Estimule sua criatividade com os 15 melhores perfis de Instagram de arquitetura

Os apps mobile estão tornando a vida das pessoas bem mais fácil – e também bem mais divertida.

Para arquitetos e designers, por exemplo, quando se trata de buscar inspirações ou aumentar o repertório de referências, uma das melhores opções é o Instagram.

Essa rede social é, simplesmente, a mais perfeita para registrar e compartilhar os detalhes de tudo que há ao redor do globo, incluindo os espaços construídos.

E é exatamente por isso que podemos encontrar nela tantas contas de fotógrafos especializados em arquitetura, assim como escritórios, estúdios e revistas do ramo. Portanto, é fácil encontrar por lá profissionais como Iwan Baan e Norman Foster.

Esses não são os únicos nomes em destaque na plataforma. Também há amadores que postam muita coisa interessante em suas galerias de fotos. Eles têm certo olhar apurado e por isso conseguem registrar, com criatividade, os mais variados estilos e formas de arte.

Através de suas lentes, são capazes de flagrar detalhes especiais de edifícios antigos, prédios novos e áreas verdes. É mesmo de encher os olhos!

A internet reserva muito mais do que que redes sociais. Que tal se capacitar? Confira: Os 10 melhores cursos de marketing digital do mercado com opções para todos os bolsos.

Sobre o Instagram

 

O Instagram é um aplicativo móvel que faz muito sucesso entre os amantes da arquitetura, design de interiores, decoração e afins. Atualmente, ele tem quase um bilhão de usuários cadastrados e cerca de quinhentos milhões de acessos diários. Mas ele não resume só em postagens de imagens e vídeos curtos. Com seus novos recursos incluídos, já desbancou muitos concorrentes, incluindo o Snapchat.

No mercado global, sua força tomou grandes proporções e atraiu o interesse do Facebook. – que o comprou por um bilhão de dólares em 2012.

Em média, o Instagram tem 95 milhões de novas postagens todos os dias. Isso significa que as pessoas têm também mais oportunidades de visualizar os projetos arquitetônicos e as propostas de design de interiores realizadas pelo mundo.

Não só profissionais autônomos e empresas de projeto e execução de obras fazem publicações no Instagram, mas grandes nomes da indústria editorial também.

Sites como Design Boom, Architectural Digest, Archello e Galeria de Arquitetura atraem seguidores com seus feeds.

E não poderia ficar de fora desta lista a página da Viva Decora. Ela já tem 128 mil seguidores e muita história para contar. Acesse e siga!

instagram-arquitetura-instagram-viva-decora

Instagram Viva Decora

Instagram de arquitetura: perfis que se destacam

 

A seguir, estão 15 dos melhores perfis de Instagram de arquitetura e design.

Em comum, todos mostram as “texturas do mundo”, ou seja, os detalhes das obras mais maravilhosas que o ser humano já criou e como ele as habita e transforma.

Não deixe de conferir também: 20 sites úteis para arquitetos que querem agilidade e qualidade em seus projetos

1- socialistmodernism

 

A ‘socialistmodernism’ já se autoapresenta como uma plataforma que pretende coletar e fornecer informações. Na verdade, é uma iniciativa de uma organização europeia sem fins lucrativos chamada Bacu.

Ela visa promover atividades de conservação e reabilitação em contextos urbanos e culturais. Por isso, suas publicações destacam edifícios mais antigos e até sem manutenção.

instagram-arquitetura-socialistmodernism

Instagram de Arquitetura: @socialistmodernism

2 – nukeproofsuit

 

A conta ‘nukeproofsuit’ apresenta fotos conceituais de arquitetura. Suas publicações destacam desde obras já concluídas até aquelas ainda em construção. Dá para ver imagens refletindo sobre a repetição, o movimento ou a suavidade artística. E também sobre o colorido versus a opacidade; a visão do observador versus a visão por drone; e mais.

instagram-arquitetura-nukeproofsuit

Instagram de Arquitetura: @nukeproofsuit

3 – symmetricalmonsters

 

A ‘symetricalmonsters’, ou SM, é uma espécie de galeria virtual. Ela ajuda a divulgar, na internet, o trabalho de vários artistas, incluindo arquitetos e designers.

Suas imagens no Instagram exploram os ângulos mais incomuns das obras, como a visão superior – provavelmente registrada por meio de drones. Também existem fotos no chão, no nível do solo e, quase sempre, colocando no centro da imagem o ponto de fuga principal.

instagram-arquitetura-symmetricalmonsters

Instagram de Arquitetura: @symmetricalmonsters

4 – barcelonafacades

 

A ‘stoptheroc’ e a ‘barcelonafacades’ são contas no Instagram que pertencem ao mesmo fotógrafo, o espanhol Roc Isern. Seu objetivo como artista é capturar as belas formas geométricas e padrões dos edifícios de Barcelona. E ele consegue, pois, dificilmente, num primeiro olhar, uma pessoa identificaria cenários tão diferentes em uma mesma cidade.

instagram-arquitetura-stoptheroc

Instagram de Arquitetura: @barcelonafacades

5 – kingymak

 

Kevin Mak, dono da conta ‘kingymak’, é um arquiteto e urbanista. Ele conta, através do Instagram, um pouco sobre sua rotina em Hong Kong. Também apresenta os registros das viagens que já fez – como para Copenhagen, na Dinamarca. Pelas imagens, percebe-se que é bem a visão de um pequeno e humilde observador tentando entender a complexidade e o caos das grandes cidades.

instagram-arquitetura-kingymak

Instagram de Arquitetura: @kingymak

6 – jesusgranada

 

Jesus Granada é um profissional espanhol especializado em fotografia de arquitetura. Obviamente, por sua experiência, ele consegue valorizar ainda mais as construções através das lentes. Um detalhe especial das suas imagens é a questão da escala, sempre marcada pela figura humana, por animais ou por outro elemento natural proporcionalmente conhecido, como as árvores.

instagram-arquitetura-jesusgranada

Instagram de Arquitetura: @jesusgranada

Quer tirar boas fotos também? Veja nossas dicas de fotografia de interiores para bombar nas redes sociais!

7 – ikergil

 

Iker Gil é arquiteto, urbanista e diretor do MAS Studio – empresa conhecida por vários projetos, incluindo algumas unidades que fez para o Marina City, em Chicago. Suas imagens publicadas no Instagram são marcadas pelos contrastes. São exemplos: linhas curvas e retas, volumes que apontam para cima ou para baixo, projetos coloridos ou monocromáticos e marcados por cheios ou vazios.

instagram-arquitetura-ikergil

Instagram de Arquitetura: @ikergil

8 – mattscutt

 

Matt Scutt é o diretor de um estúdio criativo localizado em Londres, Inglaterra. Suas publicações no Instagram são extremamente belas. Todas as imagens mostram lindas paisagens, a maioria das cidades mais famosas do mundo. Construções conhecidas, como a Torre Eiffel e o Big Bang, ganham destaque através das cores saturadas, principalmente em primeiro ou segundo plano.

instagram-arquitetura-mattscutt

Instagram de Arquitetura: @mattscutt

9 – franparente

 

Fran Parente é um fotógrafo brasileiro que trabalha com fotos de arquitetura, design de interiores, gastronomia e mais. Em sua conta no Instagram, ele apresenta um comparativo entre as obras construídas pelo homem e a natureza divina. Isso fica ainda mais evidente em imagens – provavelmente fruto de suas viagens – como do Central Park, em Nova York, e do Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro.

instagram-arquitetura-franparente

Instagram de Arquitetura: @franparente

10 – dmeek

 

Nenhuma outra conta no Instagram, destacada nesta lista, compara-se a do artista Demon Meek. Em seu portfólio na internet estão fotos de modelos, esportistas, produtos e outros. Mas, nas redes sociais, ele procurou dar ênfase nas paisagens construídas. Seus registros fazem uma bela comparação – quase que na mesma escala – de prédios que teriam a mesma função, mas estilos diferentes.

instagram-arquitetura-dmeek

Instagram de Arquitetura: @dmeek

11 – le_blanc

 

A ‘Le Blanc’ pertence ao fotógrafo e colunista da revista de arquitetura Architectural Digest na Alemanha, Sebastian Weiss. Suas publicações, assim como de outras contas destacadas nessa lista, são bastante suaves e delicadas. Ele tem um jeito especial de observar a arquitetura. De uma distância maior, Sebastian Weiss consegue perceber os detalhes mais significativos do conjunto, como um simples rasgo de janela.

instagram-arquitetura-le-blanc

Instagram de Arquitetura: @le_blanc

12 – johfot

 

A conta intitulada como ‘johfot’ no Instagram pertence a uma empresa de engenharia civil chamada JT RAW Studio AB. Suas publicações são quase sempre sobre arquitetura e provocam o observador destacando os detalhes mais “agressivos” das obras construídas. São exemplos jogos de volumes, balanços de lajes, ondulações e dobras de coberturas, desencontros de escadas e panos curvos em vidro.

instagram-arquitetura-johfot

Instagram de Arquitetura: @johfot

13 – etna_11

 

A conta ‘Etna 11’ pertence à fotógrafa Jeanette Hägglund. Essa profissional é especialista em tirar retratos de moda e de produtos. Mas ela também tem se dedicado a registrar a arquitetura – e com um toque pessoal.

Em sua conta no Instagram, existem várias publicações mostrando a beleza dos espaços construídos. E, por sua preferência, a maioria das imagens têm detalhes em cores primárias.

instagram-arquitetura-etna-11-cortado

Instagram de Arquitetura: @etna_11

14 – cm.images

 

A ‘cm.images’ pertence a uma talentosa artista belga chamada Christina. Sua conta no Instagram é caracterizada pela leveza.

Suas fotografias são muito harmônicas. Todas apresentam cores neutras e linhas suaves. Elas destacam detalhes especiais de obras modernas e contemporâneas projetadas e construídas por artistas e matérias-primas diferentes. Impressiona como ela diz tanto sem expressar qualquer palavra escrita!

instagram-arquitetura-cm-images-cortado

Instagram de Arquitetura: @cm.images

15 – macenzo

 

A conta ‘macenzo’ pertence a um fotógrafo chamado Dirk Bakker. Ele é holandês e tem milhares de seguidores na internet. Também é um dos membros da ‘See My City’, uma iniciativa de marketing que promove cidades através de imagens registradas por dispositivos móveis e pela mídia social. No Instagram, Dirk costuma publicar fotos de detalhes de edifícios, suas fachadas e interiores, enfatizando sempre a repetição.

instagram-arquitetura-macenzo

Instagram de Arquitetura: @macenzo

E você, quando vai criar seu perfil no instagram ou fazê-lo bombar? Veja algumas dicas de nosso blog:

Quer tornar-se um especialista em redes sociais e dar um UP na sua carreira? Confira nosso curso online voltado para arquitetos e designers de interiores:

Gestão de Midias Sociais

Este post foi escrito pela Duratex, a maior produtora de painéis de madeira industrializada do Hemisfério Sul.