Cuidados na obra: 11 pontos de atenção na hora da instalação dos produtos para o banheiro

Quem nunca viveu um pesadelo na hora da instalação de louças, metais e acessórios de banheiro? Se você é arquiteto ou designer de interiores, provavelmente já passou alguma vez por essa situação: tudo estava indo bem até que, no momento da instalação, você recebe um telefonema diretamente da obra comunicando a ocorrência de algum imprevisto…

Essa situação (apesar de nada agradável) pode ser mais comum do que se pensa, e é possível se precaver por meio de alguns cuidados, que serão apresentados a seguir em 11 pontos de atenção.

1 – Instalando cubas e lavatórios: verificar alinhamentos dos eixos

Um dos problemas mais frequentes no momento da instalação de cubas e lavatórios no banheiro é o desalinhamento entre o eixo de saída da cuba (que geralmente está localizado no centro da cuba) e o ponto de esgoto executado na obra. Apesar das medidas estarem previstas em projeto, podem ocorrer divergências no executado na obra, devido a algum impedimento encontrado no percurso da construção ou mesmo por erros de execução.

instalar-cuba-do-banheiro

cuidados ao instalar cuba do banheiro

Para evitar essa situação, aconselha-se que sempre antes da instalação das cubas e lavatórios seja realizada a verificação in loco da posição dos pontos hidráulicos executados. A partir da conferência, pode-se então liberar a instalação das louças ou mesmo readequar o projeto à situação existente.

Em casos em que o projeto não possa ser alterado, o deslocamento dos eixos impedirá que você utilize um sifão fixo. Recomenda-se então o uso do sifão flexível, que conseguirá fazer o desvio necessário. Se o sifão for aparente, sugere-se o uso do sifão cromado, esteticamente mais interessante.

instalar-cuba-do-banheiro-cuba-de-sobrepor-e-sifao-cromado-fixo

cuidados ao instalar cuba do banheiro: cuba de sobrepor e sifão cromado fixo

instalar-cuba-do-banheiro-cuba-com-sifao-cromado-flexivel

cuidados ao instalar cuba do banheiro: cuba com sifão cromado flexível

Veja também: Nicho de Porcelanato – Confira Como Fazer + 17 Exemplos Elegantes

2 – Altura da cuba e lavatório do banheiro

 

Outro ponto de atenção na instalação de cubas e lavatórios é a altura em que serão posicionados esses elementos. Recomenda-se, em geral, a altura de 85cm a 90cm entre a cuba e o piso. Essas medidas referem-se à altura final do topo da cuba, ou seja, se o modelo da cuba for de apoio, a bancada deve estar posicionada mais abaixo, para que a altura final do conjunto cuba+bancada seja 90cm.

altura-cuba-banheiro-de-embutir-e-de-apoio

altura cuba banheiro: altura recomendada para instalação das cubas para os modelos de embutir, à esquerda, e de apoio, à direita

É importante lembrar que essas dimensões podem variar de acordo com a estatura das pessoas que utilizarão o banheiro. A altura ideal é sempre aquela que é confortável e ergonomicamente eficiente ao usuário.

3 – Instalando o vaso sanitário: preste atenção na distância do vaso da parede

 

Atenção na instalação do vaso sanitário: em modelos com caixa acoplada, é necessária uma distância mínima entre o ponto de esgoto e a saída do vaso.

Por padrão, o ponto de esgoto deve ficar a 30cm da parede acabada e executado com tubo de Ø100mm. Já o ponto de água deve ser locado a 20cm do piso acabado e a 15cm do lado esquerdo do centro da bacia. Além disso, o ponto de esgoto deve estar rente ao piso acabado ou com no máximo 10mm sobressalente.

distancia-do-vaso-da-parede

distância do vaso da parede: dimensões apropriadas para execução da tubulação de esgoto para instalação de vaso sanitário com caixa acoplada

4 – Válvula de descarga

 

Se o local de instalação é um edifício de mais de três andares, há uma diferenciação entre as válvulas de descarga: para os últimos andares são usadas válvulas de baixa pressão e para os primeiros andares, válvulas de alta pressão. Normalmente, estas últimas são recomendadas quando a coluna de água é superior a quarenta metros.

A pressão também é muito importante na hora de escolher um chuveiro para o banheiro.

5 – Escolhendo os metais do banheiro

 

Procure especificar todos os metais sanitários de uma mesma linha e fabricante (misturadores, torneiras, válvulas de descarga, reguladores, entre outros). As marcas costumam oferecer a linha completa, garantindo assim uma mesma linguagem de desenho e acabamento para todas as peças.

Isso proporciona maior uniformidade e coesão no projeto, evitando diferenças de tom e estilo.

6 – Furando paredes para instalação do kit banheiro

 

Outra situação bastante comum em obra é o rompimento de canos durante a perfuração da parede para instalação de acessórios e metais de banheiro. Isso ocorre basicamente porque a furação não foi planejada.

Em primeiro lugar, antes de sair furando, deve-se analisar o projeto hidráulico da edificação, que apontará o caminho da tubulação. Caso o imóvel seja relativamente recente, o proprietário do imóvel pode ter esse documento junto ao manual que recebeu da construtora ou do condomínio.

Outra alternativa é consultar o síndico do prédio ou a própria construtora do imóvel.

esquema-de-tubulacao-banheiro

esquema de tubulação banheiro: esquema exemplificando as passagens de tubulação hidráulica em um banheiro

Em caso de projetos hidráulicos indisponíveis (imóveis antigos, por exemplo) a dica é procurar furar sempre fora dos eixos onde estão os registros, pois esse é um local onde seguramente está passando tubulação.

Outra dica é que os furos sejam feitos na parte do rejunte dos azulejos, deve-se evitar furar a superfície do revestimento por se tratar de um material rígido e quebradiço.

7 – Se não for possível furar paredes para instalar os produtos para banheiro

 

Podem haver situações em que não é possível furar a parede, por questões de obra ou mesmo preferências pessoais do cliente.

Nesse caso, sugere-se utilizar acessórios de bancada ou de piso, que funcionam como suportes independentes. Além disso, outras alternativas podem ser utilizadas como as ventosas ou outro tipo de fixadores e cola com câmara, que tem boa fixação e não deixa resíduos quando removida.

kit-banheiro-porta-papel-higienico-de-piso

kit banheiro: porta papel higiênico de piso

8 – Altura de instalação dos acessórios no banheiro

 

Para maior funcionalidade e conforto no banheiro, é fundamental que os metais e acessórios sejam instalados em alturas e posições adequadas.

Toalheiros grandes devem ser instalados na altura de 1,50m a 1,80m do piso e o mais próximo possível do box. No caso de um banheiro utilizado por duas pessoas, recomenda-se a instalação de dois toalheiros ou um único de tamanho suficiente para acomodar duas toalhas.

Já os toalheiros pequenos devem estar localizados próximos à bancada, instalados a uma altura média de 30cm do tampo.

A ducha higiênica pode ser instalada a uma altura entre 0,70m e 1m do piso. É importante analisar em que parede ela será instalada, pois deve existir um espaço confortável para o manuseio da mesma.

Da mesma, forma a papeleira deve estar ao alcance do braço e próxima ao vaso sanitário. A altura recomendada para a instalação desse acessório varia entre 0,50m a 0,60m do piso.

Ressalta-se que essas dimensões podem variar em casos de particularidades do cliente, como por exemplo, preferências pessoais, altura diferenciada, entre outros.

altura-instalacao-acessorios-banheiro

altura instalação acessórios banheiro: esquema com alturas adequadas para instalação de acessórios de banheiro

9 – Pressão d’água

 

instalacao-de-produtos-para-banheiro-pressao-da-agua

instalação de produtos para banheiro: pressão d’água

Sempre verifique se os metais escolhidos suportam a pressão d’água existente na obra. Essa informação é encontrada nos manuais técnicos dos produtos. A maioria dos aparelhos (chuveiros, misturados e torneiras) é desenvolvida para suportar diferentes tipos de pressão em colunas de dois até quarenta metros.

Se a torneira for instalada e o resultado quando testada for um desagradável jato que espirrou água para todos os lados, trata-se da pressão d’água que está muito forte. Para diminuir a pressão, podem ser instalados em torneiras e chuveiros reguladores de pressão, que são como válvulas que regulam a passagem de água.

10 – Cuidados com segurança!

 

Evite instalar acessórios como toalheiros, por exemplo, em locais onde possam ser utilizados ocasionalmente como barra de apoio. Por não terem sido desenvolvidos para esse fim, os produtos podem não resistir ao peso, ocasionando eventuais acidentes.

Além disso, a localização de todos os acessórios não deve impedir nem comprometer a circulação no banheiro.

11 – Escolhendo a marca

 

Apostar em marcas confiáveis e que tenham credibilidade no mercado é o primeiro passo para evitar maiores complicações a longo prazo. Além do design, os produtos de banheiro devem apresentar eficiência e durabilidade.

Não esqueça de verificar a garantia dos produtos e se estão em conformidade com as normas técnicas de segurança.

Com essas dicas, espera-se que muitas situações de surpresa durante a instalação dos produtos de banheiro sejam minimizadas ou mesmo evitadas. Boa sorte e bons projetos!

Gostou? Deixe seu projeto melhor ainda e aprenda a fazer a iluminação ideal para banheiro.

Comentários

Não há comentários em "Cuidados na obra: 11 pontos de atenção na hora da instalação dos produtos para o banheiro"