Conheça os Principais Desafios Enfrentados no Canteiro de Obras e Como Evitá-los

É verdade que para grande maioria das pessoas, obra é sinônimo de dor de cabeça e desperdício de tempo e dinheiro. Mas com um bom planejamento e controle da execução, é possível tornar esse processo tranquilo e prazeroso para o seu cliente.

No artigo de hoje, nós te contamos quais os principais desafios enfrentados no canteiro de obras e como você pode fazer contorna-los. Boa leitura!

Desafio 1: a obra custa mais do que o previsto

Esse é, talvez, o principal desafio enfrentado por profissionais da arquitetura e construção civil.

E isso acontece por conta de falhas no processo de criar um orçamento da obra.

Para que seja possível chegar a um valor bem próximo da realidade, é preciso que você considere algumas variáveis importantes na etapa de orçamento. São elas: lista de insumos e materiais, quantificação dos insumos e materiais, cotação dos insumos, identificação dos custos relacionados a mão de obra, possíveis custos com aluguel de equipamento.

Profissionais e clientes discutindo sobre planta de projeto

1. Profissionais e clientes discutindo sobre planta de projeto

Ao final dessa etapa, você terá um orçamento preliminar de obra. Não se esqueça de adicionar uma pequena margem de erro na hora de quantificar insumos que possuem altas taxas de desperdício, como é o caso de revestimentos e tintas.

Na hora de realizar a cotação dos insumos, certifique-se de anotar a data limite para qual as condições de preço e pagamento ainda serão válidas. Isso evita que você tenha desvios altos na sua lista final de aquisições!

Desafio 2: a obra dura mais do que o previsto

Quantas vezes a sua obra fugiu do prazo estipulado? Esse também é um dos maiores desafios enfrentados no canteiro de obras e, inclusive, é uma das causas pelas quais um projeto pode extrapolar o orçamento.

Na grande maioria das vezes, esse desafio é resultado de uma única coisa: falta de tempo dedicado na etapa de planejamento da obra.

É importante destinar tempo na hora de planejar a ordem das atividades no canteiro de obras, assim você evita imprevistos e retrabalhos, que acabam por atrasar a entrega da obra e aumentar os seus níveis de desperdício.

Tudo isso, é claro, contribui para a quebra de expectativas do cliente, o que pode refletir mal na sua reputação como profissional.

Canteiro de obras com materiais armazenados

2. Canteiro de obras com materiais armazenados

Desafio 3: alterações no projeto no meio da obra

Ainda falando sobre os projetos, outro dos principais desafios enfrentados no canteiro de obras são as mudanças no projeto depois que a execução da obra já foi iniciada.

Quantas vezes o seu cliente pediu uma mudança no meio a obra? Essa é uma realidade comum no mercado de arquitetura. Uma vez que as coisas vão tomando forma, é normal que novas ideias surjam no meio do caminho.

Cabe a você profissional explicar as consequências disso para o seu cliente. Caso essa mudança não seja uma necessidade específica de alguma compatibilização do local da obra, então é recomendado que vocês sigam o projeto sem alterações para evitar o aumento desenfreado do custo da obra e também atrasos na sua execução.

Agora, se o cliente entende as consequências dessa mudança, e está disposto a lidar com isso, então lembre-se: o cliente tem sempre razão!

Imagem de projeto 3D

3. Imagem de projeto 3D

Desafio 5: falta de compatibilização de projeto

A compatibilização de projetos é uma forma de analisar todos os projetos que fazem parte do escopo da obra (arquitetônico, estrutural, instalações, paisagismo, ar condicionado, impermeabilização, dentre outros), com a finalidade de solucionar possíveis interferências no momento de execução da obra.

Esse trabalho é fundamental para identificar possíveis imprevistos que podem surgir na etapa da execução da obra, por isso é tão importante dedicar tempo a essa etapa do planejamento.

Sendo assim, pular essa etapa do processo de obra é um dos maiores erros que um profissional da construção civil pode cometer. Isso porque, pela falta da compatibilização, o seu projeto executivo pode acabar se tornando algo impossível de ser executado.

Se você chegou até aqui, então certamente já percebeu que os principais desafios enfrentados no canteiro de obras poderiam ser evitados com um bom planejamento de obras.

Profissionais discutindo sobre solução de problemas sobre maquete

4. Profissionais discutindo sobre solução de problemas sobre maquete

As variáveis a serem consideradas para que seja possível tornar um projeto em realidade são muitas. Por isso, dedicar tempo a etapa de planejamento é fundamental para garantir o sucesso da obra e do relacionamento entre arquiteto e cliente.

Hoje em dia existem diversas ferramentas tecnológicas capazes de auxiliar o profissional tanto na etapa de planejamento, quanto na etapa de execução e controle da obra de forma prática e segura. Conheça o VEJA OBRA, e teste grátis por 30 dias.

Este artigo foi produzido pela equipe do VEJA OBRA, o software de gestão de obras desenvolvido para profissionais de sucesso.