Onde usar piso laminado de madeira? Veja 3 exemplos e os cuidados essenciais

Onde usar piso laminado de madeira

Onde usar piso laminado de madeira

O piso laminado de madeira é uma ótima opção para quem deseja o conforto e o aconchego da madeira e, ao mesmo tempo, preza por praticidade e economia.

De fácil instalação, esse tipo de piso de madeira apresenta inúmeras vantagens na hora de reformar ou construir, alta resistência, durabilidade e facilidade na limpeza e manutenção.

Além disso, ele é fabricado com madeira reflorestada em substituição à madeira de lei, sendo uma alternativa mais sustentável de material.

Mas afinal, o que é piso laminado de madeira?

 

Onde usar piso laminado de madeira: placa de piso laminado de madeira

Onde usar piso laminado de madeira: placa de piso laminado de madeira

Trata-se de um piso constituído por lâminas de madeira em larguras e comprimentos variados com acabamentos que simulam a textura da madeira.

Instalado sobre uma manta, é considerado um piso flutuante, ou seja, não é pregado ou colado ao contrapiso, o que facilita a instalação e a troca.

Porém, mesmo com tantas vantagens, antes de especificar um piso laminado de madeira é necessário verificar se ele pode ser instalado no ambiente desejado, para garantir sua máxima performance e eficiência.

Ainda tem dúvidas sobre onde colocar piso laminado de madeira? Listamos aqui os principais usos e indicações desse versátil material para você usufruir em seus projetos.

No final do texto, você ainda vai conferir quais são os cuidados com piso laminado de madeira. Acompanhe!

Onde usar piso laminado de madeira: 3 opções de ambientes

 

1- Ambientes residenciais

 

Onde usar piso laminado de madeira: piso laminado de madeira em ambiente residencial

Onde usar piso laminado de madeira: piso laminado de madeira em ambiente residencial

O piso laminado de madeira é bastante indicado para uso em ambientes residenciais internos, pois como citado anteriormente, oferece uma série de benefícios como economia, conforto, beleza e praticidade.

Além disso, a versatilidade do material, disponível em diversos padrões, texturas e cores, também colabora para a realização de projetos originais e personalizados.

Em casas e apartamentos, o piso laminado de madeira é recomendado para as áreas secas, ou seja, ambientes que não têm contato direto com água, como dormitórios, salas, circulações, etc.

Em áreas molhadas como cozinha, área de serviço e principalmente banheiros, sua utilização não é recomendada devido à vulnerabilidade do material em contato com a umidade, o que diminui sua resistência e durabilidade.

Nos dormitórios, o piso laminado também funciona como uma espécie de isolante térmico, colaborando para manter a temperatura do ambiente, o que é interessante principalmente em regiões muito frias em que o ambiente costuma perder calor à noite.

Continuando nossa lista de onde colocar piso laminado de madeira, vamos aos ambientes comerciais.

2- Ambientes comerciais

 

Onde usar piso laminado de madeira: piso laminado de madeira em ambiente comercial

Onde usar piso laminado de madeira: piso laminado de madeira em ambiente comercial

Além do quesito funcionalidade, ambientes de comércio de produtos e serviços também devem receber revestimentos que dialoguem com o perfil das marcas e empresas.

Nesse ponto, o piso laminado de madeira é um excelente aliado, sendo indicado para todos os tipos de usos, exceto para ambientes em contato com água em abundância.

Aproveite a diversidade de acabamentos encontrados no mercado e faça do piso laminado um aliado para impressionar os clientes.

Tonalidades mais escuras são indicadas para locais de grande circulação, pois facilitam a limpeza e manutenção.

Já cores claras são indicadas em consultórios e lojas por passarem a impressão de maior limpeza e elegância.

Tem interesse em criar ambientes comerciais? Descubra o que é arquitetura promocional e por que ela está crescendo no Brasil

3- Ambientes corporativos

 

Onde usar piso laminado de madeira: piso laminado de madeira em ambiente corporativo

Onde usar piso laminado de madeira: piso laminado de madeira em ambiente corporativo

Da mesma forma como em ambientes de comércio, o piso laminado de madeira também é uma ótima opção para escritórios, sendo muito utilizado em áreas de recepção e salas de reunião.

Nesses ambientes, que costumam ter uso mais intenso e maior fluxo de pessoas, o laminado de madeira apresenta uma vantagem importantíssima: resistência a riscos, abrasão e manchas.

Além disso, por oferecer uma gama variada de padrões, permite trabalhar uma decoração diferenciada, atribuindo elegância e sofisticação ao espaço.

Importante!

Um ponto importante a se considerar antes da instalação do piso laminado de madeira é verificar se o contrapiso possui alguma sujeira ou irregularidade como buracos, saliências, cimentado quebradiço ou areia solta, para evitar depressões e placas mal instaladas.

Caso apresente saliências maiores do que 3 mm, é necessário removê-las e repará-las com argamassa.

Para a instalação do piso o contrapiso deve estar nivelado, limpo, sem umidade e em boas condições. É importante também verificar a metragem do ambiente e planejar sua instalação, garantindo aproveitamento de tempo e material.

Cuidados com piso laminado de madeira

 

Onde usar piso laminado de madeira: cuidados no piso laminado de madeira

Onde usar piso laminado de madeira: cuidados no piso laminado de madeira

É importante tem alguns cuidados com o piso laminado de madeira, principalmente em relação à limpeza.

No dia a dia, sugere-se a utilização de aspirador de pó ou vassoura de cerdas macias.

Caso seja necessária a utilização de produto de limpeza, recomenda-se sua aplicação com pano levemente umedecido, que deve ser passado sempre no sentido da textura do piso.

No caso de resíduos mais resistentes, utilize um pano limpo levemente umedecido com removedor de esmalte.

Manchas causadas por graxa de sapato, suco de uva e vinho, café, refrigerante, batom, esmalte, etc, podem ser removidas com detergente e álcool.

Posso instalar imóveis embutidos sobre piso laminado?

 

Onde usar piso laminado de madeira: instalação de móveis sobre piso laminado de madeira

Onde usar piso laminado de madeira: instalação de móveis sobre piso laminado de madeira

Além de identificar onde colocar piso laminado de madeira, é importante saber o que pode ser colocado sobre esse material.

Não é aconselhável instalar móveis embutidos sobre ele, sendo ideal que os armários já estejam instalados previamente, evitando assim a dilatação do piso.

É uma característica comum do material dilatar e retrair, dependendo da temperatura e da umidade relativa do ar. Caso os móveis sejam instalados depois, é obrigatório o uso dos perfis de dilatação em toda a extensão dos objetos.

Curiosidade sobre os pisos laminados

 

O piso laminado é o único tipo de piso que possui normas técnicas brasileiras: a NBR 14.833/2002 – Parte 1: Requisitos, Características, Classe e Métodos de Ensaio e pela NBR 14.833/2003 – Parte 2: Procedimentos de Aplicação e Manutenção.

Essas normas garantem a qualidade e segurança do produto. Por isso, ao especificar piso laminado de madeira em seus projetos, certifique-se de que o fabricante está de acordo com os parâmetros legais.

Conhecer detalhes sobre materiais é importante para criar um bom projeto, mas esse não é o único cuidado na hora de se relacionar com o cliente.

Receba nosso material e aprenda, com dicas práticas, a melhorar a qualidade do seu atendimento:

Atendimento ao Cliente

Este post foi escrito pela Duratex, a maior produtora de painéis de madeira industrializada do Hemisfério Sul