Além do metro quadrado: descubra o que é metro linear, sua importância e como calcular!

Já parou para pensar que você usa o conceito de metro linear todo dia e talvez não saiba exatamente o que significa?

Mas é fácil entender, veja esta definição:

O que é metro linear?

 

O metro linear é uma medida de comprimento que exprime a noção de medição ou medida dos objetos. É uma unidade de medida do sistema internacional de medidas.

Um metro linear corresponde à circunferência da terra dividida por 40 milhões. O metro linear é representado pela letra “eme” minúscula, colocada logo após os algarismos. É a unidade fundamental para calcular a extensão de objetos e distâncias.

Ficou claro para você o que é metro linear?

As medidas, como o metro linear, estão presentes no cotidiano de todos e na realização de todas as tarefas, desde fazer um bolo, dosar um medicamento ou até construir edifícios.

Geralmente, o metro linear é utilizado para definir tamanhos e distâncias de uma extensão linear.

Por exemplo, essa medida é muito usada por profissionais da construção civil, como pedreiros, marceneiros e funileiros para medir a largura de uma janela, a altura de uma porta ou a extensão de um rodapé.

o-que-e-metro-linear

O que é metro linear

Veja outros exemplos de cálculos usados em obras:

Múltiplos e submúltiplos de metro

 

Além do metro, há outras unidades de medidas utilizadas para o comprimento. Elas podem ser divididas em dois grupos: múltiplos de metro e submúltiplos de metro.

Os múltiplos de metro são o decâmetro, o hectômetro e o quilômetro. E os submúltiplos de metro são o decímetro, o centímetro e o milímetro. Todos esses, portanto, podem ser convertidos em metro linear, mas também extrapolados para metros quadrados.

Diferença entre metro linear e metro quadrado

 

O metro linear é uma medição feita em linha. Em que situação um engenheiro usaria isso? Para medir a profundidade do alicerce de uma casa, por exemplo.

Se ele descobrir que o comprimento é de 10m, é o mesmo que dizer que ele tem 10 metros lineares. Mas o metro quadrado é definido diferente. Se fosse para achar a área da base da casa, sendo quadrada, o cálculo seria lado x lado. E pronto!

Então, para encontrar o metro quadrado, o próprio nome já diz, basta fazer largura x comprimento. Se uma casa tem a frente de 5m e a profundidade de 16m, ela tem, na verdade, 80m² – ou oitenta metros quadrados.

E para que fazer esse tipo de cálculo? Para comprar revestimentos de piso, por exemplo – que são vendidos nas lojas por metro quadrado. Portanto, é um tipo de medição importante para o segmento.

o-que-e-metro-linear-planta-construcao

O que é metro linear: planta de construção com medidas de comprimento

E já que estamos falando sobre construções, aproveite para baixar nossa planilha de orçamento de obra e organize as finanças do seu projeto:

cta-planilha-de-orcamento-de-obra

Por que calcular o metro linear?

 

Para medir o metro linear de algum ambiente ou elemento construtivo, os arquitetos, engenheiros e empreiteiros usam certos instrumentos, como réguas e trenas. E para facilitar o serviço, pode-se ainda usar aplicativos para smartphones – que usam a câmera para calcular, com mais exatidão, comprimentos, alturas e distâncias. Ela ajuda a entender e a determinar muitas questões de projeto.

A precisão correta dos metros lineares facilita a realização dos projetos, a compra de materiais e a construção dos elementos – de pilares de edifícios a portas de roupeiros.

Conforme já vimos, com eles também se chega aos metros quadrados e até aos metros cúbicos. E uma das vantagens é que dificilmente algum item será desperdiçado ou comprado a mais, como barras de madeira e de aço.

o-que-e-metro-linear-trelicas-de-telhado

O que é metro linear: barras de madeira

o-que-e-metro-linear-estruturas-metalicas

O que é metro linear: barras metálicas

Como calcular o metro linear

 

Calcular o metro linear é simples. Por exemplo, uma pessoa tem uma parede de 10m de largura por 3m de altura. Ela decidiu que vai cobrir toda a superfície com papel de parede.

Como fazer? Bem, se o papel que for escolhido é vendido em rolos de 0,5m – ou 50cm – por 2m, então ela precisará comprar, no mínimo, 30 rolos, pois para cobrir 1 metro linear de parede necessita-se de 3 rolos.

o-que-e-metro-linear-como-calcular

O que é metro linear: como calcular e comprar a quantidade certa de materiais

Como converter metro linear em metro quadrado

 

O metro quadrado é a multiplicação de duas dimensões. Voltando à questão da sala que a personagem está decorando, sabe-se que a sua parede é retangular. Também sabemos que a área de um espaço como esse, bidimensional, é ‘largura x comprimento’.

Então, quer dizer que a parede de 10m por 3m tem exatamente 30m quadrados. Por isso, ficou fácil usar as medidas do papel de parede sobre ela.

  • Quadrado = L2 — onde ‘L’ é o comprimento de um dos lados.

Acontece que nem todas as superfícies de um projeto de arquitetura ou engenharia civil são retangulares. Quando sua forma é mais irregular, recomenda-se dividir a área em formas menores e regulares. Agora, se isso não for possível, o cálculo fica mais complicado. Para círculos ou retângulos, por exemplo, é menos difícil lembrar-se das equações específicas para obter valores de áreas. Algumas estão listadas logo abaixo.

  • Círculo =  π(r)2 – onde ‘r’ é o ‘raio’, a distância do centro do círculo até sua borda.
  • Triângulo = (hb)/2, onde ‘b’ é a ‘base’, o comprimento de um dos lados, e ‘h’ é ‘altura’, o comprimento da linha do ponto oposto que encontra a base em um ângulo reto.
  • Trapézio= (1/2)(a + b)(h), onde ‘a’ e ‘b’ são os comprimentos de dois lados paralelos, e ‘h’ é a distância entre eles.
o-que-e-metro-linear-como-converter-metro-linear-metro-quadrado

O que é metro linear: como converter metro linear em metro quadrado

Como converter metro quadrado em metro linear

 

A conversão de metro quadrado em metro linear é outra forma de enxergar o mesmo cálculo realizado para cobrir a parede de papéis. Digamos que a pessoa necessite recalcular tudo. Ela sabe que a superfície em questão tem 10m de largura por 3m de altura.

Bem, cada rolo de revestimento tem 2m de comprimento. Se a largura do revestimento tivesse 1m, seria preciso 15 rolos ou 30 metros lineares para preencher toda a parede. Mas, como se sabe, cada rolo tinha 50cm. Portanto, precisa-se de 30 rolos ou 60 metros lineares de papel.

Quando se trata de projetos de arquitetura, engenharia ou decoração de interiores, essa quantia não deve ser considerada como tal.

O mais indicado é sempre comprar um pouco a mais – ao invés de 30 rolos, 31 ou 32 rolos. Por quê? Porque se ocorrer algum erro nos cálculos ou na aplicação do material na obra, não faltará.

Mesmo que isso faça aumentar o orçamento geral, pelo menos elimina futuros incômodos.

Agora que você aprendeu a calcular metro linear, aproveite para conferir também como calcular metro quadrado para piso e azulejos – com exemplos!