6 exercícios de criatividade para você e sua equipe nunca mais sofrerem com bloqueio criativo

exercicios-de-criatividade-imaginacao

exercícios de criatividade: imaginação

Cliente conquistado, projeto encomendado, computador ligado na sua frente, folhas de croquis espalhadas por todo lado e a única coisa que você vê é uma tela branco, como a sua mente.

Tem horas que a criatividade parece que foge da gente, não é mesmo?

Se você quer resolver esse problema, para você e para sua equipe, acompanhe as 6 dicas de exercícios de criatividade que trazemos neste artigo.

Afinal, não é segredo para ninguém que quem não busca formas de se aprimorar acaba ficando para trás. Em áreas que exigem criatividade, como é o caso da arquitetura e do design de interiores, é fundamental estar sempre em contato com novas tendências e disposto a sair do óbvio.

Sabe-se também que ninguém cresce sozinho. Uma empresa não é composta por um homem só e jamais se sustentará pelo trabalho e esforço de uma única pessoa. Para garantir longevidade a um negócio, é preciso criar uma equipe apaixonada, integrada e criativamente alinhada.

Com o objetivo de ajudar o seu time a crescer ainda mais, listamos os melhores exercícios de criatividade para equipes que querem se destacar. Nada como evoluir em conjunto, não é verdade?

Sem mais, confira os 6 melhores exercícios de criatividade que selecionamos para você.

Esta faltando criatividade até para escolher uma lembrança para sua colega de profissão? Confira algumas dicas: O que dar de presente para arquiteta?

Exercícios para desenvolver a criatividade

 

Quer saber como ser uma pessoa criativa? Alguns exercícios podem ajudar bastante, dê uma olhada em nossas dicas de criatividade e chame sua equipe para participar deles com você.

1 – Criar em cima de um objeto ou espaço já existente

 

exercicios-de-criatividade-desenhar-por-cima

exercícios de criatividade: desenhar por cima

Eis um dos exercícios de criatividade mais simples, mas que pode gerar um momento de descontração e algumas ideias bem interessantes. Para fazer este exercício, fotografe espaços ou objetos de dentro ou dos arredores do seu escritório. Depois, dê a cada membro de sua equipe uma foto e uma folha de papel vegetal.

O objetivo desta atividade é criar em cima do que já existe, modificando estruturas, paisagens, formatos. Algumas coisas engraçadas podem aparecer também, mas isto é consequência. Foque em alterar o real!

2 – Transformar letras de músicas em projetos de decoração

 

exercicios-de-criatividade-musica

exercícios de criatividade: música

Sim, soa estranho. Ao mesmo tempo, não parece incrivelmente legal? Pois é: este exercício consiste em apresentar uma música a um grupo de pessoas e pedir para que elas traduzam a atmosfera e os sentimentos da letra em um projeto de decoração.

Imagine pedir para que alguém crie um projeto de decoração para um fã de “Bohemian Rhapsody”, do Queen? O céu é o limite.

Precisando se inspirar? Que tal começar com algumas frases de arquitetos que traduzem o melhor de sua arte

3 – Conexões

 

exercicios-de-criatividade-objetos

exercícios de criatividade: objetos

Alguns destes exercícios de criatividade parecem cômicos demais, mas acredite: insights podem vir de tarefas despretensiosas.

Neste exercício, que chamamos de “Conexões”, a meta é unir ideias ou conceitos muito diferentes e, a partir deles, criar algo novo.

Para completar o “jogo”, traga imagens de objetos aleatórios e peça para que a sua equipe pense em maneiras de uni-los. Um sofá e uma cama viram um sofá-cama, por exemplo, mas essa é uma possibilidade óbvia.

Quem sabe o que pode surgir do improvável? Traga luvas, chaves, chapéus, um balde e outros objetos desconexos e faça a turma criar as conexões mais bizarras e os usos mais divertidos para suas criações.

4 – Esboço coletivo

 

exercicios-de-criatividade-desenho-coletivo

exercícios de criatividade: desenho coletivo

Vocês precisam criar um projeto ousado, mas ainda não sabem para onde ir? Reúnam a equipe, façam um brainstorming e comecem um esboço coletivo.

A ideia é que cada membro da equipe desenhe um elemento e passe o papel adiante, permitindo que mais pessoas acrescentem detalhes a este “pré-projeto”.

Quando todos estiverem satisfeitos, é a hora de discutir o resultado do exercício e, se necessário, tornar a fazê-lo. A cada nova “rodada”, mais ideias são acrescentadas ao esboço.

5  – Teste e troca de ideias

 

Este é um dos exercícios de criatividade que mais gera debate, uma vez que visa questionar o caminho de um projeto a partir de perguntas específicas. Como assim?

Tenha o problema em mente ao começar a atividade. Com a equipe concentrada, comece a fazer perguntas como:

  • O que aconteceria com este projeto se em vez de um escritório, fosse uma casa?
  • O que precisaríamos fazer para adaptar este projeto a um navio?
  • Como seria esse projeto se sua localização fosse em um país onde neva o tempo todo?
  • Existe algo neste projeto que é dispensável? Por quê?
  • O que aconteceria se não pudéssemos usar vidro neste projeto?

Este método suscita novas perspectivas e permite que um grupo vá ainda mais fundo em uma discussão, faz com que a sua equipe se aproprie do conteúdo de um projeto e consiga levá-lo adiante.

Por meio do absurdo e do impossível, algumas boas ideias podem surgir. E exatamente por se inspirarem no inusitado, seu resultado é muito mais criativo e inovador.

Que tal conhecer a obra de alguns grandes criativos?

6 – Sonhar alto

 

exercicios-de-criatividade-sonhando

exercícios de criatividade: sonhando

O ponto de partida do exercício é o seguinte: peça para que as pessoas pensem em um problema real e, então, na solução mais surreal, extrema e difícil de ser concretizada. Estas soluções devem ser anotadas e depois lidas em voz alta.

Depois disso, é hora de voltar com os pés para o chão. A partir de resoluções irreais, tente resolver questões práticas. Perguntem-se: O que faz da solução sugerida impossível? O que precisaríamos mudar para que ela ganhasse vida?

Existem vários exercícios para desenvolver a criatividade de arquitetos, designers de interiores e de profissionais de criação. Estes são apenas alguns deles, mas as possibilidades são infinitas. Que tal juntar a sua equipe e colocar a mão na massa?

Criatividade não se usa só na criação de projetos, para atrair clientes também.

Se você quer saber mais sobre o assunto, visite o Viva Decora PRO Academy, um site com cursos online especificamente criados para arquitetos e designers de interiores que querem conquistar mais clientes.