempre em ordem

 

como-se-veste-uma-arquiteta-organizacao

como se veste uma arquiteta: organização

Não tem nada mais inconveniente do que precisar de uma roupa de última hora e ela estar toda amassada no guarda-roupa ou há semanas no cesto da lavanderia, não é mesmo?

Para evitar quaisquer imprevistos, mantenha suas roupas sempre em ordem.

Checklist: Dicas de como se veste uma arquiteta

 

  1. Invista em uma bela calça de alfaiataria
  2. Abuse dos acessórios
  3. Blazer nunca é demais
  4. Escolha bem seus sapatos
  5. Saiba usar jeans com elegância
  6. Seja elegante também no verão
  7. Usar cores claras
  8. Dê chance às peças estampadas
  9. Modernize o look
  10. Mantenha suas roupas sempre em ordem

Agora que você já sabe como se veste uma arquiteta, aprenda também tudo que uma arquiteta precisa saber para se tornar uma grande empreendedora. Baixe o infográfico: Os 6Ps do Arquiteto Empreendedor.