Não sabe qual sistema de Drywall usar? Siga o passo a passo para a especificação do Drywall Knauf

A Knauf do Brasil, fabricante alemã de materiais para construção a seco e referência mundial, oferece soluções em sistemas de Drywall para tornar os seus projetos ainda mais inovadores, versáteis e seguros.

As chapas de Drywall Knauf são mais leves e com espessuras menores em relação à alvenaria. Essa leveza possibilita maior flexibilidade, ganho de área útil, aplicação mais rápida e fácil, facilidade de manutenção e acesso às instalações.

O acabamento da construção é perfeito e permite colorações e aplicações de revestimentos, além de poder ser resistente à água, fogo e possuir ótimo isolamento acústico e conforto térmico.

Para que o seu projeto seja ainda mais eficiente, é importante realizar um check-list na hora de especificar as soluções em Drywall Knauf.

Não sabe o que é drywall? Confira também 7 vantagens do Drywall Knauf que vão fazer toda a diferença no seu projeto!

Como fazer a especificação do Drywall

 

1. Identificar o tipo de sistema que será utilizado no projeto

 

  • Paredes – sistema vertical que substitui totalmente o fechamento de paredes em alvenaria convencional. Vale lembrar que todas as paredes em Drywall são orientadas a serem instaladas sempre piso/laje (idêntico à alvenaria).
especificacao-drywall-parede

especificação drywall: parede

  • Revestimentos – sistema vertical utilizado normalmente para aumentar o isolamento acústico de um sistema convencional de parede de alvenaria afim de atender às normas de desempenho ou para fechamentos de colunas ou shafts (dutos por onde passam as tubulações principais de água/esgoto e algumas vezes de eletricidade).
especificacao-drywall-revestimento

especificação drywall: revestimento

  • Tetos – sistema horizontal utilizado para fechamentos de tetos/rebaixos ou acabamentos. Muitas vezes utilizado em banheiros que possuam dutos de esgoto instalados abaixo da laje no ambiente do vizinho (piso inferior).
especificacao-drywall-teto

especificação drywall: teto

  • Forros Removíveis – sistema horizontal utilizado para facilitar o acesso ao entreforro (área livre entre a laje e o forro/chapa) utilizado principalmente pelos profissionais de manutenção.

Você já sabe o que é possível fazer em projetos de casas com drywall? Veja 5 exemplos que irão mudar a sua obra.

2. Identificar a localização do sistema em seu projeto

 

O cliente deverá analisar o sistema de acordo com a sua necessidade.

Neste caso, identificando a área a ser instalada (sujeita à umidade, área externa, seca, rota de fuga, exame radiológico etc.).

3. Identificar o desempenho esperado do sistema em seus projetos

 

O cliente deverá identificar qual o desempenho esperado desta parede (dividir ambientes, exercer proteção acústica, blindagem radiológica, resistência ao fogo etc.).

Tabela de Desempenho de cada sistema

 

Cada sistema possui sua própria tabela de desempenho, onde é informado qual a estrutura a ser utilizada juntamente com o produto de acabamento final. Ou seja, o cliente terá a possibilidade de realizar uma especificação de acordo com as suas exigências atendendo ao mesmo tempo as normas específicas da associação Drywall.

especificacao-drywall-tabela-de-desempenho

especificação drywall: tabela de desempenho

Você já conhece os sistemas de drywall da Knauf?

cta-lp-catalogos-knauf

Início da especificação – sistema parede e revestimento

 

Após a definição do tipo de sistema, localização em projeto e informações complementares (resistência ao fogo, isolamento acústico, absorção acústica etc.), o cliente deverá acessar a tabela de desempenho do sistema escolhido.

A tabela de parede/revestimento é separada por diversas colunas.

Dentre elas, a nomenclatura do sistema, espessura total entregue do sistema ao cliente, qual o perfil que devemos utilizar com a sua espessura, distância entre perfis na vertical, sua estrutura podendo ser simples ou dupla, a chapa específica e, por último, seu desempenho acústico. Levando também em consideração seu desempenho ao fogo.

Importante ressaltar que a lã mineral é um elemento adicional, contribuindo para um melhor desempenho acústico do sistema (desempenho relacionado ao isolamento acústico).

especificacao-drywall-tabela

Como especificar – princípios básicos na escolha do sistema de parede e revestimento: pé direito

 

De acordo com a nossa metodologia, a primeira informação que o cliente deverá ter em seu projeto é a medida referente ao pé direito do ambiente a ser especificado – também conhecido pela distância entre o piso e a laje ou então base e topo.

Lembrando que o sistema não deverá ser especificado até o forro (erro comum entre as especificações), sistemas como paredes em Drywall precisam estar instaladas em uma estrutura para garantir seu isolamento acústico, resistência ao fogo e também resistência mecânica.

especificacao-drywall-sistema-de-parede

especificação drywall: sistema de parede

especificacao-drywall-sistema-de-revestimento

especificação drywall: sistema de revestimento

O pé direito deverá ser identificado na tabela de desempenho do sistema escolhido para assim definirmos o sistema completo necessário para o ambiente.

especificacao-drywall-tabela-altura

especificação drywall: tabela altura

Na tabela podemos identificar duas colunas definidas como “altura máxima”. A diferença entre elas é exatamente como a sua estrutura deverá ser instalada de acordo com a altura máxima informada (sempre fixação base – topo).

Em alguns casos, encontramos projetos com informações específicas. Uma espessura de parede menor, por exemplo. Neste caso, o mais indicado é diminuir seu espaçamento entre montantes ou então, duplicá-los. Com isso, teremos uma estrutura mais rígida, garantindo todos os seus desempenhos: acústico/mecânico/ao fogo.

Como especificar – princípios básicos na escolha do sistema de parede e revestimento: acústica

 

Outro ponto importante em um projeto, é o respeito às normas vigentes em seu país.

Em alguns casos, o isolamento acústico é o principal fator decisivo na escolha de uma parede em Drywall (além de seu peso consideravelmente mais leve que uma estrutura de alvenaria convencional).

Esta escolha é devida ao seu isolamento acústico ser igual ou superior a uma alvenaria convencional, com a vantagem de ganho de área útil devido à sua espessura inferior à alvenaria convencional e também sua possibilidade de desempenho acústico maior com a adição de uma lã mineral.

especificacao-drywall-tabela-isolamento-acustico

especificação drywall: tabela isolamento acústico

Como especificar – princípios básicos na escolha do sistema de parede e revestimento: resistência do fogo

 

Na tabela também podemos encontrar a resistência ao fogo definida por sistema, utilizando a chapa ST (standard) e a RF (resistente ao fogo). A diferença entre as duas é devido a sua composição que contribui para um desempenho superior da RF em relação a ST (e também da RU).

Seu tempo de resistência ao fogo é definido a cada 30 minutos de acordo com a determinação do Corpo de Bombeiro.

especificacao-drywall-tabela-resistencia-ao-fogo

especificação drywall: tabela resistência ao fogo

Como especificar – princípios básicos na escolha do sistema de parede e revestimento

 

Passo a passo para a especificação do drywall

 

  1. Projeto em mãos
  2. Identificação dos sistemas Knauf no projeto
  3. Identificação dos desempenhos solicitados pelo cliente
  4. Identificação da altura máxima de sua estrutura. Por exemplo: 3,00m.

    especificacao-drywall-exemplo-altura

    especificação drywall: exemplo altura 3m

  5. Seguir toda a orientação através do seu pé direito caso não tenhamos mais nenhuma informação a considerar.
    especificacao-drywall-exemplo
  6. Especificação:
    W111 – 95/70 – 600 – MS (montante simples) – 1ST (chapa standard)/ 1ST (chapa standard) – LM (lã mineral).

Neste caso, estamos informando ao cliente e ao instalador que teremos uma parede com 95mm de espessura entregue, utilizando perfis de 70mm distanciados a cada 600mm, sendo todos montantes simples com fixação de uma chapa ST de um lado e outra chapa ST do outro lado da estrutura. O sistema escolhido possui tipologia W111 da Knauf do Brasil.

Caso o cliente informe que o seu projeto deverá possuir no máximo uma espessura de 75mm entregue, consideraremos a espessura da parede a segunda informação após o pé direito. Assim é necessário:

  • Identificar a altura máxima em todas as colunas oferecidas pela tabela de desempenho que atendam a espessura exigida pelo cliente:
especificacao-drywall-exemplo-altura-maxima

especificação drywall: exemplo altura máxima

  • Espessura exigida pelo cliente:
especificacao-drywall-exemplo-espessura

especificação drywall: exemplo espessura

  • Com isso teremos um sistema mais compacto com utilização de montantes duplos garantindo assim sua estabilidade:

especificacao-drywall-exemplo-escolha

W111 – 73/48 – 400 – MD (montante duplo) – 1 ST (chapa Standard)/ 1 ST (chapa Standard) – LM (lã mineral).

Está na etapa de especificação do projeto? Confira também:

Início de uma especificação – sistema de teto

 

Após identificar a localização do sistema para instalação do forro, desempenho esperado, necessidade de acesso ao entre forro dentre outros fatores. O cliente deverá acessar a tabela específica do produto escolhido e assim realizar a definição do sistema.

A tabela de teto é separada por diversas colunas.

Dentre elas a nomenclatura do sistema, tipo do forro (modelo), tipo de pendural da estrutura, estrutura a ser utilizada, seu espaçamento ao instalar no substrato, seu espaçamento ao fixar o tipo de forro na estrutura, o forro, tipo de borda e por último a utilização ou não de lã mineral para aumento de seu desempenho acústico.

especificacao-drywall-tabela-teto

Início de uma especificação – sistema de teto – considerações

 

Identificar se a área possui local para atirantamento da estrutura e sempre qual o tipo de cobertura do projeto. Alguns casos serão necessários a utilização de estrutura auxiliar na obra.

Seguindo estes passos, o seu projeto terá a instalação correta do Drywall Knauf, proporcionando o melhor acabamento e funcionalidade.

A equipe técnica Knauf está à sua disposição para tirar quaisquer dúvidas sobre os sistemas de Drywall Knauf. Entre em contato pelo telefone 0800 704 9922 ou pelo e-mail sak@knauf.com.br

banner knauf

Este texto foi escrito pela Knauf, referência mundial em sistemas de construção a seco.