Tipos de manta para piso: você conhece todos?

Provavelmente você já passou, ou viu acontecer com pessoas próximas, situações de constrangimento e reclamações de barulho entre vizinhos.

Essa é uma situação bastante comum e cotidiana, principalmente no caso de edifícios de apartamentos, onde a propagação de barulho de uma unidade para a outra é maior.

Em alguns casos, as pessoas podem ser tão sensíveis ao barulho que mesmo uma pisada um pouco mais forte, o correr do cachorro de um lado para o outro ou uma conversa mais animada já pode ser o suficiente para arruinar uma noite de sono.

Apesar do barulho estar diretamente relacionado ao estilo de vida de cada morador, a edificação também deve estar preparada para atenuar e minimizar os ruídos produzidos sem uma grande interferência no cotidiano do morador.

Para tanto, é possível contar com diversas soluções projetuais que podem ajudar a minimizar a propagação dos ruídos gerados.

Porém, é importante que essas soluções sejam pensadas já na etapa de projeto, justamente para que possam desempenhar suas funções com eficiência.

Nesse post apresentaremos uma das possíveis soluções para amenizar o barulho produzido nas residências: a manta para piso.

Aproveite e confira também:

O que é manta para piso?

 

Manta para piso: esquema de aplicação da manta sob o contrapiso

Manta para piso: esquema de aplicação da manta sob o contrapiso

A manta de piso é um material desenvolvido para promover maior isolamento acústico nos ambientes por meio da absorção dos impactos causados no piso, evitando que sua vibração passe por ressonância para o apartamento de baixo.

De forma geral, as mantas de piso são feitas com materiais porosos e leves, com alto poder de absorção das ondas sonoras.

Dentre esses materiais estão a lã de vidro, a lã de rocha e a espuma de poliuretano.

Tipos de manta para piso

 

É possível encontrar no mercado uma grande variedade de marcas e modelos de mantas para piso.

O tipo ideal vai depender das especificações de cada caso, como veremos a seguir:

Manta acústica para piso

 

Extrafino porém muito denso, esse tipo de manta para piso é uma solução eficiente para atenuar os ruídos de impacto.

As características de sua matéria-prima fazem com que apresente alta resistência à compressão, garantindo performance e segurança do piso a longo prazo.

Como possui alta densidade, permite executar contrapisos menos espessos e aditivados, com microfibras de polipropileno, tornando a instalação mais produtiva.

Em imóveis antigos, deve-se utilizar cola PU para fixação da manta na laje e, posteriormente, aplicar uma fina camada de argamassa do tipo ACIII.

Com isso, a superfície está pronta para ser coberta com qualquer tipo de piso. A vantagem dessa manta é que no caso de apartamentos antigos, não é necessário um novo contrapiso.

Manta acústica sob revestimento

 

Manta acústica para piso: esquema de aplicação

Manta acústica para piso: esquema de aplicação

Em obras que não tenham contrapiso em seu método construtivo, a manta deve ser colada na laje, e o piso assentado sob a manta.

Como vantagens, destaca-se a garantia de espessura e densidade constante e facilidade e limpeza na instalação.

Manta para piso laminado

 

No caso dos pisos laminados, a manta é um importante elemento para garantir ao piso aderência e durabilidade, já que ajuda a corrigir falhas e imperfeições que podem afetar o contrapiso.

A manta para piso laminado deve ser colocada em contrapiso completamente limpo e livre de materiais soltos. O piso laminado é instalado sobre a manta. Quem determina qual manta deve ser usada é o tipo de contrapiso.

Nos pisos cimentados não térreos, recomenda-se a utilização de manta ecológica, indicada para reter umidade e absorver as irregularidades de contrapisos cimentados e pavimentos não térreos.

Manta para piso: manta de piso laminado ecológica

Manta para piso: manta de piso laminado ecológica

Já em pisos de madeira, pedra, cerâmica, e vinil em pisos térreos, a manta reciclada é a mais recomendada, pois possui “canaletas” que ajudam na circulação do ar e da umidade, além de ser sustentável, já que é feita com manta reciclada flexível de polietileno.

Manta para piso: manta de piso laminado reciclada

Manta para piso: manta de piso laminado reciclada

Por fim, pisos cimentados não térreos em pedra, cerâmica ou vinil pedem uma manta de ruídos.

De alta densidade, essa manta é instalada junto ao piso para reduzir significativamente os ruídos trazendo maior conforto acústico aos ambientes.

Manta para piso laminado de alta densidade

Manta para piso laminado de alta densidade

Uso de manta para piso é obrigatório!

 

O mercado da construção civil está cada vez mais exigente com o desempenho de edificações.

A Norma de Desempenho NBR-15.547, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), instituiu níveis de desempenho mínimos para os elementos principais de qualquer edificação habitacional, o que inclui a questão das vibrações do piso.

Desde a aplicação da norma (exigida para a obtenção do Habite-se), o uso de mantas acústicas cresceu significativamente no mercado brasileiro para melhorar a qualidade das construções, a segurança e o conforto dos moradores.

Conhecer detalhes sobre materiais é importante para criar um bom projeto, mas esse não é o único cuidado na hora de se relacionar com o cliente.
Receba nosso material e aprenda, com dicas práticas, a melhorar a qualidade do seu atendimento:
Atendimento ao Cliente

Este post foi escrito pela Duratex, a maior produtora de painéis de madeira industrializada do Hemisfério Sul

exem exepl