Os 10 melhores livros para arquitetos que não são de arquitetura, mas que todo arquiteto deveria ler

Todo profissional, seja qual for a área, precisa de leitura. Existem alguns livros que todos precisam ler. Mas para quem está na indústria criativa, a necessidade é ainda mais crítica.

Na faculdade de Arquitetura ou de Interiores, você provavelmente leu obras de vários autores clássicos, de Filosofia, Psicologia, Antropologia e outros. Muitos devem ter sido voltados para a arquitetura em si, provavelmente os melhores livros para arquitetos.

Mas para se dar bem no mercado, é preciso mais do que isso. Selecionamos 10 publicações que não são sobre arquitetura, mas são livros que todo arquiteto deve ler. Com eles, você vai aprender sobre História, Gestão, Marketing, Psicologia, Inspiração e Economia.

Os 10 melhores livros para arquitetos empreendedores

 

Existem livros, como dissemos, que toda pessoa deve ler. Muitos deles estão nesta lista, mas nem todos. Agora, mesmo que você não seja ainda um arquiteto ou designer de interiores formado, aqui vai a dica: com certeza a relação abaixo contém livros que todo estudante de arquitetura deve ler. E o mesmo vale para os designer de interiores.

1- História: Tudo sobre a casa – Anatxu Zabalbeascoa

 

livros para arquitetos

Livros para arquitetos – Tudo sobre a casa

 

Este livro aborda de forma bem específica a evolução dos padrões estruturais que andam em torno da casa.É uma obra multidisciplinar que observa não só os fatores físicos de uma casa, mas também os hábitos domésticos e a influência da sociedade na forma como vivemos.

Anatxu Zabalbeascoa não escreveu um livro teórico, mas o romance diz muito sobre a forma como vivemos antes e agora. A narrativa gira em torno de seis espaços de uma casa: banheiro, cozinha, dormitório, jardim, sala e sala de jantar.

Vale a pena para quem quer uma imersão na vida em sociedade e ganhar consistência no próprio trabalho.

Tudo sobre a casa

 

2- Gestão: Rápido e Devagar – Daniel Kahneman

 

livros para arquitetos

Livros para arquitetos – Rápido e devagar

 

Daniel criou um conceito que define as formas como pensamos no nosso dia a dia. Um é rápido, baseado muito no nosso instinto. O outro é devagar, mais definido pela lógica.

Sua teoria ajuda o leitor a ter uma boa noção de como lidar com grandes ou pequenos projetos. A intenção é saber como nós mesmos respondemos às coisas para então tomar decisões mais assertivas.

Veja também: Círculo Dourado: Como grandes líderes e empresas inspiram as pessoas

O livro é essencial tanto para quem é gestor quanto colaborador. Qualquer pessoa que esteja no mercado precisa tomar decisões e entender como a mente funciona nessas situações é uma boa forma de se preparar.

Rápido e Devagar

 

3- Marketing: A Arte da Negociação – Michael Wheeler

 

livros para arquitetos

Livros para arquitetos – A arte da negociação

 

Outro livro que não poderia estar de fora de nossa lista dos melhores livros para arquitetos. Afinal, negociar é necessário em todas as profissões e na arquitetura não é diferente. Na verdade, em todas as situações da vida vai existir um momento em que saber negociar faz toda a diferença.

Para arquitetos, não é apenas uma questão de saber vender projetos. Vale também para quem trabalha em um escritório, por exemplo, e precisa saber negociar promoções, negociar com fornecedores etc.

Veja também: Descubra incríveis técnicas de negociação e vendas para arquitetos

No livro, você vai saber os conceitos essenciais dessa arte. Uma ideia interessante é a de que mapas não servem só para você saber onde está indo, mas para te dar confiança para negociar. Quer saber mais? Não deixe de ler.

A Arte da Negociação

 

4- Psicologia: Atenção Plena (Mindfulness) – Mark Williams

 

livros para arquitetos

Livros para arquitetos – Atenção plena

 

Este titulo é um daqueles que também deve estar na relação de livros que todos precisam ler. Trabalhar a meditação mindful (atenção plena) é aplicar técnicas que ensinam como prestar atenção a tudo o que você faz para estar totalmente imerso na atividade do momento sem pensar a outras coisas.

Quanto mais você evolui nesse método, mais fica atento aos detalhes de tudo o que faz. Para um projeto de arquitetura, essa característica é fundamental.

Além disso, você aprende a manter a calma diante de grandes projetos que podem dar ansiedade e fazer você perder a produtividade. O livro ensina vários exercícios e quais são seus princípios.

Você pode e deve aplicar em tudo na vida, das suas refeições ao trabalho.

Atenção Plena (Mindfulness)

 

5- Inspiração: Roube como um artista – Austin Kleon

 

livros para arquitetos

Livros para arquitetos – Roube como um artista

 

Esta obra fala sobre a máxima de que “nada é criado, tudo é copiado”. Austin explica porque copiar seus artistas favoritos é algo vantajoso e ético – na verdade, parte do universo do mercado criativo.

Ele fala que não é necessário ter ideias exatamente originais. Você pode combinar ideias que já existem e criar algo novo para se livrar do medo da página branca, que te impede de começar tudo.

Ele também discute o uso da escrita para trabalhar as ideias criativas: escreva sobre o que você gosta, o máximo que conseguir. Ficou intrigado? Não deixe de ler.

Roube como um artista

 

6- Empreendedorismo: Business Model Generation – Yvez Pigneur & Alexander Osterwalder

 

livros-para-arquitetos-business-model-canvas

livros para arquitetos: business model canvas

Nem todo arquiteto vai abrir seu próprio negócio, mas para aqueles que desejam se aventurar no empreendedorismo, saber criar um modelo de negócios é essencial.

O livro ensina a metodologia mais eficiente para isso, o Business Model Canvas. Para ter um negócio que prospere no mercado de hoje, não basta que ele seja sólido, também precisa ser inovador.

Quer empreender? Confira como montar um escritório de design de interiores

Business Model Generation

 

Veja também: Como abrir um escritório de arquitetura usando o CANVAS e manter aberto por bastante tempo

Você vai aprender a destacar os seus diferenciais como profissional e como ideia de negócio para prosperar no mercado. Se quer dar o primeiro passo e não sabe como, esta é a chave. Não se esqueça de montar um plano de marketing!

 

7- Economia: Freakonomics – Stephen J. Dubner

 

livros para arquitetos

Livros para arquitetos – Freakonomics

 

Este livro oferece uma perspectiva totalmente inovadora sobre o mercado, a economia dos países e a forma como as pessoas pensam e agem.

Ter um entendimento profundo desses tópicos faz de qualquer pessoa um profissional mais completo. É ótimo para quem quer entender mais sobre política, antropologia, psicologia e tudo mais que ronda o ser humano, com ideias que não foram ensinadas na escola.

O autor, em parceria com outro jornalista (Steven Levitt), apresentam seus pontos de vista de forma bastante irônica, o que torna a leitura ainda mais divertida.

Freakonomics

 

8- Como fazer amigos e influenciar pessoas

 

livros para arquitetos

Livros para arquitetos: como fazer amigos e influenciar pessoas

Um dos mais famosos livros sobre persuasão de todos os tempos, foi escrito em 1936, mas seu sucesso foi tão estrondoso (já vendeu mais de 30 milhões de exemplares) que o livro que ensina a arte de influenciar pessoas acabou fazendo com que seu autor, Dale Carnegie, criasse um instituto para treinamento de vendedores, que existe até hoje.

O livro se baseia em um a série de princípios e regras de fácil aplicação diária e que, com certeza, podem ser usados em seu dia a dia profissional, durante negociações e apresentações de vendas.

Como fazer amigos e influenciar pessoas

 

9- Steve Jobs – A biografia

 

livros para arquitetos

Livros para arquitetos: Steve Jobs

A vida de um dos mais famosos empresários da história recente é narrada com base em centenas de entrevistas com amigos, familiares e concorrentes, além de 40 entrevistas com o próprio Steve Jobs.

Exatamente por esta característica de depoimentos, o livro é excelente para quem quer conhecer a verdade por trás do mito Steve Jobs e descobrir as reais histórias sobre como lidava com as pessoas, sua carreira e a maneira como ajudou a construir empresas de sucesso como Apple e Pixar.

Steve Jobs – A biografia

 

10- Nocaute – como contar sua história no disputado ringue das redes sociais

 

livros para arquitetos

livros para arquitetos: Nocaute

O campo de luta é amplo e concorrido: a internet e as mídias sociais. E alguém que tem mais de 1 milhão de seguidores no Twitter, como Gary Vaynerchuk, está mais do que capacitado a ensinar como se dar bem para vencer essa luta.

Usando muitas metáforas do mundo do box adaptadas para o ringue virtual, Gary ensina como os gestores precisam se adaptar a esta nova realidade, dando os golpes certeiros na hora certa, para derrubar o adversário sem sair ferido diante de um consumidor cada vez mais bem informado.

Nocaute

Que achou de nossa lista de livros que todo arquiteto deve ter? Já leu algum deles, acha que deveríamos acrescentar mais algum? Deixe sua sugestão nos comentários.

Quer mais? confira 6 dicas de livros incríveis para aprender a como conquistar clientes e vender mais

Esse post foi escrito pela equipe de conteúdo da 12Minutos. Quer experimentar?