Arquitetura: uma das maiores aliadas na valorização de imóveis

Muitas pessoas pensam que valorizar um imóvel em até 100% (sim, o dobro!) é tarefa difícil. Mas poucos pensam no papel da arquitetura para essa tarefa.

fatores-que-valorizam-o-imovel-a-arquitetura-e-uma-delas

fatores que valorizam o imóvel: a arquitetura é uma delas

O simples fato de pensar em contratar um projeto de arquitetura pode ser uma ótima ideia. Mesmo que o proprietário não esteja pensando em vender a propriedade, os benefícios de modificá-la por meio da arquitetura também refletem no valor do aluguel. A diferença de morar em uma casa modificada pelas mãos de um profissional é sentida de diversas formas: na primeira impressão, na qualidade de vida e na comodidade do lar.

Ainda assim, muitas pessoas veem essa medida como um gasto, não como um investimento. Para ajudar você a convencer o proprietário de que um projeto de arquitetura valoriza o apartamento ou a casa para alugar, preparamos esse post com os principais benefícios dessa intervenção.

Quer saber tudo o que um bom projeto arquitetônico pode fazer por um imóvel? Confira agora!

  • Que tipos de imóveis podem receber um projeto de arquitetura?

 

fatores-que-valorizam-o-imovel-casa

fatores que valorizam o imóvel: casa

 

A resposta para essa pergunta não poderia ser melhor: todos! Qualquer tipo de propriedade pode ser modificada pelas mãos de um arquiteto. Pode ser uma casa, um edifício, uma sala comercial e até uma quitinete.

Em São Paulo, por exemplo, há uma forte tendência de quitinetes de luxo planejadas por arquitetos.

São as chamadas quitinetes de luxo. Para ter uma ideia, um imóvel de 28 metros quadrados pode custar mais de R$ 500 mil. É o preço de um apartamento de dois quartos no sofisticado bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, e que tem um dos valores mais caros do país por causa dos diversos fatores que valorizam o imóvel.

Mas esses espaços não se limitam à maior metrópole do país. Existem apartamentos para alugar em Curitiba, por exemplo, que também receberam os serviços de arquitetos e tiveram seus valores multiplicados!

Por isso, independentemente do tipo do imóvel do seu cliente, é possível que ele mude a precificação do imóvel de qualquer metragem. Basta contratar os serviços certos.

  • Quais os motivos para contratar uma empresa de arquitetura?

 

Para que você convença seu cliente a contratar um projeto de arquitetura antes de locar o imóvel, é preciso que você também entenda o que faz dessa uma boa ideia.

Um arquiteto é um profissional capacitado para adequar os espaços a diversas atividades. É um serviço que pode modificar muito além da estética, ou seja, ele une beleza, design, funcionalidade e modernidade.

Além de o espaço ficar mais agradável aos olhos, um arquiteto preparado otimiza o uso dos espaços da casa, planeja a melhor iluminação, cuida da harmonização das cores, aplica os conceitos de paisagismo e adapta a propriedade para receber o som e o calor de acordo com cada região.

Em resumo, um espaço planejado por um arquiteto fica bonito, funcional e muito mais agradável de se estar.

  • Qual o valor desses serviços?

 

O valor de um projeto arquitetônico depende muito das exigências do proprietário. No entanto, em linhas gerais, ele pode custar de 6% a 15% do valor total da construção.

Pode parecer um investimento grande. Entretanto, no caso de um imóvel disponível para locação, esse valor pode ser recuperado em menos de um ano. Além disso, o proprietário continua dono do imóvel, ou seja, se quiser, também poderá usufruir desses benefícios no futuro.

Na fase das obras, o projeto de arquitetura pode auxiliar no custo e no tempo de finalização da construção. Isso acontece porque, sem esse profissional, há materiais desperdiçados e refação das atividades da equipe responsável pela obra.

Se seu cliente contrata um projeto feito por profissionais preparados, ele pode compensar esses gastos com outros benefícios.

  • Quais os benefícios do projeto de arquitetura na valorização do imóvel?

 

Agora chegou a hora de você lançar mão do seu poder de persuasão e fazer seu cliente entender que, de fato, o projeto arquitetônico pode ser um dos fatores que valorizam o imóvel na hora da locação. Confira as principais vantagens!

Otimização do espaço

 

fatores-que-valorizam-o-imovel-casa-pequena

fatores que valorizam o imóvel: casa pequena

Um projeto arquitetônico bem elaborado pode garantir um ambiente bonito, funcional e de fácil circulação. Essa última vantagem, inclusive, é muito importante em tempos em que os imóveis estão cada vez menores.

Por isso, mostre ao proprietário do imóvel que esse investimento vai garantir o melhor aproveitamento do espaço, indicando as reformas certas e fazendo com que os ambientes possam parecer maiores.

Além de poder indicar ao proprietário as mudanças que podem ser feitas em favor do espaço, o arquiteto pode inserir os benefícios do paisagismo, deixando a casa ou o apartamento ainda mais agradável.

Para que você tenha ideia, um projeto arquitetônico de qualidade pode transformar um apartamento de 30 metros quadrados com um quarto em um espaço com suíte, escritório e churrasqueira. Tudo depende dos anseios do cliente e do que ele quer incluir.

Esse benefício também pode ser feito em uma casa ainda em fase de projeto. O arquiteto aproveita o terreno da melhor forma, sem se esquecer de espaços como garagem e quintal.

Beleza nos espaços

 

fatores-que-valorizam-o-imovel-ambientes-belos-e-aconchegantes

fatores que valorizam o imóvel: ambientes belos e aconchegantes

Um profissional de arquitetura sabe como poucos como deixar o imóvel mais bonito, além de confortável.

Além de cuidar da parte interna, ele também é capacitado para modificar a parte externa de uma casa. Isso é possível por meio de iluminação correta e boa distribuição de espaços e objetos.

Outro benefício é que esse profissional conhece todos os tipos de materiais e texturas disponíveis no mercado. Isso é importante para conseguir unir beleza ao orçamento do cliente, sem parecer que foi feita economia na hora do planejamento do imóvel.

Tudo isso é feito de forma harmônica, respeitando a metragem e o gosto do cliente. Isso é essencial para quem prima por um espaço sofisticado, convidativo e aconchegante.

Soluções para os principais problemas

 

Sabe aquelas dúvidas a respeito do melhor local para o encanamento e sobre como deve ser a parte elétrica e de iluminação do imóvel? O projeto arquitetônico resolve.

Como uma das funções do arquiteto é a harmonia e a funcionalidade dos ambientes, esse profissional pode dizer o que fica mais harmônico e também o que pode ser mais econômico para o proprietário.

Além disso, ele pode indicar a distribuição correta dos móveis com base na posição do sol. Esse não é um mero detalhe; é uma solução que, além de qualidade de vida, proporciona economia em energia elétrica.

O melhor disso é que nada no dia a dia de um arquiteto é feito no improviso. Com o planejamento e o projeto certos, o proprietário visualiza o que o profissional tem em mente e argumenta de acordo com as suas necessidades. Assim fica mais fácil confiar no trabalho e entender, de fato, como o imóvel vai ficar.

Viu como é fácil mostrar aos proprietários de imóveis para alugar que um projeto de arquitetura é necessário? Além de deixar o imóvel mais bonito, ele pode aumentar seu rendimento passivo e gerar lucros em caso de revenda.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a outras pessoas a importância de um serviço profissional de arquitetura!