7 ensinamentos que a série Suits traz sobre a vida e os negócios

Você já assistiu a série Suits? Pois deveria. Centrada no cotidiano de um escritório de advocacia, já foi nomeada para premiações como o TV Guide Awards e o People’s Choice Awards. Além de ser um ótimo entretenimento, a série pode te ensinar muito sobre o mundo dos negócios.

Basta observar a vida de Harvey Specter (um dos personagens principais, representado pelo autor Gabriel Macht) para descobrir lições sobre confiança em si mesmo e no seu trabalho, além de dicas sobre como lidar com as pessoas.

A seguir, listamos algumas coisas que aprendemos com a série Suits e que podem muito bem servir para você.

1 – Afirme sua personalidade

 

serie-suits-personalidade

serie suits: personalidade

Na série Suits, Harvey Specter é visto como um homem charmoso, confiante e algumas vezes arrogante. E ele não se desculpa por nenhum desses atributos.

Quando afirmamos a nossa personalidade, as pessoas tendem a aceitá-la, não importa o quanto você incomoda. Jamais veremos Harvey se preocupando com o que as pessoas acham dele. Na verdade, ele usa seus defeitos como vantagem em algumas situações. E você deveria fazer o mesmo.

Lembre-se: o mundo vê você da forma como você vê a si mesmo. Quando estamos em dúvida sobre quem queremos ser, o mundo também terá dúvidas e a brecha para suposições é enorme. Daí a tamanha importância do autoconhecimento.

2 – Aparência importa

 

serie-suits-aparencia

serie suits: aparência

Essa lição aparece logo no primeiro episódio da série Suits, quando Harvey fala: “as pessoas respondem ao modo como estamos vestidos, gostando ou não, é isso o que você tem que fazer”. E ele está coberto de razão: nós respondemos ao status, que é transmitido pela nossa vestimenta.

Lembre-se de que a primeira impressão importa MUITO e ela vem das suas roupas e outros atributos visuais.

Assim, se você deseja despertar empatia nas pessoas, por exemplo, vá no sentido contrário ao da série: utilize roupas pouco intimidantes e com texturas suaves. Se o objetivo é representar poder, aí sim você pode investir no terno.

Veja também: 3 ensinamentos de vida de Ted Mosby, de How I met your mother

3 – Cerque-se de pessoas inteligentes

 

serie-suits-inteligencia

serie suits: inteligencia

Outro ensinamento da série Suits é sobre montar uma boa equipe. Para ter sucesso empreendendo, você precisa de pessoas capazes de levar a empresa a outro patamar.

Mike Ross pode não ter um diploma de Direito, mas Harvey o contrata pois vê o quanto ele sabe sobre as leis. Pense nisso da próxima vez que for realizar uma nova contratação, ou mesmo quando for formar uma sociedade.

4 – Não deixe que as pessoas duvidem da sua capacidade

 

serie-suits-capacidade

serie suits: capacidade

Ter um negócio é lidar com falhas na rotina. Temos que tomar muitas decisões e vários riscos e nem sempre tudo vai sair perfeito. Mas se você se propôs a fazer isso, é porque tem capacidade. Nunca deixe as pessoas duvidarem disso.

Mike conseguiu um emprego em um dos maiores escritórios de Nova Iorque sem nem mesmo ter um diploma. Ele confiou apenas na genialidade e capacidade de guardar informações. Foi um risco necessário para sua carreira e, para dar certo, ele virava noites trabalhando.

O que precisou ser feito foi apenas acreditar no próprio potencial e trabalhar para que ele aflorasse, demonstrando a capacidade de encerrar casos não pelo diploma, mas realizando os processos.

Veja também: The Sims e Arquitetura: 3 lições que você precisa levar do jogo para a sua vida profissional

5 – Vença as batalhas antes de lutar

 

Mike nos ensina que é preciso estar muito preparado para tudo o que você se propõe a fazer. Na série Suits, ele demonstra o afinco em planejar cada passo antes de realizar algum processo, sem precisar que Harvey pedisse.

Por isso, antes mesmo de lutar, tenha a batalha em suas mãos. Tente presumir os cenários diferentes e tenha atitudes preparadas para cada um.

Nessa hora, é preciso deixar a insegurança de lado. Se precisar de uma ajuda nesse caso, recomendamos que você leia o Decisive, livro dos irmãos Chip e Dan Heath. Eles ensinam o leitor a dominar suas emoções para tomar melhores decisões. Também vale aprender um pouco sobre inteligência emocional, se você deseja se tornar uma pessoa mais resiliente e equilibrada emocionalmente, qualidades essenciais para o mercado.

6 – Foque na solução

 

Em uma das cenas do início da série Suits, Harvey pergunta para Mike: quais são as suas escolhas quando alguém coloca uma arma na sua cabeça?

Sem entender muito bem o sentido daquilo, ele responde: sobre o que está falando? Devo fazer o que me pedem ou atiram em mim. Harvey então retruca dizendo que a resposta estava errada e que existem cento e quarenta e seis alternativas, entre atirar com uma arma maior ou dizer que a pessoa está blefando.

Aqui, o ensinamento diz respeito ao foco na solução. Existem milhares de alternativas para um problema e cabe a você decidir qual é a melhor.

Pense nas pessoas que Walter Isaacson colocou em seu livro Inovadores. São personalidades que inovaram nas situações mais adversas, mas que focaram na solução, por mais improvável que parecesse.

É por isso que, quando falamos em empreender, é imprescindível validar sua ideia primeiro, buscando a melhor solução.

7 – No final tudo dá certo

 

serie-suits-determinacao

serie suits: determinação

Se não der, você saberá se adaptar. A série Suits nos ensina que, com os ingredientes certos, como perseverança e preparo, as coisas têm muitas chances de dar certo. Se não derem, resta se reorganizar.

Procure ter um pensamento crítico e pé no chão sobre o que está tentando fazer ou resolver. Mesmo que algo saia errado, você terá aprendizados vindos daquilo e na próxima o preparo será ainda maior.

Harvey é conhecido como o advogado que mais fecha casos em NY. Isso é porque ele é focado em ação atrás de ação, sem ficar preso ao passado ou analisando as coisas repetidamente. É o que ele diz: “Eu não tenho sonhos, tenho objetivos. Agora é hora de seguir para o próximo”.

Veja também: 5 coisas em comum que existem entre Game of Thrones e arquitetura

Aprenda com a série Suits

 

Viu só como até mesmo em séries podemos encontrar ensinamentos poderosos? Da próxima vez que for assistir algo, procure compreender as atitudes dos seres humanos representados na história. Eles com certeza têm muito a ensinar a você.

E falando nisso, você provavelmente vai gostar de ler algumas dicas de sucesso dos nossos autores prediletos!

Se quiser saber mais sobre empreendedorismo, liderança e gestão, recomendamos que você teste a plataforma do 12Minutos. Lá é possível encontrar resumos dos melhores livros sobre esses assuntos e você não precisa de mais do que alguns minutos para aprender algo novo.

Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Minutos, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks. Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!