O que é porcelanato, gres e monoporosa? Qual tipo usar para obter os melhores resultados?

o-que-e-porcelanato-piso-porcelanato

O que é porcelanato: exemplo de porcelanato (Ferrugem Lapado)

O que é porcelanato e gres porcelanato?

Qual a diferença entre monoporosa e porcelanato?

Essas e outras dúvidas são comuns para quem está decidindo sobre qual piso usar para a sua obra ou em um projeto para um cliente.

Alguns desses diferentes revestimentos têm características semelhantes, mas é preciso atentar a alguns detalhes para sempre fazer a melhor escolha e aproveitar o melhor de cada material.

Esclareça suas dúvidas neste post e aproveite para consultar em nosso blog o guia completo de como escolher piso ideal para cada ambiente e as melhores marcas de revestimento.

Mas antes de irmos ao texto, você tem dificuldades para calcular quanto material vai gastar? Então baixe nossa planilha de orçamento de obra e deixe esse problema no passado.

cta-planilha-de-orcamento-de-obra

Agora sim, vamos ao conteúdo do post.

O que é porcelanato?

 

o-que-e-porcelananto-porcelanato

O que é porcelanato: exemplo de porcelanato usado na bancada

Respondendo à pergunta sobre o que é porcelanato de forma bem objetiva, podemos dizer que é um piso constituído de cerâmica, com processo de produção complexo que inclui misturas com argila, areias, filitos, caulins e aditivos, quando o fabricante julgar necessário.

Ao contrário de outros pisos, o porcelanato é fabricado sob temperatura de queima diferenciada, chegando a 1.200 ºC.

O objetivo desse tratamento térmico é que quanto maior a temperatura, maior será a resistência física proporcionada ao piso.

É isso que torna o porcelanato mais duradouro que os pisos de materiais inferiores, como o de cerâmica tradicional, por exemplo.

Além disso, ele é conhecido por oferecer praticidade, estética de limpeza e por ser versátil, podendo ser aplicado desde ambientes úmidos, como banheiros, até em áreas secas no interior ou exterior de imóveis.

O porcelanato vai muito bem em salas, quartos e varandas, dando ares de sofisticação ao ambiente.

Veja mais detalhes sobre as diferenças entre porcelanato e cerâmica em nosso post e fique por dentro!

O que é gres porcelanato?

 

o-que-e-porcelananto-gres-porcelanato

O que é porcelanato: parede com gres porcelanato

Segundo a Inmetro, a definição do que é porcelanato inclui a baixa absorção de água (0 a 0,5%).

Já o gres também possui baixa absorção, porém vai de 0,5 a 3%. A resistência mecânica é alta, assim como o porcelanato.

O título gres porcelanato é um termo comercial criado por algumas empresas mas que na verdade, não é porcelanato e sim gres. Abaixo explicamos cada um deles:

  • Gres cerâmico: é bem compactado, porém possui absorção de 0,5 a 3%, é esmaltado, pode ser brilhante, ou fosco, e até rústico dependendo do uso a ser indicado.
  • Porcelanato esmaltado: este é mais nobre e elegante, com até 0,5% de absorção, portanto altamente compactado. Possui uma camada de esmalte que define as características de cor e textura e ainda garante total impermeabilização. Também pode ser brilhante, fosco, ou rústico para usos externos, e possui maior resistência ao ataque químico e manchamento que as outras tipologia, além de melhor limpabilidade e ter opções de desenhos variados.
  • Porcelanato técnico: é o mais compactado dos revestimentos cerâmicos e de menor absorção, de até 0,1%, que garante baixa porosidade para ter resistência a manchas, já que este não possui nenhuma camada de esmalte na sua superfície. A definição e cor e desenho são feitos na própria composição da base. Seu principal benefício é a resistência a abrasão, sendo indicado para ambientes com alto tráfego de pessoas e equipamentos. Possui polimento superficial, proporcionando brilho intenso, com possibilidade de ser recuperado após desgaste.
  • Gres polido: é uma variação do gres cerâmico, possuindo as mesmas características de absorção, porém possui uma superfície preparada para ser polido. Pode ser esmalte polido ou granilha (vidro especial moído) polida, que é a única versão polida totalmente resistente ao manchamento e com o maior brilho dentre todas as tipologias.

Está procurando o revestimento perfeito para a sua obra? Confira o catálogo da Ceusa:

lp-catalogos-ceusa-cta-blog

Características do porcelanato

  • Alta resistência à abrasão (desgaste superficial);
  • Resistência a ácidos (chamado de ataque químico);
  • Resistência à água (pode ser usado em locais molhados);
  • Fácil limpeza e manutenção.

Após ver as características do gres porcelanato e decidir por sua compra, ficou em dúvida de quanto vai precisar? Então você precisa ler nosso post sobre como calcular metro quadrado para piso e azulejos e evite desperdícios em sua obra.

Diferença entre monoporosa e porcelanato

 

o-que-e-porcelananto-monoporosa

O que é porcelanato: exemplo de monoporosa aplicada na parede.

A diferença entre monoporosa e porcelanato envolve o tipo de base desenvolvida no processo de fabricação.

Ou seja, a monoporosa refere-se aos azulejos, material de revestimento exclusivo para uso em paredes internas, esta denominação vem de sua alta porosidade (acima de 10%).

Enquanto o porcelanato é usado, além de paredes, também no chão, sendo muito mais versátil para áreas tanto internas quanto externas do ambiente que precisa de revestimento.

Quanto à cerâmica monoporosa, o material é mais leve, pode ser brilhante ou fosco e possui resistência física menor, por isso só pode ser usado na parede.

Vantagens da monoporosa

 

  • A cerâmica monoporosa requer menos carga sobre as estruturas;
  • Também possui aderência mais eficiente nos assentamentos em paredes;
  • Geralmente são financeiramente mais econômicas que os pisos porcelanatos.

Depois que escolher seu tipo de porcelanato monoporoso, inspire-se com 7 formas criativas para aplicar o revestimento através da paginação de pisos e paredes

Onde usar porcelanato?

 

o-que-e-porcelananto-porcelanato-parede-chao

O que é porcelanato: porcelanato polido aplicado nas paredes e no chão

Vale lembrar que existem porcelanatos exclusivos para uso em locais internos, como por exemplo, os polidos, brilhantes e alguns acetinados.

Para áreas externas, o recomendado é o uso dos porcelanatos antiderrapantes, sendo que qualquer tipo de porcelanato pode ser usado em paredes, em partes internas ou externas de um espaço, mesmo sendo úmidos.

Uma dúvida que pode surgir na hora de colocar o revestimento é como calcular o rejunte de sua obra. Vamos ensiná-lo a calcular de um jeito rápido e fácil e de bônus, ensinaremos também a escolher a cor que mais combina com o seu revestimento.

Tipos de superfície dos porcelanatos

 

Resistente, bonito e flexível, os porcelanatos entraram para o gosto dos brasileiros por causa da aparência mais sofisticada que a cerâmica monoporosa e pela facilidade de manutenção.

Depois de saber o que é porcelanato, muitos podem ainda ter dúvidas sobre onde usar o piso nas construções e obras. Para ajudar, veja os tipos que há no mercado:

  • Polidos: porcelanato técnico ou esmaltado, ou gres. Possui polimento da superfície conferindo brilho mais intenso que outros modelos. Foi desenvolvido para instalação em cômodos internos, piso ou parede.
o-que-e-porcelanato-piso-porcelanato-polido

O que é porcelanato: exemplo de porcelanato polido

  • Natural: é o tipo de acabamento do porcelanato técnico com superfície polida sem brilho, usado para áreas externas ou internas, principalmente em locais de comércio, como restaurantes, hotéis e lanchonetes.
o-que-e-porcelanato-piso-porcelanato-natural

O que é porcelanato: exemplo de porcelanato natural

  • Rústico: tem superfície normalmente mais ásperas e/ou com relevos que evita escorregões.
  • Acetinado: tipo de superfície de porcelanato esmaltado bem lisa, fosca e sedosa, muito usado em áreas internas ou externas com cobertura, como varandas, sendo o mais procurado atualmente. Pode ser usado em piso ou parede interna e externa, e inclusive como revestimento externo de lareiras e churrasqueiras.
o-que-e-porcelanato-piso-porcelanato-acetinado

O que é porcelanato: exemplo de piso acetinado

Entender o que é porcelanato e como o material se adapta às construções é um importante passo para definir um projeto e tocar sua obra sem surpresas ou imprevistos.

E agora que você aprendeu o que é porcelanato, gres porcelanato e monoporosa, inspire-se com essas 5 aplicações criativas com revestimento que você nunca imaginou.

Ceusa Banner 2 - instagram

Esse post foi escrito pela Ceusa Revestimentos Cerâmicos, a única empresa que garante assentamento junta seca, com produtos monotom, monocálibre e textura flossy.